Método Reiki: Prática Ocultista - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Método Reiki: Prática Ocultista

1. O conceito
Reiki é um método de cura natural pelas mãos. Rei significa universal e Ki, a "força da energia vital que está presente, pois pertence ao que é cósmico". Ele é definido como sendo "a arte e a ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo bem-estar".
Segundo os seguidores do Reiki, esta "energia" de que falam é "a forma dos indivíduos em todas as etapas da vida, a porção de força vital (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os corpos, fazendo com que uns sejam saudáveis, e outros, devido à sua falta, enfermos".

Os adeptos desse método ocultista afirmam ainda que "material, mental, emocional e espiritualmente, o Reiki insere-se harmoniosamente em qualquer tipo de estilo de vida". Declaram que qualquer pessoa, independente de sua religião, pode usar o Reiki, pois este não seria uma religião, mas ajudaria as pessoas "a desenvolver as suas qualidades pessoais, talentos e ambições, aproximando-os do poder ilimitado da sua força".

2. Origens do Reiki
O Reiki surgiu com Mikao Usui, que viveu de 1865 até 1926. Ele era padre católico-romano em Kioto, no Japão, e professor na universidade daquela cidade. Seus estudos se concentravam em descobrir como Jesus conseguia realizar seus milagres. Ele concluiu que era possível curar com as mãos por meio "da força vital que delas emanavam", mas desconhecia de que modo isso funcionava. Ele estudou os assuntos nos Estados Unidos, onde formou-se na Universidade de Chicago, como doutor em Teologia.
De volta ao Japão e de lá para a índia, o padre resolveu estudar sânscrito (uma das mais antigas línguas da índia) e as antigas escritas budistas, onde afirmou ter encontrado "a chave da sabedoria antiga". Seria, segundo ele, uma fórmula em sânscrito baseada em uma série de símbolos que, acionados, "ativam e captam a energia vital universal".

Em seguida, o padre Usui resolveu abandonar o catolicismo-romano e passou a ensinar o que aprendeu aos japoneses, fundando o sistema dos "Mestres do Reiki". De acordo com os seguidores desse método, um mestre de Reiki recebe uma iniciação ligada a uma transmissão de energia de um grão-mestre, e é assim qualificado para despertar energias nas outras pessoas e transmitir o "dom da cura".

A chegada ao Brasil
Uma norte-americana de origem japonesa, chamada Hawayo Takata, foi quem levou o Reiki para o Ocidente nos anos 40. Foi só em 1983 que o Reiki chegou ao Brasil, trazido pelo médico Egídio Vecchio. O primeiro mestre m Reiki da América do Sul foi a brasileira Claudete França.

3. Reiki é ocultismo
Apesar de afirmarem que o Reiki é um método, não uma religião, sabe-se que essa técnica baseia-se em princípios espiritualistas do budismo, portanto é uma manifestação religiosa. Não é à toa que os adeptos do Reiki declaram que ele pode ser considerado tecnicamente "um dos muitos métodos e sistemas que fazem parte da família Qigong, usados para ativar, harmonizar e (re) ligar o nosso ser à Energia Vital Universal". O que é isso, se não religião?
4. As raízes religiosas do Reiki
Os seguidores do Reiki não escondem que suas raízes estão no xintoísmo e no budismo. E mais: o Qigong é recomendado com fervor. Um dos manuais do Reiki afirma: "Aconselhamos a todos os reikistas a prática de Qigong (principalmente antes de um tratamento ou auto-tratamento) como ativida-de paralela de enorme importância, porque contribui para intensificar e purificar os canais energéticos". Sabe-se que o ex-padre Mikao Usui era praticante de Ko-Fo, uma versão japonesa de Qigong, definida como "uma arte de domínio da respiração e meditação para controlar as energias básicas do corpo humano e meio envolvente".
Portanto, o cristão que pratica Reiki está servindo a dois senhores, quando a Palavra de Deus diz que isso não é possível para quem deseja seguir a Jesus: "Nenhum servo pode servir dois senhores, porque ou há de aborrecer um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro", Lc 16.13. Jesus ensinou isso no Sermão da Montanha (Mt 6.24). É jugo desigual.

VEJA TAMBÉM:
Além disso, quem pratica Reiki está praticando ocultismo. O Reiki diz que a cura pela imposição de mãos se dá porque o poder que existe dentro de nós, no nosso "Eu Superior", emana pelas nossas mãos. Porém, a Palavra de Deus diz que Jesus e todos os seus discípulos operaram milagres não pelo poder do "Eu Superior" de cada um eles, mas pelo poder do Espírito Santo (Mc 16.15-18 e At 1.8; Lc 3.21-23 e At 10.38). Não temos em nós mesmos poder de cura.
Portanto, quem procura a cura sem ser pelos métodos científicos ou pelo poder de Deus, está tendo contato com ocultismo, condenado veementemente pela Palavra de Deus. É abominação ao Senhor (Dt 18.10-12). Devemos ser perfeitos como perfeito é o nosso Pai que está no Céu (Dt 18.13).
Fonte: Jornal Mensageiro da Paz, maio de 2006
Artigo: Pr. Jemuel Kessler
Acervo pessoal: Ev. Jair Alves

Reverberação: Subsídios EBD

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad