{ FECHAR }

CLIQUE AQUI



Lição Bíblica de Adolescentes
Trimestre: 2° de 2018
Editora: CPAD
Revista do Professor
Reverberação: Subsídios EBD
Outras Lições: Acesse Aqui
TEXTO BÍBLICO
Mateus 15.1-9
Destaque
"Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem meus mandamentos" (Mt 15.8,9).
LEITURA DEVOCIONAL
SEG..................................................................Jo 14.9-18
TER.................................................................Mc 11.12 - 26
QUA................................................................Mt 21.28-32 QUI................................................................Jo 4.19-30
SEX................................................................Sl 142.1-7
SÁB..................................................................Mc 8.34-38; Mc 9.1
DOM................................................................Sl 150.1-6
Objetivos
- Propor uma vida transparente, sem aparência;
- Analisar a obediência e sua relação cora a adoração;  
- Explicar o dever de obediência aos pais.
Material Didático
Objetos para serem usados como obstáculos em um percurso e venda para os olhos.
QUEBRANDO A ROTINA
Mostraremos aos alunos que a obediência é uma escolha, que mais do que falada, deve ser: vivida. Aquele que ama a Deus obedece aos seus mandamentos mesmo sem entender, pois confia na sua vontade e no seu cuidado.        
Para isso, realize a seguinte dinâmica: escolha um aluno para ser o líder e outro para ser o liderado. Q aluno liderado deverá fazer um percurso criado pelo professor, seguindo as orientações do líder. Em seguida, o aluno deverá fazer outro percurso, ainda obedecendo as orientações do líder, porém, agora com os olhos vendados. Mostre ao aluno que na primeira vez ele não obedeceu de fato, pois ele conseguia enxergar os obstáculos. No entanto, para realizar o segundo percurso, o liderado precisou de fato obedecer, confiando nas ordens do líder, pois não tinha como enxergar os obstáculos por estar com seus olhos vendados.
- Lições Bíblicas de Jovens – 2° Trimestre de 2018 – Acesse Aqui
- Lições Bíblicas de Adultos – 2° Trimestre de 2018 – Acesse Aqui
- Sala do Professor – Acesse Aqui

 
Clique e acesse
ESTUDANDO A BÍBLIA
Na adolescência, o indivíduo inicia uma busca por independência. Nesta fase, a obediência começa a ser encarada como um inimigo a ser vencido. A ideia de se submeter aos pais é questionada e é há uma grande dificuldade dos pais com os seus filhos nessa fase da vida. De outro lado, a Bíblia nos ensina que a obediência é fundamental para nossa relação com Deus, afinal, a nossa relação com Ele é baseada na obediência.

Caro professor, o tema da presente lição nos leva a refletir sobre esse momento de dedicação para ministrar a aula ao seus alunos, sua obediência em levar a mensagem do Senhor aos adolescentes é uma adoração para Ele. Que você continue firme nessa caminhada, sabendo que o que você faz em prol dos adolescentes é por amor; mas também é adoração para Deus.

Deus deve ser adorado em todo o tempo. Por isso não devemos restringir a nossa adoração somente aos momentos de culto na igreja, e muito menos viver um personagem que aparenta ser adorador, mas não o é. Você sabia que o seu lar, a sua família, é um local especial para Deus ser adorado? Veremos como isso é possível e ainda aprenderemos uma responsabilidade bastante valiosa em relação à adoração a Deus: a obediência.

O que os olhos não veem, Deus vê
O ser humano muitas vezes se deixa iludir pelo o que pode ver, ouvir ou tocar. Mas Deus é aquele que sonda os corações e conhece o pensamento (SI 139.2). Ainda que a boca fale palavras bonitas e o discurso seja parecido ao que se encontra na Bíblia, Deus realmente sabe o que se passa em nosso coração.

Em Atos 5, vemos a história de Ananias e Safira, um casal que sendo dono de uma propriedade, resolveu vendê-la. E depois, ofertar parte do valor recebido aos apóstolos. Você pode se perguntar que mal há nisso? Aos olhos humanos, nenhum. Mas Deus sabia que o desejo que dominava os seus corações era a vaidade, porque queriam receber reconhecimento por parte dos apóstolos e da igreja. Ananias e Safira mentiram sobre a oferta, insinuando estar entregando tudo o quanto havia sido arrecadado com a venda das suas propriedades. Não haveria problema nenhum em ofertar parte do que havia arrecadado, mas a mentira e a má intenção do coração fizeram com que a oferta fosse rejeitada e ambos morressem.

Lembre-se, Deus rejeita um coração segundo os desejos humanos (Rm 1.18-32). Você tem vivido uma vida verdadeira ou falseada? Para adorar a Deus tem de ser de verdade e em obediência.
 
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
Como nos informa o comentário a seguir: Ananias e Safira não somente eram culpados de mentir para o Espírito Santo (vv.3,9), mas também de hipocrisia e cobiça. Obviamente, eles estavam preocupados com o que outros crentes pensariam deles, quando fizessem a sua doação. Cristo também observou esta característica entre os fariseus, quando os comparou com a viúva que deu tudo o que possuía (Lc. 21.2,3)" (Bíblia de Estudo Palavras Chave, Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.1142). Essa característica também é percebida por Jesus nos fariseus de sua época que davam grandes ofertas no templo daquilo que lhes sobejava. Ofertavam em público com grande pompa, a fim de serem exaltados pelos homens. Acerca desse tema Jesus afirmou: "Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita" (Mt6.3).

Quem ama obedece e quem obedece adora a Deus
Obedecer nada mais é do que se submeter à vontade de alguém ou estar sob o comando de alguém. Obedecer é uma decisão. E a decisão de obedecer é um ato de amor (Jo 14.15). No Antigo Testamento, vemos que toda vez que alguém praticava pecado contra Deus, era necessário oferecer um sacrifício para se obter o perdão; e diferente do que podemos imaginar tal situação não alegrava ao coração de Deus. Ao decidir por se afastar da vontade de Deus, dizemos que Ele não está mais na direção das nossas vidas e sim nós mesmos. É isso que queremos? Abrir mão dos planos de Deus para satisfazer a nossa própria vontade?

A Bíblia nos garante que Deus ordenou a sua vontade para que ela fosse obedecida, e os que a obedecem serão felizes e jamais serão abandonados por Ele (SI. 119.1-8).

Você quer viver uma vida feliz? Viva uma vida de obediência ao Senhor! E caso venha a desobedecê-Lo, não pense que tudo está perdido. Deus enviou Jesus para morrer pelos nossos pecados. Se arrependa, peça perdão a Ele e guarde em seu coração a Palavra do Senhor (SI 119.11).

AUXILIO TEOLÓGICO
A adoração consiste nos atos e atitudes que reverenciam e honram à majestade do grande Deus do céu e da terra. Sendo assim, a adoração concentra-se em Deus, e não no ser humano.

No culto cristão, nos acercamos de Deus em gratidão por aquilo que Ele tem feito por nós em Cristo e através do Espírito Santo. A adoração requer o exercício da fé e o reconhecimento de que Ele é o nosso Deus e Senhor (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.740).

Obedecer aos pais é obedecer a Deus!
Em nossa família devemos obediência aos nossos pais, afinal, essa é a analogia que o Senhor utilizou para expressar o modo como Ele se relaciona conosco. O que nos lembra também a pergunta de Samuel ao rei Saul: — O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? E melhor obedecera Deus" (1Sm 15.22), e é assim que as vezes nos comportamos com nossos pais, preferindo o sacrifício ao invés da simples ação da obediência. Não é possível viver uma vida de obediência a Deus e uma vida de desobediência aos pais. A Bíblia nos diz que obedecer aos nossos pais é justo (Ef 6.1). Já parou para pensar o porquê disso? Foi a eles que Deus confiou a tarefa de nos mostrar o caminho que devemos seguir (Pv 22.6). Por isso devemos entregar-lhes o comando de nossas vidas.

Nossos pais já tiveram a nossa idade, já passaram por experiências pelas quais estamos passando, sabem como nos sentimos e, acima de tudo, nos amam. Por isso seus conselhos são valiosos! £ mais do que isso, Deus nos garante uma recompensa. Aquele que honra seus pais, ou seja, aquele que dá crédito a suas palavras terá vida longa! (Êx 20.12).

AUXÍLIO TEOLÓGICO
Os que verdadeiramente conhecem a Deus obedecem aos seus mandamentos: E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade1 (l Jo 2.3,4; veja também Jo 14.15).

Este versículo não quer dizer que o verdadeiro cristão guarda perfeitamente todos os mandamentos da lei de Deus (veja l Jo 1.8-10; 2.1). O que o versículo ensina é que quando Deus salva alguém, essa pessoa recebe o Espírito Santo e uma nova natureza (2 Co 5.17), e o Espírito Santo inevitavelmente produz bom fruto (Gl 5.22,23). A pessoa que de forma constante e descarada rouba, mente ou comete imoralidade sexual mostra que lhe falta na vida o Espírito Santo. João diz que essa pessoa — alguém que afirma ser crente, mas desobedece habitualmente aos mandamentos de Deus - é mentirosa (FITZPATRICK, Elyse; NEWHEISER Jim. Quando Filhos Bons Fazem Escolhas Ruins. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.90).

Conclusão
Enquanto filho, você é chamado a obedecer aos seus pais. Mas Deus não deseja que a obediência seja um fardo, algo que nos cause desânimo (Cl 3.21). Ele nos ama e quer que tenhamos orientação para vivermos uma vida de paz e em verdade.
Sua atitude para com seus pais será tida como para Deus (Cl 3.22), pois é Ele quem lhe ordena obedecê-los. Você deseja viver uma vida de adoração a Deus? Comece adorando-o em casa, obedecendo aos seus pais com uma vida sincera e verdadeira.

RECAPITULANDO
O ser humano muitas vezes se deixa iludir pelo o que pode ver, ouvir ou tocar. Lembre-se, Deus rejeita um coração segundo os desejos humanos e procura aqueles que o obedecem e o adoram em verdade.

E em família Deus quer que aprendamos sobre o seu amor e sejamos exemplo para essa geração que tanto clama por esperança e salvação.

Nossos pais já tiveram a nossa idade, já passaram por experiências pelas quais estamos passando e podem nos entender em nossas necessidades. Uma vida de obediência a Deus começa em casa e não há adoração sem obediência!
REFLETINDO
1. Obedecer aos seus pais para você é uma tarefa fácil ou difícil?
R: Pessoal.
2. Há algo que você insiste em desobedecer seus pais?
R: Pessoal.
3. Você entendeu a importância de obedecer a seus pais? R: Pessoal.
Fonte: Lições Bíblicas de Adolescentes – 2° trimestre de 2018, CPAD – Divulgação: Subsídios EBD



 
Top