Lição 2 - A Alegria pela Nova Vida em Cristo - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 2 - A Alegria pela Nova Vida em Cristo


Observação. Este artigo é um subsídio para ajudar os professores na ministração da lição 2 – Classe de Jovens | 2° Trimestre de 2018.
Nesta oportunidade destacaremos algumas das Características da Igreja dos tessalonicenses (1.2-10).

1. Um povo eleito.
O termo "igreja", em 1 Tessalonicenses 1.1, significa "um povo chamado para fora". Todos os chamados sobre os quais lemos na Bíblia indicam eleição divina: Deus chama um povo, separando-o deste mundo e para si (At 15.13-18). Sete vezes em João 17, Jesus refere-se aos cristãos como os que o Pai lhe deu (Jo 17.2, 6, 9, 11, 12, 24). Paulo declara sua certeza de que os tessalonicenses haviam sido escolhidos por Deus (1 Ts 1.4).
Como Paulo sabia que esses tessalonicenses eram eleitos de Deus? Por meio da mudança que observou na vida deles. Ao comparar 1 Tessalonicenses 1.3 com 1 Tessalonicenses 1.9,10.

Quem afirma ser um dos eleitos de Deus, mas cuja vida não mudou, está apenas enganando a si mesmo. Deus transforma seus escolhidos. Isso não significa que somos perfeitos, mas sim que possuímos uma nova vida que não pode ser escondida.

Clique e acesse
a) A igreja dos tessalonicenses tinha as evidências da salvação.
A fé, a esperança e o amor são as três virtudes cardeais da vida cristã e as três maiores evidências da salvação. A fé deve sempre levar as obras (Tg 2.14-26). Alguém disse que:
"Não somos salvos pela fé em conjunto com as obras, mas sim por uma fé operante". Se os tessalonicenses tivessem continuado a adorar ídolos mortos e, ao mesmo tempo, a professar sua fé no Deus vivo, teriam demonstrado que não faziam parte dos eleitos de Deus.

O amor é a segunda evidencia da salvação. "Porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado" (Rm 5.5). Somos "por Deus instruídos que [devemos amar] uns aos outros" (1 Ts 4.9). Servimos a Cristo porque o amamos, e essa é a "abnegação do vosso amor" à qual Paulo se refere. "Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (Jo 14.15).

A terceira evidência da salvação é a esperança com a qual se aguarda pela volta de Jesus Cristo (1 Ts 1.10). A volta de Jesus Cristo é o tema central das epístolas aos tessalonicenses. Os não salvos não aguardam com grande expectativa a volta do Senhor. Quando o Senhor arrebatar sua Igreja nos ares, os incrédulos ficarão surpresos (1 Ts 5.1-11).

2. Um povo exemplar (1 Ts 1.5-7).

a) Receberam a Palavra (v. 5).
O evangelho chegou até eles pelo ministério de Paulo e de seus colaboradores. Muitos pregadores e filósofos itinerantes daquela época só estavam interessados em ganhar dinheiro à custa de pessoas ignorantes. Mas o Espírito Santo usou a Palavra com grande poder, e os tessalonicenses responderam recebendo tanto a mensagem quanto os mensageiros.
Apesar das perseguições em Filipos, Paulo e Silas tiveram "ousada confiança em nosso Deus, para anunciar o evangelho" (1 Ts 2.2); e o povo creu e foi salvo. Em momento algum perderam o anseio pela Palavra de Deus (1 Ts 2.13).

b) Seguiram seus líderes espirituais (v. 6a).
O termo "imitadores" indica que esses recém-convertidos não apenas aceitaram a mensagem e os mensageiros, mas também imitaram a vida deles. É importante que cristãos novos na fé respeitem a liderança espiritual e aprendam com cristãos mais maduros. Assim como um bebê recém-nascido precisa de uma família, também um recém-nascido na fé precisa da igreja local e de seus líderes (Leia Hebreus 13.7,17).
Os tessalonicenses tinham seguido o exemplo dos apóstolos (At 16.16-40; 2 Co 11.16-33) e do próprio Senhor (1.6; Jo 15.18,19,20,21), e, por sua vez, tinham se tornado um exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.

c) Sofreram por Cristo (v. 6).
Ao deixar os ídolos para servir a Deus (1Ts 1.9), esses cristãos provocaram a ira de amigos e parentes e sofreram perseguições. A palavra de salvação, embora recebida com grande gozo, trouxe aos crentes de Tessalônica muita tribulação, porque desencadeou uma perseguição por parte tanto dos judeus como dos gentios (3.2-4; At 17.5). 

Embora Deus tenha prometido força, providência e proteção (por exemplo, SI 37.25; 91.1-16), visto que o poder da oração é altamente enfatizado (Mt 7.7,8; Jo 15.7; 1 Ts 5.17; Tg 5.15,16; etc.), os cristãos não estão isentos do sofrimento. Os crentes estão conscientizados de que sofrerão (Jo 15-20; At 14.21,22; 1 Ts 3-4).

Os registros das Escrituras claramente descrevem os sofrimentos vividos pelos santos (At 5-40; 7.59; 8.1; 12.2; Hb 11.35- 38). Os maus tratos, as prisões, as torturas e a morte não são necessariamente evitados pelas promessas de proteção. Em números alarmantes, os cristãos ao redor do mundo são atualmente martirizados, sofrem abusos e são privados de seus direitos humanos básicos.

Para muitas pessoas ser um cristão significa carregar uma cruz de perseguições. Ao invés de ver tais crentes como aqueles cuja fé não foi capaz de lhes reservar a proteção de Deus, deveríamos considerá-los como preciosos santos, “homens dos quais o mundo não era digno” (Hb 11.38). Nossa atitude frente ã perseguição não deve ser de lamentação ou de resignação passiva, mas sim de um espírito resoluto de coragem, perseverança e mesmo de júbilo (At 5.41; Tg 1.2; 1 Pe 4.13).

d) Encorajaram outras igrejas (v. 7).
Os cristãos podem ser motivo de ânimo ou de desânimo a outros. Esse princípio também se aplica às igrejas. Paulo usou as igrejas da Macedônia como estímulo para a igreja de Corinto contribuir com a oferta missionária (2 Co 8.1-8). Apesar de serem novos na fé, os tessalonicenses deram um bom exemplo que serviu de encorajamento para as congregações a seu redor.
A igreja de Tessalônica mostrou-se exemplar em todos os sentidos. Seu segredo era sua fé, esperança e amor, os três elementos espirituais que motivam a vida cristã (1Ts 1.3).

Clique e acesse

3. Um povo entusiasmado (1 Ts 1.8).
A "operosidade da [sua] fé, e abnegação do [seu] amor" expressavam-se em seu testemunho do evangelho a outros. Eram tanto "receptores" (a Palavra chegou até eles; 1 Ts 1:5) quanto "transmissores" (a palavra repercutiu deles; 1 Ts 1:8). Todo cristão em toda congregação local deve receber e transmitir a Palavra de Deus.

O verbo "repercutir (1.8 - NAA[1])" significa "soar como uma trombeta". Mas os tessalonicenses não estavam se vangloriando, tocando trombetas diante de si como faziam os fariseus (Mt 6.1-4). Antes, anunciavam as boas-novas da salvação, e sua mensagem tinha um som claro e certo (1 Co 14.8). Em todo lugar por onde Paulo passava, ouvia as pessoas comentarem sobre a fé dos cristãos de Tessalônica.

Hoje, é necessário haver mais igrejas com pessoas cheias de entusiasmo[2] para compartilhar a mensagem da salvação. É responsabilidade e privilégio da igreja local levar a mensagem da salvação ao mundo perdido. No final de cada um dos quatro Evangelhos e no começo do Livro de Atos, encontra-se uma comissão que deve ser obedecida pelas igrejas (M t 28.18-20; Mc 16.15, 16; Lc 24.46-49; Jo 20.21; At 1.8).

4. Um povo esperançoso (1 Ts 1.9 ,10).
A firmeza de sua esperança fazia deles um povo esperançoso, que aguardava a volta do Senhor. Paulo relaciona a segunda vinda de Cristo à salvação. Uma vez que haviam aceitado a Cristo, aguardavam sua volta com alegre expectativa e sabiam que seriam libertos "da ira vindoura" (1 Ts 1.10). Paulo repete esse fato em 1 Tessalonicenses 5.9, 10 e dá mais detalhes em 2 Tessalonicenses 1.5-10.

Os cristãos aguardam a volta de Jesus Cristo, e ele pode voltar a qualquer momento. Não esperamos "sinais", mas sim o Salvador. Aguardamos a redenção do corpo (Rm 8.23-25) e a esperança da justiça (Cl 5.5).

Uma igreja local que vive, de fato, a expectativa de ver Jesus Cristo a qualquer momento é um grupo vibrante e vitorioso. Esperar a volta de Cristo é uma grande motivação para ganhar almas (1 Ts 2.19, 20) e para desenvolver a firmeza na fé (1 Ts 3.1113). Também é um consolo maravilhoso em meio ao sofrimento (1 Ts 4:13-18) e um grande estímulo para uma vida piedosa (1 Ts 5.23, 24).


5. Um povo Convertido (1.9).
Paulo faz três observações ao descrever a conversão dos crentes tessalonicenses: 1) Eles se converteram dos ídolos para Deus; 2) Depois, serviram ao Deus vivo e verdadeiro; 3) E, ao mesmo tempo, esperavam dos céus a seu Filho, ou seja, viviam sob a expectativa da vinda de Cristo.
A palavra grega traduzida por vos convertestes é o termo característico em Atos para aludir à conversão (At 11.21; 14.15; 15.19; 26.18,20).

A fim de voltar-se para Deus, eles têm de dar as costas para os ídolos. O significado é mudança radical exterior e interior; mudança de conduta, mas também de pensamento, atitude e vontade. A ideia envolvida diz respeito ao destino.

Sem o verdadeiro arrependimento não há a verdadeira conversão. Paulo não compartilhava a atitude de admiração velada de alguns pela cultura pagã. Ele associou os ídolos com impureza e demonismo (1 Co 10.14-21; 2 Co 6.16,17; Ap 9.20).

REFERÊNCIAS
•Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Vol. 2, de 2010. CPAD
•WIERSBE, Warren W., Comentário Bíblico Expositivo. Novo Testamento Vol. II. 1ª Edição de 2007, Editora Geográfica.
Por: EV. Jair AlvesDivulgação: Subsídios EBD



[1] NAA – Nova Almeida Aualizada
[2] Entusiasmo significa: Ardor que impulsiona alguém a fazer algo

Post Bottom Ad