Jesus e o Ministério do Ensino - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Jesus e o Ministério do Ensino


Jesus foi o Grande Mestre, glorificando assim a missão de ensinar. Das 90 vezes que alguém se dirigiu a Cristo nos Evangelhos, 60 vezes Ele é chamado de “Mestre”. Grande parte do ministério de nosso Senhor foi ocupado com o ensino. (Ver Mateus 4.23; 9.35; Lucas 20.1). Sua última comissão à Igreja foi “Ide e ensinai”, (Mt 28.19,20). Sua ordem é clara.

1. A quem e onde Jesus ensinava?
• Nas sinagogas (Me 6.2).
• Em casas particulares (Me 2.1; Lc 5.17).
• No templo (Me 12.35).
• Nas aldeias (Me 6.6).
• Às multidões (Me 6.34).
• A pequenos grupos e individualmente (Lc 24.27; Jó caps. 3 e 4).

2. O ministério de Jesus era tríplice: Ele pregava, ensinava e operava milagres.
Era, pois, um ministério de poder. Pela pregação Ele anunciava as boas-novas de salvação; pelo ensino, edificava e fé dos que criam, e pelos milagres, manifestava seu poder, sua divindade e glorificava ao Pai. Esse mesmo ministério tríplice foi ordenado e confiado à Igreja (Mt 28.19; Me 16.15,18).

3. Seus apóstolos também ensinavam (Me 6.30b; At 5.21).
Após a ascensão do Senhor, os apóstolos e discípulos continuaram a ensinar A igreja dos dias primitivos dava muita importância a esse ministério (At 5.41,42).
 
Clique e acesse
É evidente que se a Igreja de hoje cuidasse devidamente do ensino bíblico junto às crianças e novos convertidos, teríamos uma igreja muito maior. Pecadores aos milhares convertem-se, mas poucos permanecem porque lhes falta o apropriado ensino bíblico que lhes cimente a fé. Falta-lhes raiz ou base espiritual sólida e profunda. A planta da parábola morreu, não porque o sol crestou-a, mas, principalmente porque não tinha raiz (Mt 13.6).

4. O pregador versus o professor.

Tanto o pregador como o professor usam a Palavra de Deus, mas os ministérios são diferentes. O pregador anuncia ou expõe o Evangelho, a Palavra de Deus. Assim fazendo, ele lança a rede e as almas perdidas são ganhas para Jesus.

Já o professor, sua missão é instruir, simplificar as verdades bíblicas, ilustrá-las, dissecar o texto bíblico e repetir os ensinos bíblicos até que todos entendam as verdades que ele deseja transmitir. O professor da Escola Dominical deve lembrar-se que ensinar não é pregar. Diante de sua classe, ele não é orador, e sim professor.

- Lições Bíblicas de Jovens – 2° Trimestre de 2018 – Acesse Aqui
- Lições Bíblicas de Adultos – 2° Trimestre de 2018 – Acesse Aqui
- Sala do Professor – Acesse Aqui


Divulgação: Subsídios EBD
Fonte: Manual da Escola Dominical – Pr. Antonio Gilberto

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad