Quais grupos de pessoas Israel efetivamente conquistou? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Quais grupos de pessoas Israel efetivamente conquistou?

Pergunta: Quais grupos de pessoas Israel efetivamente conquistou?
Vendo o texto Bíblico: Êxodo 3.8 - Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.

VEJA TAMBÉM - CLIQUE:

Resposta Apologética:
As listas que a Bíblia apresenta das nações que habitavam a terra de Canaã diferem entre si. Entre as sete listas de nações fornecidas na Torá, somente três concordam entre si completamente (Êx 3. 8,17; Dt 20.17).

A primeira lista (Gn 15.19-21) é a mais longa, e contém os nomes de 10 grupos de pessoas. Uma lista contém 7 nomes (Dt 7.1), ao passo que as outras contêm apenas 6 (Êx 3.8,17; Dt 20.17).
Há pelo menos duas explicações para estas diferenças.

Em primeiro lugar, alguns dos grupos podem ter sido exterminados antes da época de Moisés. Os cadmoneus, quenezeus e refains são mencionados somente na lista dada a Abraão, que vivera centenas de anos antes. Segundo Deuteronômio 2.20-22, os amonitas destruíram os refains. Talvez os cadmoneus e os quenezeus também tivessem sido eliminados antes da época do Êxodo.


Em segundo lugar, as listas remanescentes podem não ter o objetivo de serem um catálogo abrangente de todos os grupos culturais presentes na terra. Elas meramente listavam os principais grupos de pessoas com que Israel teria que lidar. 
Fonte: Bíblia de Estudo Defesa da Fé - CPAD
Adaptação: Ev. Jair Alves

Post Bottom Ad