A tribulação produz paciência - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

A tribulação produz paciência

Leitura Bíblica:E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência (Rm 5.3)”.
O apóstolo Paulo afirmou em Romanos 5.3 que a tribulação produz paciência. Daí surge às perguntas:
1- O que Paulo está dizendo com a expressão tribulação neste texto?
2- Qual o significado de paciência?


 O que Paulo está dizendo com a expressão tribulação neste texto?
A palavra utilizada para tribulação é thlipsis, que significa literalmente pressão. Todo tipo de coisas pode fazer pressão sobre os cristãos — a pressão da privação e a necessidade, e a estreiteza das circunstâncias, a pressão do pesar, a pressão da perseguição, a pressão da impopularidade e a solidão. Toda esta pressão, diz Paulo, produz paciência.
 
2- Qual o significado de paciência?
A palavra utilizada para paciência é hypomone. Hypomone significa mais que fortaleza; significa o espírito que pode vencer o mundo; não significa o espírito que resiste passivamente, mas sim vence e conquista ativamente as provas e tribulações da vida.
Leia também:

EXEMPLOS PRÁTICOS DE PACIÊNCIA
Quando Beethoven estava ameaçado pela surdez, a prova mais terrível para um músico, ele disse: "Agarrarei a vida pelo pescoço." Isto é hypomone.

Quando Scott se viu envolto na ruína por causa da quebra de seus editores, disse: "Ninguém dirá 'Pobre homem!'; minha própria mão direita pagará a dívida." Isto é hypomone.

Alguém disse uma vez a uma alma nobre que estava passando por uma grande tristeza: "A tristeza dá cor à vida, não é certo?" Voltou a réplica: "Certo! E eu me proponho escolher a cor!" Isto é hypomone. Hypomone não é o espírito que se deita e permite que o cubram as águas; é o espírito que enfrenta as coisas e as supera.

Quando se enfrenta a aflição com paciência, o homem emerge da batalha mais forte, mais puro, melhor e mais perto de Deus.

Post Bottom Ad