Quem foi o sogro do Moisés: Jetro, Reuel, Raguel ou Hobabe? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Quem foi o sogro do Moisés: Jetro, Reuel, Raguel ou Hobabe?

Vendo o texto Bíblico:
Êxedo 3.1 - E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.

Resposta Apologética:
Reuel é o primeiro nome que aparece (Êx 2.18). Em Êxodo 3.1, ele é chamado Jetro. O seu nome aparece como Hobabe em Juízes 4.11, ao passo que em Números 10.29 lemos que Hobabe era filho de Reuel, portanto cunhado de Moisés (a versão inglesa King James e a espanhola Reina Valera apresentam Raguel, em lugar de Reuel, em Números 10.29, mas o nome em hebraico é o mesmo).

Não se trata de um caso de dois homens diferentes serem identificados como o sogro de Moisés. Não é incomum que as pessoas mencionadas na Bíblia sejam conhecidas por mais de um nome, especialmente nos casos em que os seus nomes foram alterados por causa de um evento significativo, quer positivo quer negativo.



Entre os exemplos no Antigo Testamento, incluem-se a confirmação do concerto do Senhor com um indivíduo (Abrão/Abraão, Gn 17.5), o nascimento de um filho (Sarai/Sara, Gn 17.15), um encontro transformador de vida com Deus (Jacó/Israel, Gn 32.28), uma tragédia pessoal (Noemi/Mara, Rt 1.20), ou a derrota e a dominação por um rei estrangeiro (Eliaquim/Jeoaquim, 2 Rs 23.34).


No Novo Testamento, pelo menos dois indivíduos são conhecidos por dois nomes: Simão/Pedro (Mt 16.17,18), e Saulo/Paulo (At 13.9). Embora a Bíblia não explique a mudança de nome de Reuel, possivelmente é um nome de clã, ou um título que significa "excelência/ sua excelência".

Fonte: Bíblia de Estudo Defesa da Fé - CPAD - Adaptação: Ev. Jair Alves

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad