Lição 7 - Catástrofes Naturais


- Lições Bíblicas Juvenis – 2° Trimestre de 2018
-Tema do Trimestre: Questões Difíceis do nosso Tempo
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD
- Comentarista: Adriano Lima
LEITURA DIÁRIA
SEG. Gn 1.1: Deus, o criador do universo
TER. Lc 21.25: O bramido do mar como um sinal do filho do homem
QUT. Mt 24.7: Terremotos em vários lugares
QUI. Gn 1.26-28: O Homem e a responsabilidade de preservar a criação
SEX. 1Co 7.31: Usando os recursos deste mundo com sabedoria
SÁB. Gn 3.6-11: Leis de Deus para a preservação do meio ambientes
OBJETIVOS
Reconhecer as catástrofes naturais como o princípio das dores predito em Mateus 24.

REFLEXÃO
"Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares" (Mt 24.7).
nbsp;
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 24.7,8,29
7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
29 E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.

Lucas 21.10-13
10 Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino;
11 E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.
12 Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome.
13 E vos acontecerá isto para testemunho.

SINTETIZANDO
Na lição de hoje vamos refletir sobre as catástrofes naturais. O texto bíblico da lição nos mostra que esses fenômenos já estavam revelados nas Escrituras e anunciados por Jesus Cristo (Mt 24.7). No entanto, sabemos que o homem também tem contribuído para a degradação do meio ambiente e, com isso, causado o descontrolada natureza. Como bons discípulos de Jesus, devemos cuidar da terra (Gn 2.15).
 
Clique e acesse
INTRODUÇÃO
Quando Deus criou o homem e o colocou no jardim do Éden, o seu dever era lavrar e guardar o Lugar, cuidar e zelar de toda a criação. No entanto, o pecado entrou no mundo e fez com que a natureza entrasse em colapso, O Senhor Deus, sabendo que após a queda o coração humano tornou-se inclinado para o mal, alertou-nos sobre os sinais do fim dos tempos, dentre eles, as catástrofes naturais (Mt 24.29). Assim, nos últimos dias, temos vivenciado com frequência vários terremotos, enchentes e outros fenômenos que demonstram claramente que é chegada a hora do retorno do Senhor Jesus.

- Lições Bíblicas de Jovens – 2° Trimestre de 2018 – Acesse Aqui
- Lições Bíblicas de Adultos – 2° Trimestre de 2018 – Acesse Aqui
- Sala do Professor – Acesse Aqui

A AULA VAI COMEÇAR!
Estimado professor, para a aula de hoje, busque em jornais, revistas e sites de notícias figuras e matérias a respeito de catástrofes naturais ao redor do mundo. Distribua o material entre os alunos. Peça que olhem com atenção e façam um pequeno comentário a respeito. Diga que as decorrentes da degradação da natureza e são sinais do princípio das dores, segundo Mateus 247,8.

1. VOCÊ SABE O QUE É UMA CATÁSTROFE NATURAL?
Catástrofe natural é um fenômeno da natureza que, geralmente, provoca uma grande destruição material, mortes e até alterações na superfície terrestre. Conforme nos mostram os relatos históricos, não foram poucas as catástrofes que ocorreram nos últimos anos. Você tem noção de quantas catástrofes já foram registradas ultimamente? Já ouviu falar algo sobre isso?

Há muito tempo, o ser hu mano vem destruindo e esgotando os recursos naturais de que dispomos para a subsistência, causando um desequilíbrio ambiental cada vez maior no planeta. Nos últimos anos, muitos desastres naturais trouxeram enormes prejuízos, consequência, dentre outras coisas, do desequilíbrio no ecossistema causado pelo efeito estufa que é provocado pela quantidade excessiva de gases poluentes, danificando a camada de ozônio, alterando assim as condições climáticas. Nós, que conhecemos as Sagradas Escrituras, sabemos que o Criador, em sua presciência, já nos anunciara todas essas coisas. Contudo, isto não nos isenta da responsabilidade de zelar por sua criação, sua propriedade: "Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios" (SI 24.1,2).

No Brasil, por exemplo, o mau uso da água tem levado a população do sudeste ao racionamento emergencial. Além disso, o alto consumo de energia tem ocasionado apagões constantes em várias regiões do país. Enfim, todas estas dificuldades são resultado do desequilíbrio causado pela ambição do homem em busca de beneficio próprio. A Palavra de Deus declara que "o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores (1Tm 6,10), Em consequência disso tantas calamidades advêm aos homens. A esperança é que se convertam e reconheçam que somente "o Senhor tem todo o poder nos céus e na terra" (Mt 28,18). Sendo assim, estas situações trágicas que atingem o mundo, devem nos fazer refletir um pouco sobre a fé que professamos. O fato de servirmos ao Senhor, não nos isenta de enfrentar algumas adversidades causadas pela natureza. O Senhor nos guarda, mas devemos manter o cuidado e responsabilidade de cuidar da terra (Gn 2.15).
Contudo, o mais importante é cuidarmos da nossa vida espiritual, pois não sabemos quando e como será a vinda do "Filho do Homem". Os sinais que temos visto, tão somente evidenciam que a sua volta está cada vez mais perto (Mt 24.8).

AÇÃO TÓPICO 1
Inicie o tópico Lendo o conceito de catástrofe natural que se encontra no primeiro parágrafo.

2. SINAL DA VOLTA DE CRISTO
Alguns podem pensar: "Como tudo isso está acontecendo, e eu ainda não me dei conta de que a volta de Jesus Cristo está mais próxima do que nunca?" É isso mesmo! Os sinais relativos à volta de nosso Senhor Jesus Cristo são realidade em todo o mundo. Olhe para o seu smartphone e veja como a ciência se multiplicou, Tudo quanto Cristo anunciou tem acontecido no mundo: as catástrofes se intensificaram nos últimos anos: as guerras têm sido constantes.

Em Mateus 24.7, o Senhor Jesus é claro; "Porquanto se Levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares."

Se em tempos passados os terremotos aconteciam apenas em territórios de zonas de convergência de placas tectônicas, nos últimos anos temos vivenciado "terremotos em diversos lugares", Este é sim, urn sinal que evidencia a volta de Jesus.

Não podemos nos esquecer de que "passarão os céus e a terra, mas as palavras de nosso Senhor não hão de passar" (Mt 24,35). Antes, cumprir-se-ão de forma precisa no tempo determinado! E na verdade já tem se cumprido em nossos dias. Embora não saibamos a data precisa do arrebatamento da igreja, uma coisa é certa: ela está próxima.

Conforme afirma o apóstolo Paulo: "Já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé" (Rm 13.11). Portanto, santifique a sua vida ao Senhor, Leia e pratique a sua Palavra, esteja vigilante e atento aos sinais que estão se cumprindo.

Deus tem uma recompensa para os que são fiéis e não recuam diante da pressão imposta pelo mundo. Portanto, cuide da sua comunhão com Deus e com o próximo para que você não seja pego de surpresa naquele grande Dia.
E então, meu amigo, você está preparado para encontrar--se com o Senhor?
ESCATOLOGIA BÍBLICA - LEIA TAMBÉM:

AÇÃO TÓPICO 2
Faça a seguinte indagação: "As catástrofes naturais são um sinal da volta de Jesus?" Ouça os alunos com atenção e em seguida Leia Mateus 24.7,8: "Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores."
SUBSIDIO 1
O pecado introduz um poder destrutivo na ordem da Criação de Deus, mas não oblitera aquela ordem, Quando somos redimidos, não somos apenas Libertados das motivações pecaminosas que nos dirigem, mas também restaurados para cumprir o propósito original, para fazer aquilo para o qual fomos criados: edificar sociedades e criar culturas e, assim, restaurar a ordem criada.
 
Clique e acesse
A nossa argumentação neste Livro é que a comissão cultural do Senhor é inseparável da grande comissão. Essa pode ser uma afirmação dissonante para muitos cristãos conservadores, os quais, durante boa parte do século XX, evitaram a noção de reforma da cultura, associando esse conceito com o liberalismo do evangelho social. A única tarefa da Igreja, segundo muitos acreditam, é salvar quantas almas for possível de um mundo destinado ao inferno. Mas essa negação implícita da cosmovisão cristã não é bíblica e tornou-se o motivo pelo qual temos perdido tanta influência no mundo. A salvação não consiste apenas na Libertação do pecado; a salvação também significa ser restaurado para a tarefa que recebemos no início - o trabalho de criar a cultura (COLSON, Charles. E Agora como Viveremos? Rio de Janeiro, CPAD, 2000, p. 352).

SUBSÍDIO 2
"Existe algum modo de ficarmos sabendo quando Jesus vai voltar? Nunca vamos saber a hora exata, mas a Bíblia nos dá algumas pistas, Jesus falou que certas coisas iriam acontecer como sinais para nos avisar quando o tempo estivesse próximo. Algumas pessoas gostam de procurar esses sinais. Procure o que a Bíblia diz sobre os eventos que acontecem no mundo de hoje e tente então imaginar quando Jesus virá.

Muitos dos eventos que acontecem ao nosso redor hoje não indicam que nós vivemos nos últimos dias? Eles parecem indicar. No entanto, muitas pessoas ao longo da História pensaram que Jesus estava vindo na época em que viviam, Mesmo pessoas da Bíblia pensavam isso, Muitos eventos hoje parecem assinalar o retorno de Jesus, mas ninguém sabe com certeza. Nós não vamos saber até o dia em que Jesus realmente se revelar, Então se preparem; tenham suas 'mochilas' prontas para a partida a qualquer momento, porque pode ser hoje (BRAZALE, Debi Liítle, Que Diferença Isto Faz? Rio de Janeiro, CPAD. 2005, p. 128).

CARO PROFESSOR,
"[...] os adolescentes têm uma imaginação muito ativa. Eles raramente a desligam e, com certeza, a deixam Ligada na Escola Dominical" (Lin Johnson).

PARA CONCLUIR
O Senhor nos ensina, através da sua Palavra, que as catástrofes naturais são sinais visíveis da vinda do "Filho do Homem". A falta de temor em degradar o meio ambiente também é um pecado que desagrada o coração de Deus, Desse modo, devemos cuidar com amor de tudo quanto o Criador sujeitou à nossa autoridade. Que sejamos mordomos zelosos, pois Deus pedirá conta de tudo o que fizemos diante dEle durante o tempo que Ele nos concedeu neste planeta. Pois todos fazem parte da criação de Deus. Seja você também um jovem zeloso!

HORA DA REVISÃO
1. O que são catástrofes naturais?
R: São fenômenos da natureza que geralmente provocam uma grande destruição.
2. Os sinais da volta de Jesus estão se cumprindo?
R: Sim. Eles estão se cumprindo a cada dia.
3- A Palavra de Deus isenta o homem da responsabilidade de cuidar da natureza?
R: Não. O homem tem um mandato de cuidar da terra.
4. As catástrofes naturais são sinais da volta de Cristo?
R: Sim.
5. O que você tem feito para ajudar na preservação do meio ambiente?
R: Resposta pessoal

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !