O tamanho da Arca de Noé - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

O tamanho da Arca de Noé

Não era um navio; antes, era uma "caixa flutuante" feita de madeira de cipreste e calafetada com betume.
A arca media 183 metros de comprimento, 30 metros de largura e 18 metros de altura. Outra medida possível seria 137 metros x 23 metros x 14 metros.


Nos dois casos, a arca era grande o suficiente para abrigar todos os animais, a comida necessária e os membros da família de Noé. Não sabemos quantas espécies de animais existiam na época. Observe que 6:20 indica que Deus trouxe os animais até
Noé.
Havia três pavimentos na arca, com uma janela ou no teto do andar superior ou à volta toda do andar superior (6:16) e uma porta.

Como é que na relativamente pequena arca de Noé couberam centenas de milhares de espécies?

PROBLEMA: A Bíblia diz que a arca de Noé tinha apenas 137 metros de comprimento, por 23 de largura e 14 de altura (Gn 6:15). Noé recebeu a instrução de colocar nela um casal de cada espécie de animal imundo e sete casais de animais puros (6:19; 7:2). Mas os cientistas nos informam de que há de meio bilhão a um bilhão ou mais de espécies de animais.

SOLUÇÃO: Primeiro, o conceito moderno de "espécie" não é o mesmo da Bíblia. No sentido bíblico, provavelmente sejam apenas algumas centenas de "espécies" diferentes de animais terrestres que teriam de ser levados para a arca. Os animais marinhos permaneceram no mar, e muitas outras espécies poderiam sobreviver na forma de ovos.

Segundo, a arca não era assim tão pequena; ela tinha uma enorme estrutura - a dimensão de um moderno transatlântico. Além disso, ela tinha três andares (6:16), o que triplicava seu espaço a um total de 425.000 metros cúbicos!

Terceiro, Noé pode ter levado filhotes ou variedades menores de alguns dos animais de maior porte. Levando em conta todos esses fatores, havia espaço suficiente para todos os animais, para o alimento para a viagem e para os oito seres humanos a bordo.

Sobre o animais da Arca
Atualmente, existem na terra menos de 18 mil espécies. Esse número pode ter sido o dobro para dar lugar às criaturas presentemente extintas.
Considerando-se dois de cada espécie, um total de setenta e duas mil criaturas é razoável, o espaço cúbico podia comportar 125.000 ovelhas. Considerando-se que o tamanho médio dos animais da terra é menor do que uma ovelha, talvez menos do que 60 por cento do espaço estava em uso.


Os animais muito grandes certamente estavam representados por novos. Havia amplo espaço também para um milhão de espécies de insetos bem como para alimento suficiente para cada criatura durante um ano.

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad