A maneira correta de se enfrentar as Críticas - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

A maneira correta de se enfrentar as Críticas

O professor de Escola Dominical, o coordenador e outros membros da diretoria estão expostos a criticas. Sendo assim veremos como lidar com as criticas vindas sobre nós.

lª) ACEITE-AS COM CALMA
Não se irrite. Não fique nervoso. Se você atua na vida pública... Escritor, professor, pastor, prefeito ou presidente de alguma comissão..., ser criticado faz parte do seu trabalho. Esta crítica pode ser verdadeira ou falsa, justa ou imerecida, mas você não poderá dizer de que classe é, até que respire fundo, acalme-se, e analise com frieza.

LEIA TAMBÉM:
LIÇÕES DE JOVENS:

LIÇÕES DE ADULTOS:

2ª) ACEITE-AS SEM ÓDIO
Não se apresse em tirar a conclusão de que se alguém critica é porque o odeia. A pessoa que mais o ama e deseja o melhor para você pode ser o seu crítico mais severo. E ainda que a crítica seja inspirada pelo ódio, inveja ou mesquinharia, como freqüentemente acontece, não lhe fará bem algum retrucar com ódio. Ainda que venha do seu pior inimigo, não tem que odiá-lo, porque então o seu inimigo terá conseguido o seu objetivo: fazê-lo sentir-se mal, e torná-lo pior, ao invés de melhor.

3ª) ACEITE-AS SEM SE OFENDER
Não seja derrotado por uma crítica adversa. Todas as pessoas, todos os grandes homens foram criticados. Você não é um pária. Se fosse, não se preocuparia com coisa alguma. Se fosse, ninguém se preocuparia com você, nem lhe diria nada. Ter fracassado uma vez não significa que seja um incapaz. Você pode erguer a cabeça outra vez. Não se sinta, pois, humilhado e nem ofendido.

4ª) ACEITE-AS COM HUMILDADE
Resistir às críticas significa que você se considera perfeito. Porém, a verdade é que não é. E enquanto continuar pensando que é perfeito, não pode melhorar em nada, nunca será melhor do que é agora. Nunca aprenderá nada se não quiser aprender.

5ª) ACEITE-AS COM HONESTIDADE
Isto é, olhe-as de frente. Analise-as. O crítico talvez não soubesse o que estava falando, talvez não tivesse um tal propósito ao criticá-lo. Neste caso, tudo bem; alegremente você esquecerá tudo. Mas se é honesto, estará disposto a admitir com toda franqueza que seu crítico estava com a razão. Dê graças por isto. Terá ocasião de verificar seus defeitos, o que o ajudará a se corrigir.

6ª) ACEITE-AS COM UM SORRISO
Ainda supondo má intenção em seus críticos, se receber as críticas com raiva, duplicará o dano que seus inimigos pensavam fazer-lhe. Se é dos seus amigos que provêm as críticas, os ferirá injustamente se receber mal suas observações, e perderá seus melhores ajudantes para melhorar sua vida.
Aceite, pois, as críticas sem prejuízo nem apreensões; aceite-as com naturalidade, aceite-as com um sorriso; e ponha todo o bom humor que puder nas suas respostas.


Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad