{ FECHAR }

CLIQUE AQUI



Lição Bíblica de Adolescentes
Trimestre: 2° de 2018
Editora: CPAD
Revista do Professor
Reverberação: Subsídios EBD
Outras Lições: Acesse Aqui
TEXTO BÍBLICO
Colossenses 3.18-21
Destaque
"Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso" (Cl 3.20).

LEITURA DEVOCIONAL
SEG................................................................1Sm 17.12-18
TER.................................................................Gn 37.12-17
QUA...............................................................Gn 4.1-7
QUI.................................................................Mt 21.28-32
SEX................................................................Lc 4.14-20
SÁB...............................................................Fp 2.1-18
DOM..............................................................Mt 11.25-30
Objetivos
- Informar que temos obrigações na  família;
- Explicar que a obediência, é um estilo de vida;
- Ensinar que temos obrigações espirituais na família
MATERIAL DIDÁTICO
Quadro branco, caneta para quadro, cartões com os dizeres citados na dinâmica e fita adesiva. 

QUEBRANDO A ROTINA
Professor, desenhe uma pirâmide no quadro com o título "família". Em seguida, entregue três cartões para um aluno, um com a palavra DEUS, outro com a palavra PAIS e outro com a palavra FILHO e peça ao aluno para as colocar na pirâmide. O aluno escolherá a ordem. Depois de colar os cartões, o professor deve discutir com a ciasse se ela concorda com a maneira-escolhida pelo aluno. A forma correta é DEUS na base, PAIS no meio e FILHOS no topo. Para finalizar, a turma deve expor sobre o que ela pensa a respeito do papel de cada um na família. Um dos alunos escreverá ao lado de cada parte da pirâmide. Essa pirâmide ficará exposta no quadro durante a aula.

ESTUDANDO A BÍBLIA
Dentro da família, cada indivíduo possui um papel, podendo variar dentro do lar, mas fica claro que existe um papel para cada indivíduo. O exercício desse papel por parte de cada integrante da família garante o bom funcionamento da estrutura familiar e fortalece a relação dos indivíduos da família com Deus, a igreja e a sociedade.

Professor, o nosso papei dentro da nossa família é crucial para o seu bom funcionamento. Não devemos colocar de lado a nossa responsabilidade seja por causa do nosso trabalho ou até mesmo por atividades da igreja. Infelizmente, muitos líderes se perdem em suas famílias por esquecera seu papel enquanto pai ou mãe, esposo ou esposa. Cuide bem da sua família, pois Deus a colocou sob sua responsabilidade. Que a paz do Senhor reine em sua casa.

Quando começamos a pensar em obrigação, vem logo aquele pensamento em nossa cabeça: "que coisa chata". Mas para vivermos nesse mundo sabiamente há coisas que precisamos fazer, principalmente dentro da nossa família. Ao criar a humanidade, o próprio Deus nos entregou algumas obrigações para serem cumpridas. Sabemos que Ele tem um plano para tudo o que criou e para a família não é diferente. Entretanto, é necessário saber qual é o nosso papel dentro da família e também qual é o papel da família nesse mundo. Vamos ver como exercê-lo para que nós e a nossa família vivamos segundo os planos de Deus.

Filhos: direitos x deveres

P
egue uma folha de papel e liste nela todos os direitos que você acredita ter como filho. Imagino que essa não é uma lista pequena! Como vimos anteriormente, Deus confiou aos pais a responsabilidade de educar os filhos, ensinando-os o caminho a seguir. E por lei, este direito também é garantido socialmente às crianças e aos adolescentes por intermédio do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Mas será que como filhos, apenas temos direitos? Certamente não. E há uma razão para isso. Deus deseja que aprendamos o caminho que devemos seguir em família, para quando nos tornarmos adultos, sejamos sábios e não nos comportemos mais como crianças (1Co 13.11).

Enquanto a lista de direitos é bastante extensa, a lista de deveres é bem pequena, mas não, por isso, menos importante. O nosso dever como filhos é o de sempre obedecermos aos nossos pais. Como já vimos, a obediência demonstra amor e submissão e devemos isso aos nossos pais e a Deus.

AUXILIO PEDAGÓGICO
Estamos vivendo dias em que as pessoas precisam aprender a viver independentes. Com a saída da mulher para o mercado de trabalho, muitos são os filhos que ficam sozinhos em casa, ou que estudam ou trabalham longe do lar. Assim sendo, não acostume mal seu filho fazendo tudo por ele. Se você fizer isto, mais tarde ele vai ter a tendência de jogar as responsabilidades sobre os outros.
[...] Os meninos também devem aprender a arrumar a casa, lavar o banheiro e a louça, e quando maiores precisam saber cozinhar, costurar e passar roupa. As meninas devem ser treinadas nas tarefas domésticas, pois mesmo que as regras da nossa sociedade estejam mudando, as mulheres ainda assumem mais a casa.

[...] Seja você pai ou mãe, ensine aos seus filhos as tarefas domésticas, a manterem tudo organizado. Quando chegar a adolescência e os filhos saírem para trabalhar ou estudar por períodos mais longos do dia, eles não terão mais tanto tempo para ajudar em casa. Porém, além de já ensinados, eles saberão realmente reconhecer o seu esforço e dedicação a casa e a eles (CRUZ, Elaine. Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp.213,14).

Obediência, um estilo de vida!
Quantas vezes você já se queixou por se ver obrigado a acatar uma decisão ou uma ordem de seus pais? Nem sempre concordamos ou até mesmo conseguimos acreditar que aquela decisão será para o nosso bem. Agora imagine que chegará o momento em que você estará sujeito a outras autoridades, como um chefe, por exemplo. Com certeza você fará tudo o que estiver ao seu alcance para agradá-lo, pois seu emprego dependerá disso. Mas Deus nos ensina que a obediência não deve ser praticada somente quando estamos sendo observados e podemos com ela ter aígum retorno, algum benefício. Lembre-se de que Deus sonda os corações e conhece as suas verdadeiras intenções. Por isso, Colossenses 3.22-25 nos adverte a agirmos com sinceridade, sendo verdadeiros em todo tempo. Tudo o que fizermos, devemos ser como se o fizéssemos para Deus. £ isso não se aplica somente ao emprego não, mas, sobretudo, em relação a uma vida com justiça e honestidade para com a nossa família (Cl 4.1).

Há uma história interessante contada por Jesus sobre dois irmãos que ao receberem um pedido do seu pai, cada um respondeu conforme a sua própria vontade. Um disse que obedeceria e o outro rejeitou o pedido. No dia em que eles deveriam executar a tarefa, o filho que falou que não iria percebeu que aquele era o seu dever como filho e, movido pelo amor ao pai, resolveu atender o seu pedido (Mt 21.28-32). Você já se sentiu como esse rapaz alguma vez? Saiba que o Senhor se agrada quando voltamos atrás das nossas atitudes erradas e nos colocamos prontos para obedecê-Lo. Que a obediência seja um estilo de vida para você!
 
Clique e acesse
AUXÍLIO PEDAGÓGICO
Uma das tarefas primárias da criação de filhos é ensinar aos nossos filhos a obediência adequada à autoridade de Deus, como ilustra esse mandamento bem conhecido: "Honra teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá" (Ex. 20.12). Isso é feito fundamentalmente pelo ensino de submissão responsiva alegre à direção parental. Precisamos entender que, embora a obediência dos nossos filhos a nós possa não ser grande coisa ou mesmo algo que pensamos não ser tão necessário, não temos permissão de fazer tal determinação. Mesmo quando seja difícil e a batalha pareça não ter fim, ainda assim somos obrigados — como os que estão sob a autoridade de Deus — a ensinar obediência, submissão e honra aos nossos filhos (FITZPATRICK, Elyse; NEWHEISÉR, Jim. Quando Filhos Bons Fazem Escolhas Ruins. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.72).

O papel da família
Antes de voltar ao céu, Jesus deu uma ordem a seus discípulos, que é de ir pelo mundo inteiro e anunciar a todas as pessoas o Evangelho (Mc 16.15). Essa ordem não foi somente aos seus discípulos. Ela é para todos que um dia ouvir a mensagem de boas novas e aceitar a Cristo como Senhor e Salvador. Somos todos membros de uma só família, e é desejo de Deus, o nosso Pai (Gl 3.26), que essa família cresça mais e mais. Para isso Ele conta com a sua decisão de obedecer ao seu chamado. Como aprendemos nas lições anteriores, Deus tem um plano especial para que a família seja um instrumento a fim de abençoar o mundo e, por isso, a família possui um papel bem importante na pregação da mensagem do Evangelho pelo mundo todo.

Assim como você possui obrigações dentro da sua família, a sua família tem obrigações muito importantes diante de todo o mundo para levar a Palavra de salvação, fazendo com que outras famílias sejam abençoadas noutros lugares.

AUXILIO BIBLIOLOGICO
[Gálatas 3] M.26-Todos vocês são filhos de Deus media a fé em Cristo Jesus. Paulo declara que nós já não somos mais sujeitos ao tutor, que era a lei, e isso ele conclui pelo de fato de agora todos aqueles que foram justificados pela fé 'serem filhos de Deus'. Paulo procura mostrar aos gálatas que embora antes de conhecerem a Cristo fossem escravos, Deus não levou isso em consideração, pelo contrário, em razão desse fato foi que Ele se compadeceu dos gálatas e livrou-os do poder da lei.

A utilização por Paulo do pronome 'vocês' implica numa relação direta. Todos os gaiatas são filhos de Deus 'mediante a fé em Cristo'. A fé é, pois, o meio pelo qual os gaiatas são filhos de Deus. Não separa na realização da fé, mas na fé que se acaba de mencionar como chegada. Uma vez que a fé chegou, não estamos mais sob os cuidados do tutor. Isso é o que proporcionou a fé que Paulo menciona. Foi através da fé e não da lei que os gaiatas passaram a ser o que são agora: o estar em Cristo. Fé é a nova possibilidade do homem que chegou com Cristo, possibilidade real. É um fato, independente de qualquer situação pessoal (SOARES, Germano. Gaiatas: Comentário. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp.95,96).

Conclusão
Viver em família não é urna tarefa fácil. Mas sempre que lhe parecer ser algo ruim, por conta das diferenças, lembre-se de que a sua família foi escolhida por Deus para ser a sua primeira escola, onde você aprenderá as lições da vida. Sabendo do seu papel e cumprindo o seu dever, você estará contribuindo para o bem estar do seu lar e para que o plano de Deus se cumpra em sua casa, em sua vida e no mundo.
Recapitulando
O próprio Deus ao criar a humanidade entregou algumas obrigações a serem cumpridas. Sabemos que Ele tem um plano para tudo a que criou e para a família não é diferente. É necessário saber qual é o nosso papel dentro da família e também qual é o papel da família nesse mundo.

Que o Senhor se agrada quando voltamos atrás das nossas atitudes erradas e nas colocamos prontos para obedecer, fazendo da obediência o nosso estilo de vida.

Entendemos que, assim como possuímos obrigações dentro da nossa família, ela tem em si um papel muito importante diante de todo o mundo para levara Palavra de salvação, fazendo com que outra famílias sejam abençoadas em outros lugares.

REFLETINDO
1. Na família, qual é o papel dos filhos?
R: Obedecer aos pais.
2. Qual deve ser o estilo de vida dos filhos de Deus?
R: Uma vida de obediência a Deus.
3. Que ordem foi dada por Jesus aos discípulos, que nos dias de hoje se aplica para todos os membros da família de Deus?
R: Ir pelo inundo inteiro e anunciar o Evangelho a todas as pessoas

Fonte: Lições Bíblicas de Adolescentes – 2° trimestre de 2018, CPAD – Divulgação: Subsídios EBD



 
Top