Como Aconselhar os Jovens? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Como Aconselhar os Jovens?

Há vários tipos de recomendações de especialistas em aconselhamento. A autorrecomendação é quando a própria pessoa procura o serviço de um conselheiro. A recomendação do professor é quando a pessoa é enviada ao conselheiro por alguma outra pessoa na igreja, como o professor da Escola Dominical. Um terceiro tipo de recomendação é quando o conselheiro vê a pessoa em dificuldades e a chama para o aconselhamento.

1. Aconselhamento aos Jovens
 Aconselhar é guiar uma pessoa em meio aos seus problemas para que obtenha um melhor entendimento do seu potencial. Aqui, estamos falando a respeito de ajudar pessoas comuns com problemas comuns. A intenção não é o aconselhamento psicológico nem terapêutico.
2. Como Realizar o Aconselhamento

Relaxamento.
A pessoa deve ficar à vontade para que possa haver
uma conversa saudável. Os primeiros minutos da situação de aconselhamento são muito importantes.

Há diversos fundamentos para o bom aconselhamento, que devem ser seguidos:



1. A pessoa deve ser informada de que o conselheiro não conhece
todas as respostas para os seus problemas, mas que examinará a Palavra de Deus para encontrar as soluções.

2. A pessoa deve ser informada de que ela e o conselheiro trabalharão juntos para solucionar o problema.

3. A pessoa deve ser informada de que qualquer pessoa que esteja
lutando para viver por Cristo terá problemas, por causa da carne, do
Diabo e do poder do mundo contra Ele.
Sintonia significa um “relacionamento caracterizado pela harmonia, conformidade, concordância ou afinidade”. Deve prevalecer uma atmosfera liberal. O conselheiro deve ter o cuidado de responder aos sentimentos de maneira a construir a confiança no adolescente, e construir a sintonia.

O conselheiro deve ter calor e entendimento, mas emoções controladas.

A Revelação não lida com a solução do problema, mas somente
com um claro entendimento do problema propriamente dito. Os conselheiros de jovens devem perceber que, muitas vezes, as pessoas trazem um problema que não é a verdadeira fonte da sua dificuldade. Portanto, não responda aos problemas “fruto” negligenciando os problemas “raiz”. Quando o conselheiro sente que entende o problema, deve determinar se a pessoa entende o problema. Perguntas, novas declarações dos fatos e apresentação de outros materiais devem ser usadas para certificar que a pessoa entende o seu problema. Quando o conselheiro sentir que a pessoa entende o seu problema, então o problema pode ser claramente declarado.

Os Resultados têm a ver com ajudar os jovens com os seus problemas.

1. Determinação das alternativas.
As alternativas podem envolver
quaisquer soluções que possam ser aplicadas ao problema. A pessoa deve entender todas as diferentes alternativas que pode escolher. O conselheiro e a pessoa aconselhada devem tentar explorar todas as soluções possíveis, antes de tomar quaisquer decisões.

2. A fase do discernimento das Escrituras.
O conselheiro não deve dar conselhos, mas deve guiar a pessoa à Palavra de Deus e a Jesus Cristo. Aqui, o conselheiro assume o papel do professor.
3. A confissão dos pecados a Deus.
A confissão do pecado é a admissão da falha naquilo que está sob a nossa responsabilidade. A purificação e a libertação da culpa e das tensões, por meio da confissão, resultam em felicidade.

4. Tomada de decisões.
Este é o ponto em que o conselheiro guia uma pessoa à Palavra de Deus e às aparentes soluções. O conselheiro deve ser advertido de que a solução deve ser a sugestão do adolescente.

As decisões são difíceis. Cada pessoa deve aprender a tomar decisões independentes de modo gradual, e precisa da ajuda do conselheiro humano, bem como do Conselheiro divino.

O problema é solucionado, da maneira como acontece na vida. O conselheiro deve orar com a pessoa, e então mapear um ataque ao problema. Pode-se fazer um planejamento diário de leitura da Bíblia, memorização das Escrituras, leitura de livros sugeridos e momentos em silêncio. O conselheiro deve avaliar frequentemente o progresso espiritual da pessoa. Resista a todas as tentações de partilhar com outras pessoas o que lhe foi dito em confidência.

Clique e acesse
Cada situação de aconselhamento pode ter uma forma diferente. Os problemas são diferentes, as circunstâncias variam e as soluções são complexas. A abordagem geral, aqui sugerida, será usada em uma situação ideal, porém não existe uma situação ideal. Ainda que essa abordagem não possa ser plenamente empregada em todas as situações, as diretrizes gerais e atitudes de abordagem podem ser usadas em todas as situações. Em algumas situações de aconselhamento, o problema é evidente, e pode-se saltar a etapa do relaxamento. Na situação seguinte, o conselheiro e a pessoa terão que dedicar atenção ao relaxamento e à sintonia. Em uma nova situação de aconselhamento, os resultados deverão receber toda a atenção.

É preciso ter em mente o objetivo, e não a técnica. O conselheiro deve se centrar na pessoa, e não na técnica. O conselheiro sensato escolherá essas técnicas na ordem necessária para conduzir uma pessoa à solução dos seus problemas e a uma adaptação à vida.


Divulgação: www.subsidiosebd.com | TOWENS, Elmer L. Enciclopédia da Escola Dominical. Um guia de referência para a sua EB.  Edição: 1ª/2017 - CPAD

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad