Lição 11 – Adotados por Deus (Subsídio)

Obs. Este artigo é parte do subsídio para a lição bíblica da classe de Adultos.
Introdução.
No primeiro século, a adoção era a forma jurídica e legal (especialmente entre os romanos e gregos) por meio da qual o pai adotivo recebia um filho e a ele destinava todos os direitos para perpetuar o nome da família e administrar sua herança. Em Efésios 1.4,5 está escrito que fomos predestinados por Deus para adoção de filhos, antes da fundação do mundo; portanto, antes da existência do homem. Isso exclui qualquer mérito humano e somente revela a graça infinita de Deus.

A ADOÇÃO À LUZ DA BÍBLIA

1. Significado.
Adoção (no grego: huiothesia) significa “colocar como filho”; significa, literalmente, “um filho legal” (Ex 2.10). O termo é utilizado cinco vezes nas páginas do Novo Testamento.

Teologicamente, adoção (Gl 4.5) se refere ao ato de Deus que coloca uma pessoa como filho, dentro da família de Deus. Adoção é um termo de posição pelo qual nos tornamos filhos por intermédio do novo nascimento (Jo 1.12,13), somos redimidos das amarras da lei (Gl 4.1-5).

2. A doutrina da Adoção ensinada por Paulo.

A adoção é um conceito teológico do Novo Testamento, presente somente nas epístolas de Paulo (Rm 8.15,23; 9.4; G1 4.5; Ef 1.5). A palavra “adoção” é usada primeiramente em Gálatas 4.5: “a fim de que recebêssemos a adoção de filhos”. Em Efésios 1.5, a ideia é claramente apresentada: “nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo”.

Nas passagens em Romanos, Paulo fala sobre o conceito adoção: “filhos de Deus” (Rm 8.16); com referência a Israel, diz: “a eles pertence à adoção” (Rm 9.4); além disso, derrama uma nova luz sobre a palavra em Romanos 8.23: “aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”.


A ADOÇÃO DE DEUS E A ADOÇÃO TERRESTRE

1. Como a adoção por Deus se compara com a adoção terrestre?

a) Em ambas, é o pai que toma todas as iniciativas e ações que a proveem.
João 3.16; ler depois: Is 1.18 (serão tornados brancos como a neve).
b) Ambas proveem uma herança a quem nada tinha nem nada merecia Rm 8.17; 1Pe 1.1-9.
c) Ambas proveem um nome novo Ap 2.17. Ler depois: João 1.42.

2. Como a adoção por Deus excede a terrestre.

a) O homem nunca adota seu próprio filho, mas Deus só adota quem já foi feito Seu filho (João 1.12; Rm 8.15-16 e 8.23).

b) O homem sem filhos só se satisfaz ao adotar um, mas Deus tinha um Filho amado (Mt 17.5; Mt 3.17) antes de nos adotar.

c) O homem usualmente adota quem tem as melhores características, Deus só adota miseráveis pecadores, os que se vêm como os piores de todos (1Tt 1.15; Rm 3.10-18).

d) O homem nunca pode dar sua natureza a quem adotar, Deus sempre a dá, dá mesmo a mente de Cristo (1Co 2.16).

e) O homem às vezes pode anular a adoção que fez, Deus nunca o faz, Seus adotados estão absolutamente seguros (Num 23.19; Rm 11.29; 2Tt 2.13).

3.  O adotado, perante a Trindade.
 
a) Intimidade para com o Pai. "Aba, Pai" (Rm 8.15). Este é um nome muito carinhoso, pessoal, íntimo, usado somente pelo filho comungando com o Pai (Mt 14.36; Mt 26.42).

b) Iluminação pelo Espírito. Ele tanto nos guia (Rm 8.14) como nos encoraja (Rm 8.16).

c) Co-herdeiro com o Filho “... somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e Co-herdeiros de Cristo..." Rm 8.17. Ler depois: Hb 2.11.

4. Três tempos da adoção.

a) No conselho de Deus, a adoção foi determinada na eternidade passada. Muito (Ef 1.5).

b) Na experiência pessoal, a adoção se tornou realidade para o crente no momento em que recebeu Cristo (Gl 3.26; Gl 4.6; Gl 4.1-7).

c) No futuro - O completamento da adoção será a glorificação dos corpos dos crentes (1Co 15.50 - 55). Veja a lição 13.

"Na regeneração recebemos uma nova vida; na justificação, uma nova situação [ante a lei]; na adoção, uma nova posição [ou família]". A doutrina da adoção nos dá a segurança da salvação. Fazer parte da família de Deus é a certeza de que nEle estaremos seguros. Fomos justificados, regenerados, santificados e adotados em Cristo Jesus. É um privilégio fazer parte da família de Deus.

A CONTINUAÇÃO DESTE SUBSÍDIO ESTAR EM NOSSO E-book Subsídios EBD – Vol. 10 Acesse Aqui
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !