Eram dois ou apenas um endemoninhado? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Eram dois ou apenas um endemoninhado?

Mateus 8.28-34 fala sobre a cura de dois endemoninhados pelo Senhor Jesus. Já Marcos e Lucas falam que foi apenas um. Como explicar essas divergências?
Diz o texto bíblico: "E, tendo chegado à outra margem, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninha­dos, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram, que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Je­sus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? (Mt 8.28, 29).

Conforme afirmam as notas da Bíblia de Estudo Pentecostal, os primeiros três evangelhos: Mateus, Marcos e Lucas foram escritos entre os anos 60 e 65 d.C., sendo que o primeiro foi o de Marcos, e o ultimo evangelho a ser escrito, o de João, o foi entre os anos 80 a 95 d.C. Ora, como o apóstolo Mateus só começou a escrever de 30 a 35 anos depois, ele se utilizou, além de suas próprias experiências durante a sua vida seguindo o Senhor desde o seu trabalho na coletoria quando o Senhor Jesus o requisitou a segui-lo (Mt 9.9), também das informações dos que com ele viveram naquele tempo, lhe esclarecendo e fazendo lembrar os fatos que aconteceram, pois já se faziam mais de 30 anos; além do que, havia também aqueles fatos que antecederam a sua chamada por Jesus (seu nascimento, batismo, tentação no deserto etc).
 
Clique e acesse
O medico amado Lucas, por sua vez, não foi apóstolo do Senhor. Como também o evan­gelista Marcos, que não obstante ter acompa­nhado o Senhor Jesus, não está escrito que ele foi um dos seus apóstolos (Mc 14.52).

Relata-nos Lucas:
"Tendo, pois, muitos em­preendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio, para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado" (Lc 1.1-4).

Mateus, a partir de informações ou do seu testemunho pessoal, notou que havia dois endemoninhados, mas o gadreno (como sempre) foi destacado por sua fúria e ousadia macabra por falar pelo outro endemo­ninhado que o acompanhava.

Era uma legião ("muitos") que falavam, mas o transmissor era um. Podem existir muitas vozes, (Rm 15.6) mas somente uma deve ser notória, ou falar por todos; é o que lidera, e Mateus registrou este adendo.

Como frisa o Comentário Bíblico do Novo Testamento da CPAD, Mateus registra só os fundamentos simples deste exorcismo e omi­te detalhes de Marcos.

Mateus queria nos mostrar a severidade da possessão e terror de toda comunidade e a instrução que o exor­cizado recebeu de tes­temunhar às pessoas de Decápolis. Mas Mateus acrescenta que havia dois endemoninhados (Mt 9.27; 20.30).

Ao que parece, os dois outros evangelhos se centralizaram em um só endemoninhado, enquan­to Mateus se refere aos dois provavelmente para cumprir a exigência judaica de testemu­nho legal de pelo menos duas testemunhas (Dt 17.6; 19.15).

Do mesmo modo lemos que Mateus registrou que Jesus entra­ria em Jerusalém sentado numa jumenta e num jumentinho (Mt 21.5). Entretanto, Marcos e Lucas registraram que seria em um jumentinho que Jesus faria sua entrada triunfante em Jerusalém. Ou seja, havia uma jumenta e um jumentinho, mas o foco de Marcos e Lucas estava no jumentinho o qual ninguém o havia montado, e não na jumenta. Ou seja, outra vez Mateus pluralizou os deta­lhes dos seus escritos, enquanto Marcos e Lucas as individuali­zavam. Mas a importância desse acontecimento estava focalizada na entrada triunfal de Jesus cm Jerusalém.
 
No caso dos endemoninha­dos, o principal objetivo foi focalizar o poder, a libertação, e a salvação dos gadarenos pelo poder extraordinário do Senhor Jesus.

Enfim, o foco dos registros de Mateus estava na pluralidade e o de Marcos e Lucas, na in­dividualidade. Portanto, eram dois os endemoninhados, mas um notadamente se destacou.

Divulgação: Subsídios EBD | Fonte: Jornal Mensageiro da paz, Junho de 2016 - José Edson de Souza

Post Bottom Ad