Melquisedeque - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Melquisedeque


Significado: rei da justiça.  Este sacerdote-rei é mencionado em Gênesis 14.18-20; Salmo 110.4; Hebreus 5.6,10; 6.20; e 7.1,10,11,15,17,21. No livro de Gênesis ele é um rei-sacerdote cananeu de Salém (Jerusalém) que abençoou Abraão quando este retomou depois de salvar Ló, e a quem Abraão pagou o dízimo do espólio da batalha.

Ele ilustra a superioridade do sacerdócio de Cristo sobre o de Aarão (ver Heb. 5.6 e 7.7). Seu sacerdócio é eterno (ver Heb. 5.6); é real (ver Heb. 7.1) sua origem é misteriosa e desconhecida, e assim a filiação eterna de Cristo é ilustrada (ver Heb. 7.1). Na qualidade de Filho é ele também sacerdote, e isso empresta a ele uma dignidade maior que a de qualquer sacerdote terreno (ver Heb. 7.3 e 5.5). Ele é o grande abençoador, mediante quem todos os “menores” são abençoados (ver Heb. 7.7). E ele é superior a Levi, a Aarão, a Abraão e a todos os seus descendentes levitas (ver Heb. 7.6-10).

O fato de que ele não tinha pai nem mãe provavelmente significa que não há registro de seus ancestrais, e, que, profeticamente, ele simboliza o divino Filho-Profeta, acerca de quem não se pode falar de qualquer linhagem terrena.
A opinião tradicional diz que Melquisedeque era um verdadeiro adorador do Senhor (conforme Josefo, Irineu, Calvino).

Melquisedeque era superior a Arão porque:
(1) Abraão, ancestral de Arão, pagou dízimos a Melquisedeque;
(2) Melquisedeque abençoou Abraão;
(3) os sacerdotes levíticos estavam sujeitos à morte, mas não há nenhuma informação sobre a morte de Melquisedeque, Portanto, Cristo e seu sacerdócio são superiores a Arão e seu sacerdócio.

DETALHES:
1) Em Hebreus 7.3, não está escrito que Melquisedeque não tinha pai nem mãe, mas que era sem pai nem mãe conhecidos, sem genealogia, não havendo também notícia de seu nascimento e de sua morte.

2) A pessoa de Melquisedeque tem sido fonte de muita especulação Já em 135 a.C., o rabi Ismael apresentou a teoria de que Melquisedeque era filho de Sem, o filho de Noé, que preservara a verdadeira religião em sua própria pessoa e em seu próprio reino. A religião de Noé foi transmitida por meio da linhagem de Sem até Melquisedeque e seu reino, que compreendia em si o sacerdócio patriarcal.

3) Melquisedeque é superior a Abraão (Hb 7 . 4 - 1 0), a Arão e ao sacerdócio levítico (Hb 7 . 1 1 - 1 4) , e a Moisés e à Lei que foi dada pela dispensação dos anjos (Hb 7 . 1 5 - 1 9) .

4) Como Abraão se curvou submisso para receber a bênção de Melquisedeque, devemos curvar-nos em humilde submissão a Jesus, o nosso Sumo Sacerdote para sempre, e receber, pela fé, a Sua bênção, que é dom do Consolador, a presença constante do Espírito Santo.

5) Arão simbolizou Cristo em Sua humilhação; Melquisedeque, em Sua vida glorificada no céu. Arão era sacerdote da morte; Melquisedeque, da vida. Arão representava a cruz; Melquisedeque, o trono. Arão representava a expiação consumada de Cristo na terra; Melquisedeque, a Sua intercessão contínua no trono dos céus. Arão não poderia concluir ou aperfeiçoar sua obra por motivo da morte; Cristo, porém, tem um sacerdócio imutável - Ele é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque (SI 110.4).

VEJA TAMBÉM OS SIGNIFICADOS DE:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad