É justo o juízo sobre todas as pessoas por causa do pecado de Adão? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

É justo o juízo sobre todas as pessoas por causa do pecado de Adão?

A morte veio a todas as pessoas por causa do pecado de Adão (Rm 5:12), mas Romanos 5:14 diz: "No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão" (SBTB). 
Mas se eles não pecaram, como Adão pecou, por que eles são responsabilizados?

 Resposta Apologética

Há dois tipos de pessoas que podem fazer parte dessa categoria

(1) as criancinhas, e
(2) aqueles que deliberadamente não desobedecem o preceito de Deus.
 
Clique e acesse
Primeiro, muitos eruditos bíblicos acreditam que os bebês e crianças que morrem antes da idade da responsabilidade moral irão para o céu. Isto baseia-se nos seguintes versículos:

(1) Em 2 Samuel 12:23, quando aquela criança, filha de Davi, morreu, ele disse: "Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim". Isso implica que o bebê estava com o Senhor.

(2) No Salmo 139, Davi fala até mesmo de um bebê ainda não nascido como estando escrito no livro de Deus no céu (v.16).

(3) Isaías faz distinção entre aqueles que ainda não têm idade suficiente para "desprezar o mal e escolher o bem" (7:15), o que implica que eles não são moralmente responsáveis.

(4) Jesus acrescentou: "Se fósseis cegos, não teríeis pecado algum" 04 9:41).

(5)  Paulo fala que o sacrifício de Cristo torna a todos justos (Rm 5:19), o que abrangeria até mesmo as criancinhas que tenham nascido em pecado (SI 51:5).
 
Segundo, como nosso representante todos nós pecamos [em Adão], e, em consequência, a culpa do pecado de Adão foi atribuída a todos nós. Mas a morte de Cristo cancelou isso e libertou a humanidade dessa culpabilidade (Rm 5:18-19). Mesmo assim, aqueles que atingem a idade da consciência moral são responsáveis pelo seu pecado pessoal e, portanto, com justiça condenados.

Assim, aqueles que não pecaram à semelhança de Adão, não obstante pecaram em Adão (Rm 5:12). Por isso é que a morte ainda reinou desde o tempo de Adão e Moisés.

Romanos 2:14-15 afirma que os gentios, mesmo não tendo a Lei de Moisés, servem de lei para si mesmos. Eles têm a lei escrita em seu coração, e sua consciência testemunha os seus procedimentos. Os homens depois de Adão ainda são pecadores e responsáveis por suas ações.

Somente porque as pessoas não pecam à semelhança de Adão, não significa que elas não sejam pecadoras.

Em outras palavras, isso não quer dizer que os homens não são responsabilizados por suas ações. O homem morre porque peca (Rm 6:23). Deus é justo em condenar o pecado, e é misericordioso em prover a salvação àqueles que a receberem.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia / Norman Geisler - Thomas Howe


Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad