Lição 12 - Bullyng


- Lições Bíblicas Juvenis – 2° Trimestre de 2018
-Tema do Trimestre: Questões Difíceis do nosso Tempo
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD
- Comentarista: Adriano Lima
LEITURA DIÁRIA
SEG. Sl 1.1: Feliz aquele que não se assenta na roda dos escarnecedores
TER. Jo 14.27: O verdadeiro discípulo de Jesus tem paz
QUT. Jo 13.34,35: O verdadeiro discípulo de Jesus é conhecido pela prática do amor
QUI. Rm 12.13: Atenda aos santos em suas necessidades
SEX. Hb 12.14: Segui a paz com todos
SÁB. Rm 12.14: Abençoai os que vos perseguem
OBJETIVOS
- Entender que o Bullymg é uma forma de violência;
- Compreender que o crente não pode aceitar ou praticar o bullymg.

REFLEXÃO BÍBLICA
"E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mc 12,313).
LEITURA BÍBLIA EM CLASSE
Mateus 24.12,13
SINTETIZANDO
O "bullying" é um tipo de violência. O Senhor Jesus é o Príncipe da faz e nós seguimos a Jesus. Portanto, não praticamos violência, mas a combatemos e promovemos a paz. Que através da graça de Deus em nossa vida venhamos a ser verdadeiros pacificadores.
 
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos a respeito do bullying. Trata-se de uma prática de violência verbal, psicológica ou física que atinge milhares de jovens no mundo todo. Embora algumas pessoas possam imaginar ser este um assunto irrelevante, sabemos do que o bullying é capaz e das desgraças que tem causado na vida de muitas pessoas. Por isso, fundamentados na Palavra de Deus, vamos conversar seriamente acerca da nossa rejeição total a essa prática, pois, como servos de Deus, abominamos toda e qualquer forma de violência contra o próximo.

Estimado professor, procure alguns livros que falem a respeito do tema. Na internet, você também poderá conseguir bons artigos. Ao iniciar a aula pergunte se algum aluno já foi vítima desta terrível prática e conversem um pouco sobre essas experiências. Mostre que o bullying é fruto de uma geração que está longe de Deus. A sociedade em que vivemos está enferma e Jesus e o único que tem poder para curá-la. Atualmente, os jovens têm muito acesso a cultura, tecnologia e ciência. Mas o que carecem mesmo é ter um encontro e intimidade real com Jesus Cristo.

1. BULLYING, O QUE É ISSO?
Esse não é um fenômeno recente. Na verdade, os especialistas concordam que o "bullying" sempre existiu, mas o primeiro que relacionou a palavra com um fenómeno foi um professor da Universidade da Noruega, chamado Dan Olweus, no final da década de 1970. O professor Dan estudou alguns casos de suicídios entre adolescentes, e descobriu que a maioria deles havia sofrido algum tipo de ameaça, e que, por isso, estava diante de um fenómeno a ser combatido.

A palavra bullying vem da Língua inglesa e significa "ameaçar", "amedrontar" ou intimidar. Esta palavra tem origem na palavra bulfy, que significa "valentão", "brigão". É uma situação que se caracteriza por agressões verbais ou físicas, feitas de maneira repetitivas por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Ainda que não possuamos uma palavra específica em português, vamos entender como humilhação, intimidação, perseguição, maltrato e opressão.

O bullying é uma prática violenta que pode acontecer em qualquer contexto social, na escola, na universidade, na família, na vizinhança, no trabalho e até mesmo na igreja. Não são poucas as vezes que presenciamos pessoas que abraçaram o compromisso com Jesus Cristo e, mesmo assim, praticam o bullying. Essa prática é a violência que mais cresce no mundo. Ou somos filhos do Príncipe da Paz e vivemos como tal, ou precisamos rever nosso compromisso com Jesus.

2. BULLYING NA BÍBLIA?
Não vamos encontrar na Bíblia a palavra bultying. No entanto, encontramos algumas atitudes de pessoas que demonstram esse termo na prática. Consideremos uma pesquisa feita pela ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência), sobre os tipos de builying mais frequentes, em que o apelido aparece em primeiro lugar com 54%, seguido da agressão com 16% e difamação com 11%. Pois bem, observem que o apelido é um dos principais tipos de builying. E de fato ninguém gosta de ser chamado por apelido, não é mesmo?

Considerando o apelido como um dos tipos mais frequentes de builying, você se lembra de algum episódio bíblico em que alguém foi chamado pelo apelido? Logo no primeiro livro da Bíblia, nos deparamos com um claro acontecimento que podemos caracterizar como builying. Em Gênesis 37.18,19, os irmãos de José, ao verem-no vindo ainda longe, disseram: "Eis que vem o sonhador" (19). A afirmação dos irmãos de José em tom de ironia e escárnio, bem como o ato violento de vendê-lo para uma caravana de ismaelitas (Gn 37.25-28) e por ter causado muitos problemas ao jovem configuram-se em builying. Felizmente, o Senhor estava com ele, dirigindo sua vida naquele momento difícil.

Dentre outras situações em que se caracteriza o builying na Bíblia, vamos destacar o episódio envolvendo Eliseu e alguns jovens. A história está registrada em 2 Reis 2.23: "Então, subiu dali a Betei; e, subindo ele pelo caminho, uns rapazes pequenos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo, sobe, calvo!" Vejam que situação inusitada essa do profeta de Deus. É bem verdade que Eliseu era careca. Mas isso não dava aos jovens o direito de zombarem do profeta. Por isso, no versículo 24 vem a consequência: "E, virando-se ele para trás, os viu e os amaldiçoou no nome do SENHOR: então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois daqueles pequenos". Este episódio nos ensina que a nossa atitude tem consequência. Como servos de Deus, qual deve ser nossa atitude diante de situações onde a violência está sendo praticada?
 
Clique e acesse
3. SOFRO BULLYING, O QUE DEVO FAZER?
Os especialistas vêm convocando a sociedade para o combate a essa terrível violência. Por isso, nos unimos a todas as pessoas de bem nessa luta. Se você é vítima, procure alguém de sua confiança (seus pais, um professor, seu pastor ou líder dos adolescentes) e converse. Não se feche, não fique sozinho nesse sofrimento. Quando estamos sendo perseguidos, precisamos de ajuda, não ë mesmo? Tenha certeza de que Deus vai usar pessoas para ajudar você.

Ao se praticar o bullying, uma pessoa está sendo desrespeitada. Assim como você, essa pessoa foi criada à imagem e semelhança de Deus. Estamos ferindo o coração de alguém pelo qual Jesus deu sua vida. Estamos magoando um filho ou filha que Deus ama.

É cada vez maior a presença de escarnecedores que vivem apelidando os outros, ofendendo e agredindo o semelhante. Somos chamados por Deus para combater a violência e não praticá-la. Somos seguidores de Jesus, O Príncipe da Paz. Devemos, portanto, promover, anunciar e viver em paz. Com Jesus e por Jesus, nos unimos na luta contra o builying.

SUBSIDIO 1
"Jesus o chamou das trevas para brilhar (Cl 1.12,13), A luz está sempre em posição de destaque, no alto (Mt 5.14). E Deus quer que você influencie, e não seja influenciado. A luz é contagiante; ela dissipa as trevas (Jo 8.12).

É isso o que Deus espera de você! Ele quer que seja firme e constante (1Co 15.58). A luz só tem valor se for permanente. Imagina uma lâmpada que pisque ou oscile o tempo todo. Deus espera que você brilhe sempre (Pv 4.18). Quanto maior a escuridão, mais brilho a luz irradia. Você é um astro nesse mundo tenebroso (Fp 2.15).

Desde o princípio, Deus separou a luz das trevas (Gn 1.1-4). Quando a luz chega, as trevas desaparecem. Não há como mesclar as duas coisas. O apóstolo Paulo disse: "não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2Co 6.14).

Como crente, você deve demonstrar a sua fidelidade diante dos homens (Rm 5.20), para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Senhor (Mt 5.15,16). Luz é sinónimo de alegria espiritual (Pv 13.9) e é importante que as pessoas do mundo vejam essa alegria em você, na escola, no trabalho, entre vizinhos ou entre parentes..." (SANCHES, Ciro, Adolescentes S/A Rio de Janeiro, CPAD, 2004, pp.107-108).
SUBSÍDIO 2
"Estou andando no conselho dos ímpios? Sempre que meus sentimentos e emoções, ou os conselhos de: amigos, impelem-me a fazer o que é , inconsistente com a Palavra de Deus, estou diante do "conselho dos ímpios". Viver fora da vontade expressa por, Deus (como registrada na Bíblia) ou,, viver segundo a orientação interior do Espírito Santo é uma questão de escolha.      

Estou me assentando na roda dos  escarnecedores? Assentar-se é uma postura que tem a ver com finalização. Recuso-me a ser perturbado; permaneço fixo em meu assento. Desprezo e ridicularizo os que buscam a vontade e os caminhos de Deus, Definitivamente, minha separação de Deus se torna tão extrema que me transformo em um crítico de Deus e dos outros - e assim me torno um ímpio (WOOD, George. Um Salmo em seu Coração. Rio de Janeiro, CPAD, 2006, pp. 9-10).

CARO PROFESSOR,
"[...] com todas as transformações em seus corpos, emoções, mentes e 'status' social, não é de admirar que os adolescentes sejam muito inibidos. Sem autoestima saudável, apta a lhes dar confiança, eles manifestam, através de suas ações, toda a incerteza dentro de si" (Lin Johson).

1. O que é "bullying"?
R: É uma situação que se caracteriza por agressões verbais ou físicas feitas de maneira repetitiva.

2. Cite um personagem da Bíblia que sofreu "bullying".
R: Eliseu.

3. Para você, o que podemos fazer para combater o "bullying"?
R: Pregar a Palavra de Deus e ganhar almas para Jesus. Também precisamos orar e nunca participar desse
tipo de violência.

4. Como seguidores de Jesus, o que devemos promover?
R: O amor e a paz.

5. O que você diria para alguém que está sofrendo "bullying"?
R: Resposta pessoal.

VEJA TAMBÉM:

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !