A Educação Cristã e as crianças - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

A Educação Cristã e as crianças

As crianças podem ser educadas na igreja, através da ED, como forma de contribuição para sua formação espiritual, ética e moral.
O ensino às crianças, nos dias de hoje, deve levar em conta, não apenas a constatação de histórias da Bíblia, que são tão relevantes para a sua formação. Mas esse ensino precisa levar em conta a realidade atual (o contexto) em que elas estão inseridas, num mundo altamente perigoso, em termos espirituais e morais.
O ensino infantil, no presente, deve incutir, na mente dos meninos e meninas conteúdos que, em linguagem própria, as conscientize quanto ao comportamento que devem ter, diante dos desafios e propostas do secularismo, humanismo e ateísmo, que dominam o currículo das escolas seculares, onde elas, forçosamente, têm que conviver, na sua educação formal, nas escolas públicas e particulares.

É necessário levar em conta, mais do que nunca, a exortação bíblicas para o ensino às crianças: "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele" (Pv 22.6).

Deus ordenou ao povo de Israel o cuidado quanto ao ensino aos filhos, dizendo: "Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai- -as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos, e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te" (Dt 11.18,19).



Na infância, as pessoas sentem necessidade de mais segurança. Dependem dos pais, e passam a interagir com as outras pessoas, entre as quais os professores da Escola Dominical, com seus pastores. 

As crianças têm a mente pura, mas absorvente como uma esponja. Tudo o que for colocado nela é absorvido. A educação cristã pode muito ajudar na formação da personalidade infantil. 
A educação de Jesus, como criança, é uma referência para a educação cristã, nos dias de hoje. Mostra os resultados de uma educação bem desenvolvida, num contexto espiritual, intelectual e moral. "E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele" (Lc 2.40).

Por: Elinaldo Renovato de Lima – Divulgação: blog Subsídios EBD

Post Bottom Ad