Se Deus não pode ser visto, por que Moisés temeu olhar para Ele? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Se Deus não pode ser visto, por que Moisés temeu olhar para Ele?

Vendo o texto Bíblico:
Êxodo 3.6: 6 - Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.

Resposta Apologética:
A Bíblia declara que Deus é invisível (1Tm 1.17; 6.16), e que ninguém jamais o viu (Jo 1.18; 1Jo 4.12,20). Mas a narrativa bíblica, também deixa claro que Deus visitou pessoalmente os seres humanos, em diversas ocasiões, e o fez de maneiras assombrosas e misteriosas.

A revelação divina pode assumir a forma de um fenômeno da natureza — uma tempestade (Jó 38.1), um fogo (Dt 4.12), uma coluna de fogo (Êx 13.21) ou uma sarça ardente (Êx 3. 2-4) -, ou pode ter aparência humana (Gn 18.1-33). Mas a Bíblia sugere que essas foram intervenções parciais de Deus, e não uma aparição direta, na sua plenitude.
Os israelitas viram o fogo de Deus, mas não viram Deus; eles ouviram a voz de Deus, mas jamais viram a sua boca falar (Dt 4.12).


Moisés viu a forma de Deus (Nm 12.8), mas nunca viu o seu rosto (Êx 33.20-23). Quando Moisés percebeu que a sarça queimava porque a presença de Deus estava nela, mostrou reverente submissão, praticando um antigo costume de evitar o contato visual com os olhos de um superior. Olhar diretamente para essa teofania teria sido exibir um orgulho insolente e arriscar-se à destruição.
Fonte: Bíblia de Estudo Defesa da Fé - CPAD
Adaptação: Ev. Jair Alves

Post Bottom Ad