Lição 11 - Avivamento e o Despertamento para a Obra Missionária

10 de Setembro de 2017 – Dia Nacional de Missões
- Lições Bíblicas Juvenis – 3° Trimestre de 2017
-Tema do Trimestre: Avivamento para a Juventude
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD
- Comentarista: Carlos Alexandre
LEITURA BÍBLICA DA SEMANA
Seg. Sl 2.8 – Orando por missões
Ter. Sl 68.31 – Conversão dos povos
Qua. Sl 96.3 – Missões universais
Qui. Is 2.2 – Missões e a esperança escatológica
Sex. Mt 24.14 – Missões e a vinda do Senhor
Sáb. Mc 16.15 – A Grande Comissão

OBJETIVOS
- Demonstrar a relação entre avivamento e missões;
- Destacar a capacidade para missões locais;
- Apontar a capacidade para missões transculturais.

REFLEXÃO
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” (At 1.8)
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 28.18-20; Apocalipse 5.6-10
Mateus 28.18-20
18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
 Apocalipse 5.6-10
6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
7 E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
10 E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
INTRODUÇÃO
Como pentecostais, cremos no falar em línguas como a evidência física do batismo no Espírito Santo. É importante ressaltar, porém, que essa dádiva não exclui o reconhecimento de outros resultados que se seguem a essa graciosa experiência. Entre os resultados extraordinários desse batismo, temos a capacitação para a ação missionária. Nesta lição trataremos sobre o despertamento para a obra missionária. 
SINTETIZANDO
O estudo dos avivamentos bíblicos e históricos revela uma necessidade premente da Igreja de Cristo na Terra: a de fazer missões. Entre muitos efeitos produzidos pelos despertamentos espirituais que sopraram sobre a Igreja ao longo dos séculos, temos a capacitarão do Espírito Santo para desenvolvermos a missão da Igreja de Cristo. Os momentos de grande mover espiritual do povo de Deus coincidem com um amplo crescimento do Corpo de Cristo.

A AULA VAI COMEÇAR!
A aula de hoje é muito importante para despertar o interesse missionário em seus alunos. "Missões" está no coração de Deus. Para iniciar a aula podemos começar confeccionando ou comprando bandeiras de vários países para decorar a sala de aula, não se esqueça das bandeiras de sua cidade, estado e nação. Lembre-se também que missões ocorrem no nível local e regional Aproveite para interagir com seus alunos, perguntando o nome dos países, cidades ou estados representados pelas bandeiras. Faça um período de oração por missões antes de começar a aula.

1. CAPACITADOS PARA PREGAR O EVANGELHO
1.1. Por que as igrejas pentecostais crescem tanto?
Muitos são os sociólogos, cientistas da religião e teólogos que fazem essa pergunta. A resposta não é tão simples. Em 2009, a Universidade do Sul da Califórnia fundou a Pentecostal and Charismatic Research Initiative, uma iniciativa para Pesquisas Pentecostais e Carismáticas (PCRI), com o objetivo de pesquisar o movimento pentecostal. Segundo a obra Pentecostes - Essa história é a nossa história, de Robert P. Menzies, editada pela CPAD, o porta-voz da PCRI, Donald Miller, afirmou: "Estamos interessados em saber a razão por que o pentecostalismo está crescendo tão rapidamente, o impacto  que está causando na sociedade e como é diferente em vários contextos culturais" (p.93). O pastor Robert P. Menzies responde essa pergunta destacando que as igrejas pentecostais têm uma espécie de "DNA Missional" (pp.95-99).

1.2. Na capacidade do Espírito Santo.
Devido a valorização da experiência com o Espírito Santo, o livro de Atos, especialmente o texto de Atos 1.8, é valorizado e recitado de cor por boa parte dos crentes pentecostais. Aqui, está o fundamento para esse "DNA Missional". Onde o texto de Mateus 28.18-20 é encarado como ordem divina para a evangelização, isto é, o chamado de Jesus para a "Grande Comissão". Entretanto, levando em consideração a natureza caída do ser humano, a insensibilidade dos ouvintes, a perseguição contra a igreja, não é tarefa fácil cumprir tal ordem num cenário tão adverso. Todavia, ao experimentar a experiência relatada em Atos dos Apóstolos, os pentecostais foram vocacionados e capacitados pelo Espírito Santo para cumprir a Grande Comissão de Cristo. Logo, o segredo para o crescimento da igreja é o Espírito Santo capacitando os crentes a desenvolverem ousadamente a ação missionária (At 1.8).

1.3. O Espírito Santo capacita cada crente.
No ano do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil, o pastor Elienai Cabral, no Livro Movimento Pentecostal, também editado pela CPAD, escreveu o seguinte: "Entendemos que cada novo convertido, mesmo não tendo conhecimento teológico, tem um testemunho de Cristo a transmitirá às outras pessoas. Cada crente, ao receber a operação do Espírito Santo em sua vida, torna-se um evangelista. Portanto, o crescimento de uma igreja local não é medido por um modelo tecnocrático, mas sim pela ação dinâmica do Espírito Santo" (pp.90,91). Por ser um movimento do Espírito Santo, os avivamentos trazem como fruto o fortalecimento da chamada para a Grande Comissão, levando a igreja à valorização da ação missionária.
 
ACAO TÓPICO l
Entre os evangélicos, o movimento pentecostal é o segmento mais numeroso e o que mais cresce no mundo. No Brasil, a Assembleia de Deus tem sozinha mais de 13 milhões crentes. A razão desce crescimento é analisada neste tópico. Inicie perguntando aos seus alunos se eles sabem qual é a maior denominação evangélica do Brasil?

2. AVIVADOS PARA FAZER MISSÕES LOCAIS E REGIONAIS
2.1. Missões começam onde você mora.
"...E ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria..." (At 1.8). Uma igreja avivada pelo Espírito Santo é desafiada a dar frutos onde estiver plantada. Faz parte da nossa missão atuar para influenciar nossa rua, nosso bairro, nossa cidade e nosso estado, pois a nossa missão, primeiramente, é local e, depois, regional. "Jerusalém, Judeia e Samaria" são o modelo dessa face missionária da igreja que está voltada para seu entorno.
Você já falou do amor de Jesus para os seus familiares? Ou evangelizou a sua vizinhança? Já participou de projetos evangelísticos no seu bairro? A ordem de Jesus para a evangelização deve ser cumprida, em primeiro lugar, a partir de pessoas mais próximas de nós.

2.2. Testemunhando para os de casa.
Na Antiga Grécia, mais especificamente, na cidade de Tessalônica, capital da Macedônia, uma igreja fora fundada durante a segunda viagem missionária do Apóstolo Paulo (At 17). Essa igreja tornou-se um modelo para as outras, onde os crentes que a congregavam eram "exemplos para os da Macedônia" (1Ts 1.7). Os crentes tessalonissenses eram uma referência para os da sua própria região, ou seja, os de casa. E como é difícil ser referencial para os que são de casa. Quanto mais perto das pessoas, mais nítidos sãos os nossos defeitos.

2.3. Nossos vizinhos esperam ver algo diferente em nós.
Com a Igreja de Tessalônica, os de perto poderiam imitar seu exemplo, pois os crentes dessa cidade eram um modelo para toda cristandade na espiritualidade, na fé, no trabalho para Deus, na paciência (2Ts 1.2,3) e no amor (2 Ts 1.3). A conduta ilibada é o que se espera dos seguidores de Jesus, pois nossa pregação não consiste apenas em palavras, mas também se dá por intermédio de nossas atitudes. Que sejamos missionários com um testemunho pessoal vigoroso em nossa família, na escola, na universidade, no trabalho, no bairro.
AÇÃO TÓPICO 2
Pergunte aos seus alunos, quando falamos em missões, qual a imagem que vem à mente deles. Provavelmente irão pensar em povos distantes. Embora essa ação seja necessária, existe uma face da missão da igreja que deve estar voltada para seu entorno. Uma igreja deve procurar ser relevante para seu bairro, sua cidade, estado e nação. É sobre isso que iremos abordar neste tópico.
 
3. AVIVADOS PARA FAZER MISSÕES TRANSCULTURAIS
3.1. "Galileia dos Gentios" (Is 9.1) e "Galileia das Nações" (Mt 4.15).
Essas expressões bíblicas marcam a característica da região onde Jesus exerceu a maior parte de seu ministério terreno. A Galileia é chamada assim por seu caráter cosmopolita. Pessoas de várias nacionalidades haviam se estabelecido ali. Não é por mero acaso que o ministério de Jesus foi exercido em várias cidades da Galileia. Ao exercer seu ministério neste local, fica clara a característica universal da mensagem do mais ilustre dos Galileus. A mensagem de Jesus é para "toda tribo, e língua, e povo, e nação" (Ap 5.9).

3.2. A Grande Comissão.
Esse caráter universal da mensagem de Jesus também é evidenciado na Grande Comissão, quando Ele ordenou "ide" a "todas as nações" (Mt 28.19). Também é perceptível essa perspectiva universal do Evangelho quando do fenómeno de Atos 2 produzido pelo Espírito Santo, cujo resultado atingiria "até aos confins da terra" (At 1,8).

3.3. Um chamado às nações.
Você já se sentiu chamado para a obra missionária? Deus continua a chamar moças e rapazes para impactar as nações. Nós temos uma mensagem a proclamar, por isso, não podemos nos acomodar ou nos conformar com o mundo em que vivemos. Você pode ser um instrumento disponível para pregar em um lugar nunca dantes imaginado. Isso aconteceu com Gunnar Vingren e Daniel Berg. Pode acontecer com você também! Que o Espírito Santo coloque o ardor missionário em seu coração, pois um crente avivado também deve estar disponível para fazer missões. Da mesma forma, uma igreja avivada estará aberta para enviar missionários para grandes empreendimentos de missões mundiais.

AÇÃO TÓPICO 3
Uma igreja também faz missões transculturais e transnacionais. Pergunte aos seus alunos se eles já participaram de projetos missionários envolvendo outros povos. A maioria deve dizer não, em seguida, explique que toda vez que oramos ou contribuímos, estamos participando, como Corpo de Cristo. Com a permissão de seu pastor, crie uma caixinha missionária em sua classe para ser entregue ao departamento de missões de sua igreja.

CARO PROFESSOR, converse com o seu pastor e com o responsável por missões de sua igreja, e transforme sua classe em uma "agência missionária". Verifique como você e seus alunos podem colaborar. Desperte neles, o desejo de orar, evangelizar e contribuir com missões locais, regionais e transnacionais. Também procure ajudá-los com estratégias para evangelizar em suas escolas, universidades e vizinhança.

SUBSIDIO
"Atarefa missionária está essencial e supremamente comprometida com o Espírito Santo. Assim como a salvação originou-se no eterno plano de Deus e foi obtida historicamente na pessoa e obra de Cristo, o eterno Filho de Deus, a administração e efetivação da salvação foram encarregadas ao Espírito Santo. Apenas o Espírito Santo pode tornar real, experimentalmente, a salvação obtida no Calvário. Ele é o atual Administrador, não apenas da salvação, mas também de missões, a propagação do precioso Evangelho de Deus, e seus agentes são a igreja de Cristo e os crentes individuais chamados para serviços de missões específicas.

O fato de que missões é essencialmente um ministério do Espírito Santo é tanto um conforto quanto um desafio para nós - um conforto no sentido de que podemos confiar nEle plenamente para realizar seu trabalho, e um desafio em que apenas pessoas repletas do Espírito, com recursos sancionados pelo Espírito e métodos aprovados pelo Espírito, podem ser usados eficientemente em ministérios de missões. Não há lição maior a ser aprendida por um candidato missionário do que a lição de como viver uma vida repleta do Espírito, como caminhar no Espírito e como ministrar no Espirito" (Peters, George W. Teologia Bíblica de Missões. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, pp.193,94).

PARA CONCLUIR
“A quem enviarei?..” (Is 6.8): este é o clamor ouvido pelo profeta Isaías no Templo do Senhor. As missões estão no coração de Deus, afinal foi Ele quem enviou o seu único Filho para salvação do mundo (Jo 3.16). O mesmo clamor ouvido por Isaías também ecoa hoje. E qual a resposta que você lhe tem dado? As missões estão no seu coração?
 
HORA DA REVISÃO
1. O que o pastor Robert P. Menzies quis dizer com a expressão "DNA Missionai"?
Ele chama de DNA missional, a ênfase que os pentecostais dão ao texto de Atos 1.8.
2. Apesar das dificuldades para cumprir a Grande Comissão, qual foi o motivo para o êxito da igreja nessa tarefa?
A presença do Espírito Santo capacitando para a tarefa missiológica.
3. Qual o tipo de missões que pode ser justificado pela ordem dada aos discípulos para serem testemunhas em Jerusalém, Judeia e Samaria?
Missões locais ou regionais.
4. Explique as expressões: "Galileia dos Gentios"(Is 9.1) e "Galileia das Nações" (Mt 4.15).
A Galileia é chamada assim por seu caráter cosmopolita. Pessoas de várias nacionalidades haviam se estabelecido ali.
5. Em relação à mensagem do Evangelho, o que tem a nos ensinar o fato de Jesus escolher um lugar com tanta diversidade cultural para pregar, como a região da Galileia?
O caráter universal da mensagem do Evangelho que é direcionada para todos os povos, línguas ou nações.

Fonte: Lições Bíblicas Juvenis – 3° Trimestre de 2017/ Fonte: www.sub-ebd.blogspot.com
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !