Lição 7- As Bodas do Cordeiro - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 7- As Bodas do Cordeiro

14 de fevereiro de 2016
Obs. Escola Dominical  - CPAD / Revista de Mestre – Adultos – 1° trim. de 2016 / Divulgação: Subsídios ebd
Tento Áureo
"E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus." (Ap 19.9)
ATENÇÃO! ANTES DE CONTINUAR SUA LEITURA VEJA O VÍDEO:
Verdade Prática
Nas Bodas do Cordeiro todos os salvos em Jesus Cristo estarão reunidos e viverão para sempre com o Senhor.

LEITURA DIÁRIA


Segunda - Lc 22.30: Todos os salvos se assentarão à mesa com Jesus
Terça - Ap 5.9: Jesus comprou homens e mulheres de todas as nações
Quarta – Ap22.14: Bem-aventurados os que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro
Quinta – 1Ts 4.17:  Os crentes que estiverem vivos na vinda de Jesus serão arrebatados
Sexta — 1 Ts 5.23: Que o Deus de paz nos santifique em tudo até a vinda de seu Filho
Sábado - Lc 13.29: Os salvos virão de todos os lados para estarem à mesa no Reino de Deus

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 22.1-14
1 ENTÃO Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:
2 O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;
3 E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
4 Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.
5 Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu tráfico;
6 E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
7 E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
8 Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
9 Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
10 E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.
11 E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.
12 E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
13 Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
HINOS SUGERIDOS: 237, 457, 492 da Harpa Cristã
Clique e acesse
OBJETIVO GERAL
Saber que todos os salvos em Jesus Cristo estarão reunidos nas Bodas do Cordeiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Mostrar o que será as Bodas do Cordeiro;
Explicar as consequências da rejeição ao convite do Cordeiro;
Compreender que somente a Noiva do Cordeiro se assentará à mesa do Rei.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição de hoje estudarem os a respeito do glorioso encontro da Igreja, a Noiva de Cristo, com o seu Noivo. Este encontro é chamado de Bodas do Cordeiro, e somente os salvos em Jesus Cristo poderão participar.
As Bodas do Cordeiro será a conclusão do maior Plano Redentivo da história da humanidade, onde todos os salvos vão ter a honra de se assentar ã mesa do Rei. Neste mundo cruel, muitos crentes sofrem escárnio, zombaria, rejeição e até morrem por não negar a sua fé , mas vale a pena ser fiel ao Senhor e se preparar para as
Bodas do Cordeiro, quando ali seremos honrados pelo Noivo.

Incentive seus alunos a permanecerem fiéis ao Noivo, pois devido à infidelidade de alguns, muitos estão abandonando a Noiva de Cristo. O Senhor Jesus nos ama e ja m a is nos decepcionará. Oue você e seus alunos venham olhar para Ele, pois em breve virá nos buscar e nos assentarem os ã sua mesa.

PONTO CENTRAL
Todos os salvos em Jesus Cristo vão participar das Bodas do Cordeiro.

INTRODUÇÃO
Após galardoar seus servos fiéis, no seu Tribunal, Jesus conduzirá a Igreja às mansões celestiais, onde será servida a grande Ceia do Senhor.
Na lição de hoje estudaremos este evento glorioso. Veremos que os salvos de todos os lugares da Terra, em todos os tempos, ao longo da História, estarão reunidos, sob os olhares dos milhões de anjos, querubins, serafins e demais seres celestiais, participando da celebração do maior evento do universo.

I - A S BODAS DO CORDEIRO

1 . O que será?
Será o encontro glorioso, já nos céus, entre Cristo e sua Igreja
amada: "Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou" (Ap 19.7).
Os chamados "casamentos do século" nem de longe podem comparar-se às Bodas do Cordeiro. Jesus previu esse acontecimento: "E eu vos destino o Reino, como meu Pai mo destinou, para que comais e bebais à minha mesa no meu Reino" (Lc 22.29,30).

Na visão do Apocalipse, João teve o privilégio de registrar o anúncio do grande acontecimento, que marcará para sempre a união entre Cristo e sua Igreja.

2. Quem poderá participar destas bodas?
Todos os salvos em Jesus Cristo. João viu a multidão incalculável
de remidos por Cristo que estarão com Ele nos céus (Ap 5.11).

A Noiva do Cordeiro (a Igreja) é composta dos cristãos verdadeiros e dos crentes de todas as épocas.

3. Quem ficará de fora deste glorioso evento?
A Palavra de Deus nos assegura que ficarão de fora todos os que não se mantiveram fiéis e puros até a volta de Jesus, porém, Apocalipse 22.15 apresenta uma relação, mais detalhada, dos que ficarão de fora das Bodas do Cordeiro. Não poderão participar: "os cães, os feiticeiros e os que se prostituem, e os homicidas, os idólatras e qualquer que ama e comete a mentira" (Ap 22.12-15).

A palavra "cães" é vista também em Filipenses 3.2 com o mesmo sentido. Os "cães" são provavelmente os maus obreiros, aqueles que "matam", dispersam e exploram as ovelhas do Senhor Jesus.

Quanto à prostituição, o termo pode se referir tanto à venda do corpo quanto a qualquer tipo de relação sexual ilícita.
Deus criou o sexo e estabeleceu leis imutáveis. Na Bíblia, temos esses preceitos em vários textos como em Mateus 5.32; 15.19; 19.9 (relações ilícitas); 1 Coríntios 5.1 (fornicação); 6.18; 7.2 (impureza); Apocalipse 17.2 (devassidão). As Escrituras Sagradas hoje nos advertem: “Que vos abstenhais da prostituição".

SÍNTESE DO TÓPICO I
As Bodas do Cordeiro será o encontro glorioso do Senhor Jesus Cristo com a sua Noiva.

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
"A Bíblia descreve muitos casamentos. O próprio Deus celebrou o primeiro de todos os casamentos (Gn 2.18-25). Dentre alguns casamentos célebres, podemos destacar o de Jacó e Lia, o de Rute e Boaz, o de Acabe e Jezabel, e o casamento em Caná, onde Jesus realizou seu primeiro milagre.
No entanto, o mais maravilhoso dos casamentos ainda está por vir. Jesus profetizou acerca dele por meio de parábolas (Mt 22.2; 25.1; Lc 12.35,36) e João descreveu o que Deus lhe mostrou em uma visão: 'Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demo-lhes glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou'
(Ap 19.7).

O anfitrião deste casamento será Deus Pai. Ele é descrito preparando a cerimônia e enviando seus servos para chamar os convidados (Lc 14.16-23). O noivo é Jesus Cristo, o Filho amado
do Pai. Em João 3.27-30, João Batista referiu-se a Jesus como 'esposo' e a si mesmo como o 'amigo do esposo'. Em Lucas 5.32-35, Jesus, em uma alusão à sua morte, disse: 'Dias virão, porém, em que o esposo lhe será tirado, e, então, naqueles dias, jejuarão'." (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica, l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, pp. 105,06).

II - A REJEIÇÃO AO CONVITE DO CORDEIRO

1. O convite ao povo de Israel.
Na parábola das Bodas, que se encontra em nossa Leitura Bíblica em Classe, Jesus quis antecipar o que acontecerá com os que não estiverem preparados para entrar nos céus. No texto de Mateus 22.1-14, vê-se que "um certo rei celebrou as bodas de seu filho" [...] (v. 2).

Esse rei representa Deus, o Pai, que já preparou tudo nos céus para as bodas do Cordeiro, de seu Filho Jesus Cristo. Num primeiro momento, aquele rei manda "seus servos a chamar os convidados para as bodas; e estes não quiseram vir" (v. 3). Refere-se aos judeus, que, durante séculos, não quiseram ouvir os profetas que lhes transmitiram a Palavra de Deus, convidando-os para viverem com Ele.

Atualmente, muitos também não dão ouvidos aos profetas do Altíssimo que têm alertado a Igreja quanto à volta do Rei.

2. A tragédia dos que rejeitaram a Deus.
Por rejeitarem a Deus e ao seu Filho, os judeus vêm sofrendo ao longo dos tempos. Eles sofreram com os cativeiros assírio e babilónico, onde amargaram a dor por causa de sua desobediência.

No ano 70 d.C., Jerusalém foi invadida pelos romanos, sob o comando do general Tito, e todos foram dispersos e perseguidos por várias nações. Até hoje, Israel como um todo sofre por não reconhecer Jesus como o Messias. Mas há um remanescente que será salvo (Rm 9.27; Ap 7.4-8).

3. O Rei convida a todos.
Na parábola das Bodas (Mt 22.1-14) o rei envia o convite a todos que pertencem ao seu reino, porém seus súditos não quiseram comparecer às bodas. Estes que tiveram a liberdade de rejeitarem o convite referem-se a Israel. No entanto, nas Bodas do Cordeiro, todos os que rejeitarem o convite de Jesus Cristo (judeus e gentios) serão excluídos eternamente da presença e da comunhão do Filho de Deus.

SÍNTESE DO TÓPICO II
Todos que rejeitaram o convite de Jesus Cristo serão excluídos eternamente da presença do Rei.

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
A Tragédia da Oportunidade Perdida.

Enquanto esperamos pela volta do Senhor não podemos ficar na ponta dos pés, a cada momento, olhando para o céu. A vida precisa continuar. Este é o verdadeiro argumento da parábola das dez virgens: Cristo pode postergar o seu retorno e, se assim for, devemos manter a nossa esperança, continuar aguardando e, enquanto isso, continuar a servi-lo fielmente. Aqueles que não levam em conta que o Senhor pode demorar mais do que esperam, no fim, irão se encontrar desesperados quando estiverem diante de um futuro que não planejaram. Então, quando o Senhor voltar realmente, eles se sentirão envergonhados (cf. 1 Jo 2.28 - ARA).

A única maneira de nos certificar se estamos prontos para a volta do Senhor é nos mantermos prontos todos os dias. O bom senso deverá nos ensinar que, de qualquerforma, essa é a única perspectiva adequada sobre o futuro. Afinal de contas, não sabemos quando vamos morrer. Isso pode acontecer a qualquer momento, mesmo que o Senhor atrase a sua volta por mais uma geração.

Precisamos estar sempre preparados para a morte, assim como para a volta do Senhor, porque de qualquer maneira iremos enfrentar um julgamento (Hb 9-27). Estar preparado para a volta do Senhor irá, portanto, preparar- nos também para enfrentar a morte.

Enquanto isso, devemos continuar a nossa vida e fazer o nosso trabalho, planejando para o futuro com sabedoria e santo entendimento. Aqueles que pensam que o iminente retorno do Senhor cancela toda necessidade de um planejamento prudente,
não entendem o que a Escritura está esperando de nós" (MACARTHUR, John. A Segunda Vinda. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp.165,66).

III- A NOIVA DO CORDEIRO

1. Assentados à mesa do Rei.
Os crentes do Antigo Testamento juntarse-ão aos fiéis da Igreja, num só grupo, para assentar-se à mesa do Rei: "E virão do Oriente, e do Ocidente, e do Norte, e do Sul e assentar-se-ão à mesa no Reino de Deus" (Lc 13.29).

Será a consagração gloriosa de todos os salvos que venceram as lutas, obstáculos e barreiras e mantiveram- se limpos, puros: ”0 que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos" (Ap 3.5). Jesus apresentará sua Noiva "sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante" (Ef 5.27).

2. As características da Noiva do Cordeiro.
Vejamos algumas de suas principais marcas:

a) É fiel.
Mesmos enfrentando as intempéries da vida, a Igreja, com a ajuda do Espírito Santo, permanecerá fiel ao seu Noivo. Hoje em dia, infelizmente, temos visto a infidelidade de muitos crentes. Estes são infiéis a seus cônjuges, pastores, igreja e ministério.

b) É santa.
Só pode ser “Igreja" quem é santo (1 Pe 1.15); quem vive em santificação (Hb 12.14).

c) Não dá lugar ao mundo.
Vivemos neste mundo, mas não pertencemos a ele. Não podemos aceitar sua maneira de pensar (Rm 12.2). A Palavra de Deus nos adverte: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (1 Jo 2.15).

d) Espera pelo seu Noivo.
A Igreja aguarda com ansiedade o glorioso dia em que vai se encontrar com o seu Noivo. Esta é a nossa verdadeira esperança.

e) Adora a Deus.
Como Igreja do Senhor precisamos adorá-lo em espírito e em verdade (Jo 4.23). Quando nos reunimos como Igreja temos de ter a consciência de que o mais importante é a adoração a Deus.

Muitos, infelizmente, vão à Igreja, não para adorar ao Senhor, mas apenas para serem vistos pela liderança ou para cuidarem dos seus próprios interesses.

f ) Proclama a mensagem do Noivo.
Jesus mandou seus servos proclamarem o Evangelho por todo o mundo, a toda a criatura (Mc 16.15).

SÍNTESE DO TÓPICO III
A Noiva de Cristo vai assentar-se à mesa com o Noivo.

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
As Bodas do Cordeiro
Quando Jesus aparecer para destruir o Anticristo e as suas tropas, os exércitos dos céus seguirão a Jesus, montados em cavalos brancos (que simbolizam o triunfo) 'e vestidos de linho fino, branco e puro’ (Ap 19-14).

Esse fato identifica-os com a noiva do Cordeiro (a Igreja) que participam das bodas do Cordeiro (Ap 19.7-9). Isto significa que já estiveram no céu, e já estão plenamente vestidos da ’justiça dos santos' (v. 8).

Esse fato também deixa subentendido que aqueles atos de justiça já estão completos, e que os crentes foram ressuscitados, transformados e levados ao céu.

Ficaria subentendido, também, que já tinham comparecido diante do tribunal de Cristo (2 Co 5.10). Oue tempo de alegria e deleite aquelas bodas serão!" (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.639).

CONCLUSÃO
Diante da revelação acerca do futuro glorioso da Igreja, vale a pena buscar a santificação para poder participar dessa maravilhosa festa celestial.
Nas Bodas do Cordeiro, só haverá alegria, com a presença de bilhões de crentes salvos, de todo o mundo, de todos os tempos, rodeados de anjos, do arcanjo, de querubins, serafins, dos quatro seres viventes e dos vinte e quatro anciãos.

PARA REFLETIR
A respeito da Escatologia Bíblica, responda:
• O que acontecerá depois que os servos fiéis forem galardoados?
Após galardoar seus servos fiéis, no seu Tribunal, Jesus conduzirá a Igreja às
mansões celestiais, onde será servida a grande Ceia do Senhor.
• O que serão as Bodas do Cordeiro?
Será o encontro glorioso, já nos céus, entre Cristo e sua Igreja amada.
• Quem participará das Bodas do Cordeiro?
Todos os salvos em Jesus Cristo.
• Quem ficará de fora das Bodas do Cordeiro?
Todos os que rejeitarem o convite de Jesus Cristo (judeus e gentios) serão excluídos eternamente da presença e da comunhão do Filho de Deus.
• Quais as características da Noiva do Cordeiro?
Santa, fiel e adoradora.

CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, n° 65 – Acesse aqui


Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad