As quatro Filiações de Cristo - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

As quatro Filiações de Cristo


Litura Básica: LIVRO da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão (Mateus 1.1)
INTRODUÇÃO
Jesus Cristo desenvolveu a sua plena humanidade e a sua plena divindade neste mundo. Para se identificar com a humanidade, Ele gostava de ser chamado de “Filho do Homem”. Para se identificar com os hebreus, Ele foi chamado “Filho de Abraão”. Para se identificar como descendente e herdeiro do trono de Davi, Ele era chamado de “Filho de Davi”. E, para comprovar a sua origem divina, Ele era chamado de “Filho de Deus”.

I. AS QUATRO FILIAÇÕES DE CRISTO
1. “Filho do Homem” era o título humano predileto de Jesus e foi citado cerca de 185 vezes na Bíblia (Lc 17.22-30). Na qualidade de “Filho do Homem”, Ele é o Cabeça e legítimo representante da raça
humana (1Tm 2.5).

2. “Filho de Deus” era o título divino de Jesus e foi citado cerca de 44 vezes na Bíblia (Jo 1.34). Na qualidade de “Filho de Deus”, Ele é o Unigênito do Pai, no sentido de ser o único gerado no seio de
Deus Pai (Hb 1.1-6).

3. “Filho de Davi” era o título messiânico de Jesus e foi citado cerca de 21 vezes na Bíblia (Mc 9.47). Na qualidade de “Filho de Davi”, Ele é aquele que se assentará eternamente no trono de Davi (Lc 1.32).

4. “Filho de Abraão” era o título israelita de Jesus e foi citado unicamente para indicar a “árvore genealógica” da humanidade de Jesus e sua origem judaica (Mt 1.1). Na qualidade de “Filho de Abraão”, Ele é o Descendente de Abraão pelo qual todas as famílias da terra seriam abençoadas (Gn 12.1-3; Gl 3.14).

II. EM CRISTO, SOMOS FILHOS DE DEUS
1. Por meio de Jesus Cristo, recebemos o direito de sermos também filhos de Deus (Jo 1.12; 1Jo 3.1). Esta verdade é confirmada pelo próprio Espírito de Deus, que “testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16).

2. Deus possui cinco tipos de filhos na Bíblia: filhos por geração, filhos por criação, filhos por formação, filhos por eleição e filhos por adoção. Filho por geração de Deus só existe Jesus Cristo (Sl 2.7; Hb 1.1-6). Filhos de Deus por criação são os anjos (Cl 1.16). Filhos de Deus por formação são Adão e Eva (Gn 2.7). Filhos de Deus por eleição são o povo de Israel (Êx 4.22). Filhos de Deus por adoção são todos nós que aceitamos Cristo como o nosso Salvador (Jo 1.12; Rm 8.16; Gl 4.4-7).

3. Em 1Jo 3.1, a Bíblia descreve o nosso privilégio de sermos filhos de Deus, dizendo: “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele.”

CONCLUSÃO
Todo aquele que quer ser um bom filho deve aprender com Jesus, o Filho perfeito de Deus. Ele é o Filho obediente do Pai, o Filho amado do Pai, o Filho em quem o Pai se compraz.

ATENÇÃO! Para conhecer outros sermões, Acesse Aqui
Divulgação: Subsídios EBD | Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad