A Escola Dominical e seu Corpo Docente - Subsídios Dominical

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A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

A Escola Dominical e seu Corpo Docente

Este artigo aborda a cerca do corpo docente da Escola Dominical e a reunião semanal de professores.
I. O CORPO DOCENTE

A. Outros nomes para corpo docente:
Corpo de Professores e Equipe de Professores.

B. Devem atentar solenemente para Provérbios 9.9; Mateus 4.19; 2 Timóteo 2.15; 1 Pedro 3.15. O penúltimo texto deve ser o versículo predileto do professor da Escola Dominical.

C. Em certo sentido, o obreiro de maior responsabilidade e privilégio da Escola Dominical é o professor de classe.

D. Requisitos para o ingresso no Corpo Docente:
1. Ser um crente salvo.
2. Ser membro da igreja.
3. Ter bom testemunho em geral, em toda maneira de viver; tanto diante de Deus, como diante dos homens (At 24.16; 2 Co 8.21; 1 Pe 1.15).
4. Querer servir ao Senhor.
5. Ser aplicado ao estudo da Palavra de Deus, sua história, suas doutrinas e assuntos necessários ao bom desempenho de sua missão de professor da Escola Dominical.
6. E de toda importância que seja batizado com o Espírito Santo e que cultive a vida de plenitude do Espírito.
E. Deve frequentar as reuniões de estudo para professores.
F. Deve fazer o curso de preparação de professores.
G. A reunião semanal de professores.

II. A REUNIÃO SEMANAL DO CORPO DOCENTE


1. É uma reunião de todos os professores e dirigentes da Escola Dominical, para estudo em conjunto, da lição e coordenação administrativa da escola em geral. Serve também como meio de estreitar a comunhão fraternal. Essa reunião é vital para a uniformidade do ensino doutrinário.

2. Os melhores dias para a reunião de professores são o sábado à tarde, ou o domingo logo antes da reunião da Escola Dominical.

3. Os professores do setor infantil.
Devem ter reunião de estudo da lição à parte, já que os métodos de ensino e condução da aula diferem consideravelmente. Os professores de crianças têm maior responsabilidade. Necessitam de melhor preparo!

III. O CORPO DISCENTE DA ESCOLA DOMINICAL

São os alunos da Escola Dominical organizados em classes e departamentos conforme suas idades, dentro das possibilidades e situações da escola.

A. A importância do aluno.
O aluno é o elemento mais importante da Escola Dominical. A Escola existe por causa do aluno. É a escola que adapta-se ao aluno, e não o aluno à escola, como é tão comum. Dentre os alunos, as crianças são o campo mais fértil, mais promissor e de maior responsabilidade.

B. O agrupamento de alunos por idade.
O propósito disso é a eficácia do ensino. Numa casa de família, a alimentação varia entre as crianças e os adultos. Na Escola Dominical não pode ser diferente!

C. Organização da classe

1. Quanto à direção

а. O Professor.
Nas classes até 12 anos, os melhores professores são geralmente moças e senhoras. A fala, o afeto, a expressão facial, os gestos, a dramatização, influem muito aqui. Nas classes de 12 anos para cima, o ideal é que o professor seja do mesmo sexo que os alunos. Há assuntos específicos que somente assim serão convenientemente tratados.

b. Suplente.
E o professor substituto da classe.

c. Secretário.
Cuida de apontamentos da classe, os formulários ou impressos adotados pela escola. Mais adiante trataremos desses três cargos com mais vagar.

2. Quanto à matrícula
a. Até a classe de Intermediários: 15 alunos matriculados por classe.
b. Da classe de Secundários em diante: até 30 alunos por classe.
Acima disso deve ser evitado. O ideal é 25 alunos matriculados. Nas escolas públicas há classes grandes, mas ali visa-se mais o intelecto; aqui, o coração.
c. Para efeito de ensino, a classe quanto menor, melhor. Jesus dirigiu seu maior estudo bíblico para apenas dois alunos (Lc 24.27).
d. Carência de professores provoca excesso de matriculados nas classes. Carência de espaço conduz ao mesmo problema.



. As classes devem ter números em vez de nomes.
Em escola com elevado número de classes, nomes dificultam o trabalho do secretário, bem como o do tesoureiro.
4. A Escola deve ter classes para novos convertidos, recém- casados, e igualmente para obreiros.
5. Cada classe deve ter sua própria comissão de visita orientada pelo professor, ou seu substituto.

D. A Organização de Departamentos. Critérios necessários:
1. Muitas classes do mesmo grupo de idade.
2. Instalações apropriadas para todos os departamentos que forem organizados.
3. Corpo docente suficiente para as necessidades.

Lista de departamentos que uma escola pode ter. (9 ao todo):
Departamento do Berço Até 3 anos de idade
Depart. do Jardim de Infância 4-5 anos de idade
Departamento Primário................... 6-8 anos de idade
Departamento de Juniores.............9-11 anos de idade
Departamento Intermediário 12-14 anos de idade
Departamento Secundário............15-17 anos de idade
Departamento de Jovens............. 18-24 anos de idade
Departamento de Adultos 25 anos para cima
Departamento do Lar e Extensão qualquer idade.
Obs. No setor de Extensão, o campo é vasto, como: hospitais, prisões, reformatórios, internatos, orfanatos, grupos de estrangeiros, militares sob restrição, etc. Tudo isso pode ser alcançado por visitas, correio ou telefone.

IV. A SECRETARIA DA ESCOLA DOMINICAL

A secretaria devidamente funcionando, mostra através de seus dados o estado da escola. É como um termômetro, mostrando a temperatura do ambiente.
Anotações, registros e lançamentos nesse campo têm base bíblica (SI 56.8; Ml 3.16; Lc 12.7; 2 Co 5.9,10; Ap 5.8; 20.12).
Os dados estatísticos e relatórios preparados pela secretaria mostram à direção da escola:
• O professor certo na classe certa.
• A condição atual da escola.
• As necessidades e possibilidades futuras.
• Servem de base para uma análise geral.

A. A sala da secretaria.
A secretaria deve funcionar em sala a isso destinada.
B. Ocupantes da sala:
• O dirigente da escola. Aqui fica sua mesa de trabalho, facilitando deste modo o contato e coordenação com os demais oficiais da escola.
• 1° 2° secretários e auxiliares da secretaria.
C. Atribuições da secretaria:
1. Matrícula
2. Fichário e arquivo
3. Relatório
4. Testes, concursos e pesquisas bíblicas para alunos

D. Aparelhamento da secretaria:
1. Móveis e equipamento de escritório.
2. Material de escrituração da Escola Dominical.
3. Livros (quando a escola não dispuser de biblioteca).
• Livros de consulta e referência para professor e aluno.
• Livros para programas festivos, e preparo de culto infantil na escola (hinos musicados, poesias, e corinhos, trabalhos).

4. Fichário da Escola Dominical
Mantê-lo atualizado o ano inteiro, o que requer atenção constante. As fichas são os cartões de matrícula. Tem duas seções: ativo e inativo . A primeira, para todos que frequentam efetivamente a escola; a segunda, para adultos que deixaram a mesma. A seção do ativo leva índice alfabético, e seus cartões entram em ordem alfabética rigorosa. Os do INATIVO também em ordem alfabética.

V. A MANUTENÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL
É provida pela tesouraria da igreja, uma vez que toda a receita da escola é encaminhada à tesouraria. Em certas igrejas, a escola encaminha à tesouraria apenas o saldo da receita, após a quitação de suas despesas; depende do sistema administrativo local.
Divulgação:  www.subsidiosebd.com | Artigo: PR. Antonio Gilberto

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