Lição 8- Batismo no Espírito Santo e Dons? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 8- Batismo no Espírito Santo e Dons?


- REVISTA JUVENIS PROFESSOR 1º TR. DE 2018

- Título do Trimestre: Avivamento para a Juventude
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD
- Comentarista: Rafael Luz
- Reverberação: Subsídios EBD
LEITURA DIÁRIA
SEG. Jl 2.28-32: A Promessa do Derramamento do Espírito Santo
TER. Jo 1.29-33: Jesus é quem Batiza no Espírito Santo
QUA. At 2.1-4: A Promessa do Derramamento é cumprida
QUI. 1Co 12.1-10: A diversidade dos dons espirituais
SEX. 1Co 12.11: O Espírito Santo é o doador dos dons
SAB. Gl 5.22: O fruto do Espírito Santo
OBJETIVOS
Reconhecer o ensino bíblico do batismo no Espírito Santo. Identificar os dons espirituais.
Compreender a diferença entre os dons e o fruto do Espírito.
REFLEXÃO BÍBLICA
"E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões" (Jl 2.28).
Aprofunde seus conhecimentos veja também:

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 2. 1-11
1 E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
8 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
10 E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
11 Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
SINTETIZANDO
O batismo no Espírito Santo e os dons são presentes de Deus para a Igreja. A finalidade é promover a edificação do corpo de Cristo e proclamar com poder o Evangelho de Jesus Cristo. O batismo e os dons espirituais são para os crentes atuais e de todos os tempos até a volta de Jesus Cristo. Razão pela qual, devemos buscá-los com fervor.
A AULA VAI COMEÇAR!
Os dons espirituais são dádivas divinas. O propósito é preparar os crentes para o serviço cristão. Entretanto, algumas igrejas, tidas como pentecostes, não mais ensinam ou incentivam a busca deles. Para ilustrar a importância dos dons conte aos alunos a experiência que um grande pregador teve ao visitar uma velhinha que morava numa casa para idosos: "Aquela senhora possuía nos seus pertences um documento bancário antigo, que havia recebido de alguém muito rico. Com permissão da velhinha o pastor Spurgeon levou o documento a um banco e ficou sabendo que se tratava de uma elevada quantia em depósito, suficiente para aquela senhora viver muito bem pelo resto da vida". O velho pregador, com a experiência daquela senhora, chegou a seguinte conclusão: muitos crentes vivem em estado de grande pobreza espiritual por ignorarem as infinitas riquezas espirituais que estão a seu dispor.

INTRODUÇÃO
Na lição de hoje, estudaremos a respeito do batismo no Espírito Santo e os dons espirituais. Alguns, erroneamente, afirmam que o falar em línguas e os dons foram somente para os crentes da igreja primitiva. Os dons não cessaram. Eles são dádivas que Deus concede a você com um propósito especial, sempre visando à edificação, a unidade e o fortalecimento da sua igreja. Deus continua e continuará a batizar no Espírito Santo os crentes até o dia em que Jesus voltar para arrebatar a sua igreja. O batismo e os dons são para hoje.

1. BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
O que é o batismo no Espírito Santo? Segundo a Bíblia, podemos afirmar que é uma promessa do Pai para aqueles que creem (JL 2.28,29). Segundo o pastor Antônio Gilberto, o batismo no Espírito Santo "é um revestimento e derramamento de poder do alto, com a evidência física inicial de línguas estranhas."

O batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder. Este revestimento de poder foi prometido por Jesus antes de subir aos céus (At 1.8). Ele vai ajudá-lo ter uma vida de adoração, santidade e eficiente serviço para Deus. Muito embora seja verdade que a promessa é para "toda carne" (At 2.17), apenas os salvos a desfrutarão, pois é necessário que o pecador se arrependa de seus pecados e reconheça Cristo como seu Salvador, para então experimentar esse revestimento espiritual Foi assim com os 120 no cenáculo (At 2.1-6), com os samaritanos (At 8.14-17), com os gentios (At 10,44-47) e com os de Éfeso (At 19.1-7).

Qual a evidência física desse revestimento de poder?
A evidência foi e continuará sendo o "falar em línguas" (At 2.3,4,39). Segundo o livro de Atos dos Apóstolos todas as experiências do batismo no Espírito Santo foram seguidas e evidenciadas por um falar em outras línguas. Línguas essas desconhecidas de quem as falava, embora em alguns casos fossem idiomas nacionais de outros povos (At 2,6-18), conforme o Espírito concedia a cada um que falassem (At 2.4).

Essa experiência é importantíssima para o cristão de todos os tempos. Caso você ainda não seja balizado no Espírito Santo, busque com fé e perseverança e aguarde pacientemente que a promessa do Pai se cumpra em sua vida.

Talvez, você queira perguntar: por que preciso do batismo no Espírito Santo?
O batismo no Espírito Santo é e continuará sendo uma necessidade para os discípulos de Cristo. O batismo nos dá poder para testemunhar. Os discípulos de Cristo antes do batismo eram medrosos. Pedro chegou a negar Jesus, mas depois que foi revestido de poder tomou-se uma testemunha importante. No dia de Pentecostes, fez um fervoroso discurso para milhares de pessoas.

2. O QUE SÃO OS DONS ESPIRITUAIS
Os dons espirituais são capacitações divina concedidas pelo Espírito Santo aos membros do corpo de Cristo para realização de sua obra (1Co 12.11). É Deus operando por intermédio dos homens. Não devemos desprezar os presentes espirituais de Deus à Igreja.

Segundo o pastor Tim David. "existem muitos dons, e nenhuma lista visa ser exaustiva. Vinte e um deles são alistados no Novo Testamento. Todos são complementares entre si: nenhum é completo em si mesmo". Tal diversidade é vista nos textos bíblicos de Romanos 12.6-8, 1Coríntios 12.1-11, 28-31 e Efésios 4.7-16.

Na lista apresentada por Paulo aos Corintos nove dons são descritos como dádivas do Espírito Santo aos crentes. Os quais podem ser divididos em; dons que manifestam o saber de Deus (a palavra da sabedoria, palavra da ciência e discernimento de espíritos, 1Co 12,8,10). Dons que manifestam o poder de Deus (fé, dons de curar e operação de maravilhas, 1Co 12.9,10). Os dons que manifestam a mensagem de Deus (profecia, variedade de línguas e interpretação das línguas, 1Co 12.10). Todos têm como finalidade promover a edificação da Igreja e a divulgação do Evangelho com poder e autoridade.

3. O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO
Todo cristão, quer seja criança, adolescente, jovem ou idoso, deve buscar viver uma vida frutífera diante de Deus e dos homens. Pois, segundo Jesus, uma árvore é conhecida pela qualidade dos frutos que produz. Se a árvore for boa seu fruto será bom, no entanto, se for má seu fruto será mau (Lc 6.43-45).
 
Tais frutos devem manifestar-se não apenas na igreja, onde nos reunimos para cultuar, mas eles devem ser evidenciados nas escolas, no namoro, nas amizades, nas redes sociais, no relacionamento com os pais.

No capítulo 15 do Evangelho de João, Jesus propõe aos discípulos a parábola da Videira Verdadeira. Quem é a Videira Verdadeira? Sim, é Cristo. Os ramos somos nós, os crentes. Longe dEle não podemos produzir bons frutos. Com este texto aprendemos uma importante lição. Para que o fruto do Espírito seja gerado em nós é necessário que tenhamos uma relação íntima e per manente com o tronco (o próprio Jesus) e a seiva (o Espírito Santo). Como está o seu relacionamento com Jesus?

Você tem andado no Espírito e produzido bons frutos? Segundo a Palavra de Deus, andar no Espírito significa não alimentar à insaciável fome da nossa natureza pecaminosa por coisas ruins, ou seja, as "obras da carne" (Gl 5.16-21). O crente cheio do Espírito deve demonstrar todas as características do Espírito, não apenas esta ou aquela virtude, pois o fruto fala de crescimento e de caráter.

Fruto do Espírito
- É criado e produzido
- Começa com o novo nascimento
- Procede do nosso interior
- Requer tempo para crescer
- Está relacionado ao nosso caráter
- Continuará para sempre
- Não se divide, É um só
Dos Espirituais
- São dados e recebidos
- Vêm após o batismo no Espirito Santo
- Procedem do Céu para nós
- Não precisam de crescimento
- Estão relacionados ao serviço para Deus
- Terminarão um dia
- São diversos e repartidos pelo Espírito

4. ESPIRITUALIDADE FERVOROSA
Muitas pessoas, de modo equivocado, teimam em querer fazer dos dons espirituais uma espécie de "apoteose espiritual". Estes erroneamente querem chamar a atenção para si. Também existem aqueles que tentam ignorar completamente o batismo no Espírito Santo e os dons espirituais.

É necessário entendermos que o caminho correto a ser seguido não é nem supervalorizar os dons nem tão pouco ignorá-los. Precisamos usá-los para glória de Deus, pois uma espiritualidade fervorosa não está à procura de reconhecimento, aplauso, fama, exibição pessoal ou algo parecido. Ao contrário, está em busca de um lugar secreto para orar e desenvolver um relacionamento autêntico com Deus e com o próximo. Segundo o pastor César Moisés, a prova de uma espiritualidade sadia é "a maneira que ela (a Igreja) lida com o problema do pecado, cultiva o fruto do Espírito e vivência a comunhão e o amor cristão".

CARO PROFESSOR, "um adolescente tem certos medos que parecem tolos aos adultos. A maior parte desses temores é imaginário, mas para um adolescente, parecem reais. Muitos desses medos estão estritamente relacionados às mudanças físicas em seu corpo" (JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes. 2ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 42).

SUBSÍDIO 1
Natureza dos dons
[...] Os dons são encarnacionais. Isto é, Deus opera através dos seres humanos. Os crentes submetem a Deus sua mente, coração, alma e forças. Consciente e deliberadamen-te, entregam tudo a Ele. O Espírito, então, os capacita de modo sobrenatural a ministrar acima das suas capacidades humanas e, ao mesmo tempo, a expressar cada dom através de sua experiência de vida. caráter, personalidade e vocabulário. Os dons manifestos precisam ser avaliados, isto não diminui em nada a sua eficácia, pelo contrário, dá à congregação a oportunidade de testar, pela Bíblia, sua veracidade e valor para a edificação.

O princípio encarnacional é visto na revelação de Deus à raça humana. Jesus é Emanuel, Deus conosco (plenamente Deus e plenamente humano). A Bíblia é ao mesmo tempo um livro divino e um livro humano. A Igreja é uma instituição tanto divina quanto humana. Não precisamos ter medo O que Deus ministra através de sua vida, ministério e personalidade talvez seja diferente do que Ele ministra através dos outros. Não devemos pensar que estamos garantindo a perfeição quando temos um dom espiritual... Basta sermos vasos submissos, buscando edificar o corpo de Cristo" (HORTON, Stanley (Ed.) Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 470).

SUBSÍDIOS 2
O relacionamento com a regeneração
[...] Os 120, no dia de Pentecostes, eram crentes antes do derramamento do Espírito naquele dia. Já haviam se arrependido e entrado em uma nova vida em Cristo. Os samaritanos já se haviam convertido à fé em Jesus Cristo, tendo sido batizados em água por Filipe antes que Pedro e João orassem para que eles recebessem o dom especial do Espírito Santo. Semelhante, o caso de Paulo era claramente subsequente. Fora convertido e tornara-se um novo homem em Cristo no episódio da visão na estrada de Damasco. Três dias mais tarde, recebeu o Espirito de um modo novo e especial, quando Ananias orou por ele.

O caso de Cornélio. em Atos 10, é incomum - ele experimentou o batismo no Espírito Santo na mesma ocasião em que foi regenerado. Os pentecostais argumentam que, mesmo neste caso, 'deve ter havido também alguma distinção entre a sua conversão e o dom do Espírito'. É dos 'discípulos1 em Éfeso o derradeiro exemplo (At 19). Os pentecostais sustentam que eles haviam recebido a salvação antes de seu encontro com Paulo ou pelo menos foram regenerados antes de o Espírito Santo vir sobre eles. Paulo lhes deu instrução e então os balizou em água. Em seguida, o Espírito Santo veio sobre eles, quando o apóstolo, impondo-lhes as mãos, orou" (HORTON, Stanley (Ed.) Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 437).

HORA DA REVISÃO
1. O que é o batismo no Espírito Santo?
R: O batismo no Espírito Santo é um revestimento divino.

2. Segundo o livro de Atos dos Apóstolos, como eram evidenciadas todas as experiências do batismo no Espírito Santo?
R: As experiências foram seguidas e evidenciadas por um falar em outras línguas.
3. Quantos e quais são os dons descritos por Paulo na lista apresentada por aos Corintos?

R: São nove os dons descritos como dádivas do Espírito Santo. São eles: a palavra da sabedoria, palavra da ciência, discernimento de espíritos, dons de curar, fé, operação de maravilhas, dons de profecia, variedade de línguas, interpretação das línguas.

4. De acordo com a Palavra de Deus, o que significa andar no Espírito?
R: Significa ser guiado pelo Espirito Santo e não alimentar à nossa
natureza pecaminosa por coisas ruins.

5. Qual a prova de uma espiritualidade sadia, segundo o pastor César Moisés?
A prova de urna espiritualidade sadia é a maneira que ela (a Igreja) lida com o problema do pecado, cultiva o fruto do Espírito e vivência a comunhão e o amor cristão.

PARA CONCLUIR
Precisamos buscar o batismo no Espírito Santo para desenvolvermos melhor nossa vocação no Reino de Deus. Tanto o batismo quanto os dons e o fruto do Espírito Santo são ferramentas indispensáveis para os cristãos de todos os tempos.

Aprofunde seus conhecimentos veja também:


Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad