Lição 10 - Doação de Órgãos - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 10 - Doação de Órgãos


- Lições Bíblicas Juvenis – 2° Trimestre de 2018
-Tema do Trimestre: Questões Difíceis do nosso Tempo
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD
- Comentarista: Adriano Lima
LEITURA DIÁRIA
SEG. Gl 4.15: Doação de olhos
TER. 1Jo 3.16: Devemos doar nossa vida pelos irmãos
QUT. Jo 15.13: Dar a vida pelos amigos
QUI. Lc 11.13: Doar dádivas
SEX. Lc 4.19: Jesus veio dar vista aos cegos
SÁB. Mt 20.28: Jesus deu sua vida para resgatar o mundo

OBJETIVOS
- Compreender o que e a doação de órgãos
- Saber como lidar com a questão da doação  e da  ressurreição.
REFLEXÃO
“Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos (1J 3.16)”.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1Coríntios 15. 13-20
13 E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.
14 E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
15 E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.
16 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
18 E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
19 Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.

SINTETIZANDO
Na lição de hoje, vamos refletir sobre a doação de órgãos humanos. Esse é um assunto que gera muitas discussões em alguns ambientes. Mas acima de quaisquer controvérsias, é preciso compreender que a doação de órgãos, antes de tudo, é um ato de amor.

INTRODUÇÃO
De acordo com a lei brasileira, se a pessoa não declarar em documento a sua posição de não ser doador, seus órgãos podem ser retirados para transplantação, mediante autorização do cônjuge ou parente. Há os que concordam e os que não estão de acordo com a situação. Mas afinal, qual deve ser nosso posicionamento como servos de Deus? Nesta lição, vamos refletir sobre o assunto ã luz do que nos revela as Escrituras Sagradas. O importante e que ao final dessa aula, você esteja ainda mais consciente de que a doação de órgãos é um ato de amor.

A AULA VAI COMEÇAR!
Para a aula de hoje, sugerimos que você conte um testemunho de alguém que recebeu a doação de um órgão e superou uma enfermidade grave. Acredito que você conheça alguém, até mesmo na sua igreja. Mas, caso não tenha conhecimento, você poderá encontrar no Mensageiro da Paz, ano 79, número 1493, outubro de 2009, na página 25, o testemunho do pastor Claudionor de Andrade. O pastor devido uma grave doença, precisou fazer um transplante de fígado. Atualmente ele e o Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD. Veja os subsídios 1 e 2, no fim da página.

1. O QUE E ISSO AFINAL?
Para iniciar nossa conversa hoje, vejamos em que consiste a doação de órgãos. Esse procedimento é a concordância por parte de uma pessoa, que consente que seus órgãos sejam retirados após a sua morte para serem aproveitados em portadores de doenças crónicas. Tal procedimento tem como objetivo aumentar os dias de vida desses pacientes.

Todos nós já ouvimos falar em transplantes de rins não é mesmo? Esse tipo de transplante é bem comum. Conforme sabemos, o rim é um órgão par que permite ao doador viver bem, mesmo tendo cedido um deles. Essa prática não encontra muitos questionamentos entre as pessoas. Você já reparou nas campanhas de doação de sangue? Também é um procedimento que não levanta polémicas, embora, algumas pessoas sejam contrárias à doação de sangue, De um modo geral, como temos dito. a doação de rim e sangue não encontra muitas objeções, Outro órgão em que o processo de transplante vem alcançando sucesso é o de fígado. No que diz respeito a esse tipo de doação, que envolve pessoas vivas, não há nenhum problema ético, E desde que nossa consciência esteja alinhada com a Palavra de Deus, também não há nenhum problema, A bênção de Deus tem alcançado pessoas mediante a generosidade humana (Tg 4.17).

2. E A DOAÇÃO APÓS A MORTE?
O decreto 9.175 assinado em outubro de 2017 alterou o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), "O novo texto retira a possibilidade de consentimento presumido para doação e reforça a decisão expressa da família do doador no processo". Tal decreto vai fortalecera legislação que regula todo o processo de doação e transplante no Brasil, com o objetivo de resolver o problema da carência de doadores vivos. Em um país em que cresce o número de pessoas com doenças crónicas, a solução foi buscar esse meio de tornar mais rápida a disponibilidade de órgãos para transplantes. Tal decreto foi motivo de discussões e debates, Embora boa parte da sociedade se colocasse a favor, alguns foram veementemente contrários.

3. MAS POR QUE SER CONTRA?
Mas afinal, o que motivou as pessoas a terem posicionamentos contrários? Vejamos algumas questões. Um dos principais argumentos é a comercialização de órgãos humanos. No mundo materialista em que vivemos, onde quase tudo está à disposição para compra, é evidente que pessoas que amam mais ao dinheiro do que ao próximo sejam capazes de comercializar até mesmo órgãos humanos.
 
Outro argumento é o receio de que haja discriminação. A possibilidade de que órgãos possam ser usados de formas diferenciadas entre pobres e ricos. Em um país onde a moral, a ética e a credibilidade do sistema de saúde pública estão em crise, compreende-se a preocupação dos que são contrários à doação de órgãos.
Ainda podemos destacar o argumento dos nossos irmãos que, fundamentados na fé, afirmam que a prática da doação de órgãos não pode acontecer porque Deus pode realizar o milagre de ressuscitar o morto. E há os que não estão de acordo porque entendem que no momento da ressurreição, o órgão doado fará falta. Com tantos questionamentos, como devemos nos posicionar diante da doação de órgãos?

4. COMO DEVEMOS AGIR?
Em primeiro lugar, deve-se ficar claro que, segundo as Escrituras, na ressurreição não haverá nenhum problema quanto à ausência de um órgão, O apóstolo Paulo aos filipenses foi taxativo: "Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido para ser conforme seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si iodas as coisas" (Fp 3.20,21).

A pergunta retoricamente feita por Paulo em relação à ressurreição "Como é que os mortos são ressuscitados? Que tipo de corpo eles vão ter?" (1Co 15.35), pode ser reformulada pelas pessoas contrárias à doação de órgão hoje: "Se doarmos os nossos órgãos, que tipo de corpo teremos?"

O apóstolo inicia a sua reposta dizendo: "Seu tolo! Quando você semeia uma semente na terra, ela só brota se morrer (v.36)", Em seguida, o apóstolo ratifica: "Meus irmãos, o que eu quero dizer é isto: o que é feito de carne e de sangue não pode ter parte no Reino de Deus, e o que é mortal não pode ter a imortalidade [...] Pois este corpo mortal precisa se vestir com o que é imortal; este corpo que vai morrer precisa se vestir com o que não pode morrer Assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: 'A morte está destruída! A vitória é completa! (vv.50,53,54).

Portanto, o corpo que ressuscitará é o corpo humano sim, mas de forma perfeita, gloriosa e espiritual. Em segundo e último Lugar, a vida cristã deve ser caracterizada pelo amor. Se amamos não teremos problemas de doar nosso órgão em favor do próximo. O Senhor Jesus disse: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13.34.35).

Quero ser um doador de órgãos. O que posso doar?
• Córneas (retiradas do doador até seis horas depois da parada cardíaca e mantidas fora do corpo por até sete dias);
• Coração (retirado do doador antes da parada cardíaca e mantido fora do corpo por no máximo seis horas);
• Pulmão (retirados do doador antes da parada cardíaca e mantidos fora do corpo por no máximo seis horas);
• Rins (retirados do doador até 30 minutos após a parada cardíaca e mantidos fora do corpo até 48 horas);
• Fígado (retirado do doador antes da parada cardíaca e mantido fora do corpo por no máximo 24 horas);
• Pâncreas (retirado do doador antes da parada cardíaca e mantido fora do corpo por no máximo 24 horas);
• Ossos (retirados do doador até seis horas depois da parada cardíaca e mantidos fora do corpo por até cinco anos);
• Medula óssea (se compatível, feita por meio de aspiração óssea ou coleta de sangue);
• Pele; e
• Válvulas Cardíacas.
SUBSÍDIO 1
Senhor Claudionor, após analisarmos os seus exames, meus colegas e eu concluímos: O senhor foi acometido por uma cirrose hepática'. A Dra. Nayie Vilela uma das mais requisitadas gastroenterologistas do Rio de Janeiro, fora-me gentilmente franca. Não havia porque duvidar do diagnóstico. Os sintomas eram inequívocos; os sinais bastante claros: os exames laboratoriais e radiológicos, convincentes. A diagnose estava simplesmente correta.

[...] A cirrose hepática é uma enfermidade crónica e evolutiva. Os sintomas são bem característicos: desnutrição, hematomas, amareIão, sangramento pela boca. barriga-d'água, confusão mental Silenciosa e assintomática pode ser descrita como inimigo e altamente Letal. Ao manifestar-se, já teria comprometido, irremediavelmente, o fígado,
[...] Tão Logo me conscientizara da gravidade da doença, pus-me de imediato a recorrer às orações dos santos (1Ts 5.25)" (DE ANDRADE, Claudionor. Doar Órgãos, um Ato de Amor. Mensageiro da Paz, ano 79, número 1493. outubro de 2009, p.25).

SUBSIDIO 2
No domingo, dia 24 de maio de 2009, fui à Escola Dominical No término, já bastante debilitado, solicitei ao meu pastor: Irmão Paulo, ore por mim, Não posso continuar a viver com essa enfermidade'. Ele e toda a classe de obreiros ergueram, prontamente, um grande clamor aos céus, Mas, sem que o soubesse, o Senhor Jesus já havia respondido à nossa oração aqui na Terra, onde muitas são as aflições dos justos (SI 34.19).

Ao chegar à minha casa, uma vizinha veio ao meu encontro: 'Seu Claudionor, entre em contato, agora, com o Hospital Geral de Bonsucesso. Eles estão desde cedo procurando pelo senhor'.

[...] Ao chegar ao hospital, fui recebido pelo Dr. Lúcio Pacheco que, após breves considerações, encaminhou-me, imediatamente, à sala cirúrgica. Entreguei-me, então, aos cuidados de Deus; estava confiante (SI 118.17). Não tinha medo de morrer. Se viesse a fechar os olhos na terra, eu os abriria no Lar Celeste para contemplar o meu amado Senhor.

Fiquei 11 dias na UTI; na enfermaria, quatro. No décimo sexto dia, já estava em casa ao lado de minha amada esposa, filhos e netos. Sim, eu estava prestes a morrer. O Senhor, porém, teve misericórdia de mim e providenciou-me um novo fígado (SI 118.18) (DE ANDRADE, Claudionor. Doar Órgãos, um Ato de Amor. Mensageiro da Paz, ano 79, número 1.493. outubro de 2009. p.25).

CARO PROFESSOR,
"[...] os adolescentes ficam entediados com os mesmos métodos, semana após semana, especialmente com aqueles que não os envolvem no processo de aprendizagem. Perguntas de todos os tipos unidas a outros métodos formam a espinha dorsal do aprendizado" (Lin Johnson).

PARA CONCLUIR
Se você estivesse em um hospital, ou mesmo em casa, dependendo de um órgão para sobreviver, ficaria feliz se recebesse de forma generosa uma doação? Imaginando que sua resposta seja positiva, vamos finalizar nossa aula refletindo nas palavras de Jesus: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós. porque esta é a Lei e os profetas" (Mt 7.12).

HORA DA REVISÃO
1. O que é doação de órgãos?
R: Esse procedimento é a concordância por parte de uma pessoa, que consente que seus órgãos sejam retirados após sua morte para serem aproveitados por pessoas portadoras de doenças crónicas.

2. Cite um argumento não favorável à doação de órgãos.
R: Comercialização de órgãos.

3. Escreva dois motivos porque precisamos ser doadores.
R: A doação é um ato de amor e pode salvar uma vida.

4. Na ressurreição haverá problema quanto à ausência de um órgão?
R: Não. Porque teremos um corpo imortal (1Co 15.35).
5. Você é um doador de órgãos?
R: Resposta pessoal.

Post Bottom Ad