Lição 10 - No Batismo e na Santa Ceia (Classe: Adolescentes) - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 10 - No Batismo e na Santa Ceia (Classe: Adolescentes)

TEXTO BÍBLICO
Marcos 16.16; 1Coríntios 11.23-26
DESTAQUE
"Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina." (2 Pe 1.4)
LEITURA DEVOCIONAL
SEG.................................................................Rm 6.3,4
TER.................................................................Mc 16.16
QUA..................................................................1Co 11.26 QUI...................................................................Lc 22.19
SEX...................................................................2Pe 1.4 SÁB...................................................................Jo 14.21
DOM.................................................................At 2.40,41


Objetivos
- Definir a palavra Batismo;    
- Mostrar o significado da Santa Ceia; 
- Conscientizá-los da importância de serem batizados e de participarem da Ceia do Senhor.
MATERIAL DIDÁTICO
A lição da Revista Adolescentes Vencedores, um bate-papo com o pastor da igreja.

QUEBRANDO A ROTINA
Professor, convide o pastor da igreja da qual você congrega para quê ele dê uma palavra pastoral aos adolescentes. Sugira ao seu pastor que ele trabalhe as perguntas da seção "Refletindo", presente na última página dessa lição. Reserve', ao menos, 15 minutos, para a conclusão da atila, a fim de o pastor estabelecer um diálogo proveitoso com os adolescentes da sua classe. Será uma momento muito rico e edificante! Boa aula!

Caro professor, a adolescência é uma fase marcada por muitas transições. Os adolescentes não gostam de ideias que os remetem aos compromissos fixos, agendas rígidas ou regras. Tais características são a marca da adolescência. Entretanto, isso não significa que jamais experimentarão tais ideias, pois a vida é feita de agendas, compromissos e regras. Por isso, através da exposição da Palavra de Deus, é importante que você exponha a necessidade do Batismo e da participação da Ceia do Senhor na igreja local. Explique o quanto eles precisam declarar publicamente a sua decisão por Jesus, e pelo Evangelho, e de participarem da maior celebração memorial da Igreja de Cristo, a Ceia do Senhor. Os nossos adolescentes precisam saberá importância dessas duas ordenanças bíblicas. Portanto, explique detalhadamente o que é o Batismo e a Ceia do Senhor. Ore para que os adolescentes de sua classe, em seus corações, desejem tornar pública a sua fé e participem do "corpo e do sangue" de Cristo.


O Batismo
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" (Mc 16.16). Quando Jesus instruiu os seus discípulos para pregarem o Evangelho a toda criatura, nosso Senhor ordenou-os a batizar quem cresse. O batismo simbolizaria o começo de uma nova vida, uma nova jornada, uma nova história. O apóstolo Paulo disse em sua epístola aos Romanos que quando somos batizados com Cristo também o somos na sua morte e ressuscitamos com Ele para uma vida nova: "Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova" (6.3,4).

A palavra Batismo significa "mergulho", "imersão". É imergir sob as águas. À luz dos textos citados acima, o Batismo é a declaração pública da nossa decisão por Jesus, sua morte e ressurreição. £ a certeza de que somos pecadores e que precisamos de um Salvador: reconhecemos isto publicamente. Portanto, quando mergulhamos nas águas simbolizamos a nossa morte para o mundo, fomos sepultados com Cristo segundo a sua morte na Cruz do Calvário. Quando levantamos das águas, afirmamos que ressurgimos para a vida com Deus, a vida eterna, inteira e abundante com Jesus Cristo.

AUXÍLIO DIDÁTICO
Professor, este é o momento de explicar o significado do Batismo. Mostre aos adolescentes que o Batismo remete-nos, pelo menos, a três ideias que representam o fundamento do Evangelho. Primeira, a Salvação. Quando o batizando desce às águas, o ato retraía a morte de Cristo na Cruz do Calvário; quando as águas o submergem, simboliza que o batizando foi morto com Cristo; e quando levanta das águas, ressurge para uma nova vida com Cristo. A segunda ideia, a Experiência. Quando uma pessoa pede o Batismo conscientemente é uma demonstração de que ela se identificou espiritualmente com Cristo, isto é, compreendeu que é um pecador que precisa de um salvador e esse salvador é Jesus Cristo. A terceira, Regeneração. Tito 3.5 descreve a experiência do novo nascimento como uma "lavagem". Ou seja, os pecados ou contaminações da vida de outrora foram hoje totalmente lavados e removidos para sempre.

Após explicar essas três ideias que o Batismo remete ao crente, conclua o ponto dizendo que o Batismo em águas significa que, pela fé, o convertido "vestiu-se" de Cristo, do caráter de Cristo, de modo que os homens podem olhar para ele e ver o Cristo ressurreto em sua face.

Como sei a hora de me batizar

As igrejas de um modo geral batizam em águas a partir dos 12 anos de idade. Nesta fase se espera que o adolescente decidido peça o batismo, podendo variar esta forma de igreja para igreja. Mas a pergunta que o adolescente deve sempre se fazer é "por que eu quero me batizar?" Nenhum motivo para o Batismo em águas é louvável se não o for precedido de um verdadeiro arrependimento e desejo sincero de servir a Jesus como o Senhor e Salvador da vida. Não pode haver outra motivação: "aquele que crê e for batizado será salvo" (Mc 16.16). Quem escolheu estar com Jesus precisa confessá-lo diante de todos os homens que agora pertence ao Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Então poderás receber o Batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

AUXÍLIO DIDÁTICO
Caro professor, este tópico é muito importante. É a oportunidade que você tem de falar com toda a clareza sobre o momento certo para os adolescentes solicitarem o Batismo. Pensando nisso, é que você, professor, deve dizer aos alunos que "a ordenança da batismo nas águas tem feito parte da prática cristã desde o início da Igreja. Era tão íntima da vida da Igreja Primitiva, que F. F. Bruce comenta: A ideia de um cristão não batizado realmente sequer é contemplada no Novo Testamento [...]'.


Cristo estabeleceu o modelo para o batismo cristão quando Ele mesmo foi batizado por João, no início de seu ministério público (Mt 3.13-17). Posteriormente, ordenou que seus seguidores saíssem pelo mundo, fazendo discípulos, 'batizando-os em [gr. e/s - 'para dentro de'] nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo' (Mt 28.19). Cristo, portanto, instituiu a ordenança do batismo, tanto pelo seu exemplo quanto pelo seu mandamento.

Um propósito importante do batismo nas águas, para os crentes, é que ele simboliza a identificação com Cristo. Os crentes neotestamentários eram batizados 'para dentro' (gr. e/s) do nome do Senhor Jesus (At 8.16), o que indica que estavam sob o senhorio e autoridade soberanos de Cristo. No batismo, o recém-convertido 'testifica que estava em Cristo quando Cristo foi condenado pelo pecado, que foi sepultado com Ele e que ressuscitou para a nova vida nEle'.

[...] O ato do batismo nas águas não leva a efeito a identificação com Cristo, 'mas a pressupõe e a simboliza'" (Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal, CPAD, 2007, p.570).




A Santa Ceia
Uma vez batizado, membro do Corpo de Cristo, você participará de uma comunhão mais profunda e enriquecedora, a Santa Ceia. A Ceia do Senhor foi instituída pelo próprio Senhor. Foi Jesus que ordenou celebrarmos a Ceia até a sua vinda. Quando estamos ceando em memória do Senhor estamos ao mesmo tempo afirmando que Jesus Cristo virá arrebatara Igreja: "De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha" (1Co 11.26).

Quando você participa da ceia você está reafirmando ser um membro legítimo do Corpo de Cristo. E uma experiência maravilhosa, edificante e poderosa para a nossa vida espiritual. Por isso é que a Ceia do Senhor tem valores diversos em relação ao passado, ao presente e ao futuro.

Ao passado porque o nosso Senhor falou assim: "Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: — Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim" (Lc 22.19). É a oportunidade de lembrarmos a morte expiatória de Jesus Cristo. Ele morreu no meu e em seu lugar. Ao presente porque Ele disse: "Isto é o meu corpo" e "Este cálice é o sangue da nova aliança". Os elementos da Santa Ceia são o pão e o suco de uva. De modo que o pão simboliza o "Corpo de Cristo" e o suco de uva o sangue de Jesus derramado na Cruz do Calvário. No ato de se apresentar os elementos da Ceia do Senhor, damos graças a Deus por tudo o que Jesus Cristo fez durante sua vida terrena.

E ao futuro, pois traz ao nosso coração a esperança de que em breve Cristo voltará para buscar a sua amada Igreja. A Ceia do Senhor enche o nosso coração de alegria, bondade e misericórdia.

A Santa Ceia para além da comunhão, confraternização e união entre pessoas é uma liturgia de muita responsabilidade. Pela natureza do seu ofício ela torna-se sacra involuntariamente. Por isso, quando participamos da Ceia do Senhor devemos apresentar-nos a Ele, e aos nossos irmãos, reverentemente e disponíveis para vivermos a realidade da comunhão com o nosso Senhor. Não podemos tornar o ambiente da Ceia carnal, sem significado para a vida espiritual. Se não há amor verdadeiro para praticarmos, então a Ceia do Senhor está nos condenando com juízos.

Portanto, é hora de sermos batizados, se ainda não o somos, renovar a fé, pois o mundo está de cabeça para baixo, mas a imagem do batismo nos traz segurança e felicidade em saber que temos um Deus amoroso cuidando de nós. Para o mundo morremos e para Deus revivemos. Uma vez batizados é a hora de tomarmos a Ceia do Senhor para simbolicamente termos acesso a esperança uma vez dada aos crentes. Por isso, não se esconda, mas decida-se por Jesus!

AUXÍLIO DIDÁTICO
Professor, a Ceia do Senhor traz uma lição objetiva para nós e apresenta-nos dois fundamentos do Evangelho: Encarnação e Expiação.
Encarnação, porque o apóstolo João nos diz: "Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós" (1Jo 1.4). O nosso Senhor é o pão vivo que desceu do céu para dar vida ao mundo (Jo 6.33). Por isso a Ceia simboliza Cristo vivo entre nós.
Expiação, porque a partilha do pão simboliza o corpo moído de Jesus e o cálice de vinho, o sangue derramado por amor de nós. E na morte do unigênito de Deus que encontramos a vida eterna.

Recapitulando


Na lição desta semana estudamos sobre as duas grandes ordenanças proferidas há séculos por Jesus: Batismo e Ceia do Senhor. Ambas as identidades são preciosas para a história da Igreja Cristã. Esta é rica, maravilhosa para se estudar e conhecer mais o mundo criado por Deus. Vimos que a simbologia do Batismo tem a ver em o homem sepultar os seus pecados e reviver em novidade de vida para Deus. Sobre os elementos da Ceia, vimos que são dois: o pão e o suco de uva. Este simboliza o sangue derramado de Jesus e aquele, o corpo partido por Jesus Cristo. Como vimos antes, a igreja do Novo Testamento achava inadmissível um crente em Jesus não ser batizado em águas. Biblicamente, ainda o é. Seja batizado e participe da mesa do Senhor, a Ceia Santa, e descubra o quanto é bom ser membro do Corpo de Cristo, a nossa família espiritual!

Refletindo
1. Há alguma idade correta para a pessoa ser batizada?
Não. A recomendação das Igrejas Evangélicas é que o Batizando atinja a idade da razão para voluntariamente pedir para ser batizado.

2. Por que eu devo me batizar?
Resposta livre. Após ouvir os alunos, o professor pode dar algumas fortes razões.

3. Por que eu devo participar da comunhão do Corpo de Cristo na Ceia do Senhor?
Porque o adolescente faz parte do Corpo de Cristo, tem comunhão com a Igreja de Deus e a Ceia do Senhor traz a memória do que Cristo.
Revista de Adolescentes - Professor

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad