O Professor da Escola Dominical e o Apoio Audiovisual

“Audiovisual” diz respeito à apresentação da informação constituída da combinação de som e imagem. Dentro desta definição encontramos ampla extensão de possibilidades.
1. MATERIAS AUDOVISUAIS PARA EBD
a) O datashow – ou o projetor de imagem em geral – é uma ferramenta tecnológica cada vez mais utilizada pelos professores como recurso pedagógico. As vantagens são muitas, pois ele permite que se escape do ritmo comum das aulas expositivas em lousas e também facilita a observação de imagens e animações didáticas.
Dicas de Uso.
1) Procure alternar ou variar o uso dos projetores com outras ferramentas pedagógicas, incluindo o bom e velho quadro negro.
2) Use palavras, frases curtas, imagens ou afirmações que sirvam de guia ou orientação para a fala do professor, que deve ser mais espontânea e dialogada com os estudantes.
3) Não vire as costas para a turma. Procure uma posição em que você fique, ao mesmo tempo, de frente para a turma e acompanhando as imagens projetadas.

b) Vídeos – Usar vídeos em sala de aula é uma ótima estratégia educativa.
Dicas de Uso.
1) Você pode usar os vídeos como tarefa para os alunos.
2) Use vídeos para complementar aquilo que é ensinado na lição bíblica.
3) Use como fonte de ilustração para compor cenários desconhecidos  dos alunos.


Clique e acesse
2. O QUE OS RECURSOS AUDIOVISUAIS PODEM FAZER?

a) Os recursos audiovisuais estimulam o interesse.

O olho humano é atraído pelo movimento, brilho e cor. Mesmo o simples ato de ligar um datashow desperta atenção involuntária na audiência, porque gera movimento, cor e brilho na frente da sala. O comunicador sábio capitalizará este momento propício ao ensino e transformará a atenção involuntária em voluntária. Apropriados materiais visuais capturam e mantêm a atenção.

Curiosidade
Entusiastas dos recursos audiovisuais frisam que a aprendizagem acontece por todos os cinco sentidos e o uso da mídia tão-somente tira vantagem de mais de um deles de cada vez. Isto força mais envolvimento e, consequentemente, mais interesse.


1%
pelo paladar
1,5%
pelo tato
3,5%
pelo cheiro
11%
pelo ouvido
83%
pela visão
Certo estudo indica que aprendemos:




b) Os recursos audiovisuais aceleram a aprendizagem.

Quando uma importante academia de aviação trocou os tradicionais métodos de ensino por simuladores de voo, houve redução de um terço à metade do tempo de treinamento. Ao perceber que muitas das experiências educacionais da igreja influenciam o indivíduo apenas por uma fração muito pequena da semana, faríamos bem em maximizar essa ocasião usando métodos que economizem tempo, como os recursos audiovisuais.
Onde material efetivo está relacionado, podemos ensinar mais em menos tempo. Assim teremos mais tempo para pôr em prática a verdade.

c) Os recursos audiovisuais evitam mal-entendidos.

Ensinar sem apoio visual pode criar sério problema de verbalismo, ou mal-entendido de significados.

d) Os recursos audiovisuais melhoram a memória.

Estudos revelaram que o uso da mídia afeta significativamente o quanto nos lembramos, como mostrado no quadro a seguir.
Métodos de Comunicação
Lembrança três
horas depois
Lembrança três
dias depois
Quando o professor
só fala
70%
10%
Quando o professor
só mostra
72%
20%
Quando o professor
usa uma combinação
de falar e mostrar
85%
65%

Lembrete!
Afirmar que a mídia audiovisual pode melhorar a aprendizagem não significa que os outros métodos de ensino sejam inferiores.

Conclusão.
Todo professor cristão delicia-se em descobrir métodos criativos de comunicar antigas verdades de novas maneiras. Os materiais audiovisuais fornecem uma dessas novas maneiras, pois abrem uma porta de oportunidade para a expressão criativa.

Adaptação: Subsídios EBD
Fonte: Manual de Ensino para o Educador Cristão - Kenneth O. Gangel e Howard G. 
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !