Seguir o estilo da lição proposta - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Seguir o estilo da lição proposta

Estilo é a maneira de exprimir os pensamentos, ideias. Modalidades de estilo: o estilo direto, indireto, pomposo, atraente, etc. Aquilo que está na lição sempre é o suficiente para ser transmitido aos alunos.
As lições são plenas em si mesmo.
Elas trazem o material suficiente e necessário. As lições são recheadas de ricos ensinos. E é o bastante para ser comunicado. O máximo que o professor pode fazer é acrescentar algumas ilustrações.

E isto sem fugir da própria lição. O importante é entender a lição devidamente. Acrescentar ideias e pensamentos estranhos sempre será um prejuízo.

Cada lição traz o alimento suficiente para cada aluno. Elas edificam e purificam os corações, dando-lhes a instrução precisa.
Ainda que algumas coisas possam ser amargas, elas acabam sendo doces.

A - ENTENDER A VERDADE CENTRAL DA LICÃO

A verdade central é como se fora a devida cobertura. É o tema, o conteúdo central daquilo que se deseja comunicar.
Ela não permite ao professor fugir da lição ou introduzir assunto estranho àquilo que está sendo estudado. E a maneira de afastar assuntos estranhos e que nada dizem a respeito do estudo.

A verdade central firma, é solidifica o próprio assunto. E por isso mesmo se faz necessário entender e descobrir a verdade central. Ela é como se fora uma corda a guiar o viajante por onde ele ainda não andou e não conhece.
E é por isto mesmo que o professor deve estudar a lição muito bem estudada. E é assim que ele acaba descobrindo a verdade central.

B - ENTENDER O QUE O AUTOR DA LIÇÃO QUER DIZER
Isto é por demais importante. Isso significa comunicar o pensamento do autor. Representa o cerne. Importa não fugir do pensamento do autor.
O professor deve estar em pleno acordo com o autor. E para isso ele deve entender a lição com a devida profundidade. É bom saber qual é a vida, o fôlego daquilo que se ensina. E isso significa também, capacidade do próprio professor.

Nunca inventar coisas, mas em plena harmonia com o autor. Outrossim, é desagradável o professor criticar a lição que está sendo estudada. Se o professor não está de acordo, que isso fique apenas para ele e nada mais. Importa sempre conferir e ter plena consciência de tudo o que está sendo ministrado.

C - TRANSMITIR A REVELAÇÃO BÍBLICA CONTIDA NA LIÇÃO

Isso não significa que o professor não vá transmitir as suas próprias ideias. Se ele é professor ele deve ter o devido conhecimento para comunicar a verdade bíblica.

Se o professor tem opinião diferente do autor, que esta fique para ele. Mas nunca trazer confusão para os alunos. A revelação bíblica é espiritual e para aqueles que humildemente a aceitam. E não para aqueles outros que inventam coisas.

É melhor que tais professores sejam cortados ou eliminados do cargo que ocupam. Pois eles acabam sendo um prejuízo para o todo.

É lamentável que eles existam e deixam maus sinais por onde passam. Eles nada sabem e na verdade nunca aprendem. São presunçosos e egoístas. E vão continuar batendo de porta em porta.


Por: Jorge Navac – Divulgação: Blog Subsídios ebd

Post Bottom Ad