Lição 3 - A Natureza e a Queda

LEITURA DIÁRIA
SEG. Gn 41.30; 1 Rs 18.2 1 A natureza perdeu o equilíbrio ecológico: fome
TER. Êx 9-3: Jl 2.25: A natureza perdeu o equilíbrio biológico: pestes
QUA: Mt 27.54; Ap 16.18: O interior da terra perdeu o equilíbrio: terremoto
QUI. Mt 8.24; At 27.20: O mar e o ar perderam o equilíbrio: tempestade
SEX. 1 Sm 17.34, 35:1 Rs 13.24: Os animais irracionais perderam o
equilíbrio: ferocidade
SÁB. Mt 24.29; Ap 16.8: Os astros celestes perderam o equilíbrio: sinais nos céus"
REFLEXÃO
“De todo vacilará a terra como o ébrio e será movida e removida como a choça de noite; e a sua transgressão se agravará sobre ela, e cairá e nunca mais se levantará" (Is 24.20).
OBJETIVOS
·        Apontar os reflexos da Queda na natureza.
·        Conhecer criticamente a teoria panteísta e sua influência na atualidade.
·        Mostrar que as catástrofes naturais são decorrentes da Queda do homem.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Romanos 8.19-23
SINTETIZANDO
Deus criou um mundo pacífico e harmonioso. O leão e o cordeiro pastavam juntos. A cobra brincava com o coelho. Não havia cadeia alimentar entre animais, nem muito menos praga, doenças ou parasitas, mas existia uma perfeita simbiose (cooperação) entre fauna, flora, clima, relevo... e os seres humanos... Ate que o homem pecou e a terra foi amaldiçoada. Um dia, porém, tudo ficara como era antes. E, até lá, a natureza geme, suspira, esperando esse tempo chegar, quando Deus restaurará todas as coisas.

INTRODUÇÃO
Nesta lição veremos que, após a Queda do homem, o caos se instalou na natureza. Então, importantes alterações se processaram em nosso ecossistema, o qual apresentou diversas variações, tanto no interior da terra (ex.: terremotos) quanto no mar (ex.: tsunamis), no ar (ex.: tempestades) e no clima (ex.: excesso de chuva e seca). Além do surgimento de doenças e pragas: tudo isso como consequência do pecado e da morte. Portanto, veremos que a narrativa do Gênesis é verdadeira e atual para nós hoje.
A AULA VAI COMEÇAR!
Estimado professor, é de extrema importância que o interesse do aluno pelo assunto a ser estudado seja despertado já no início da aula. Sendo assim, selecione e leve para a sala imagens que retratem males como a fome, pestes, terremotos, tempestades etc. Essas imagens podem ser extraídas de revistas, livros ou da internet, dependendo da(s) ferramenta(s) que você, professor, tem à sua disposição. Exponha as imagens de forma gradativa, pois assim você conseguirá manter a atenção de todos até o fim da atividade. Enquanto expõe, incentive-os a comentar e pergunte. Por que todas essas tragédias ocorrem, se Deus é o Criador de todo o Universo e detém o controle da natureza? Após as respostas, ressalte que Deus fez o mundo perfeito, mas o pecado do homem teve reflexos também na natureza, que perdeu seu equilíbrio original.

1 A NATUREZA E A QUEDA
 A Queda gerou a separação entre Deus e os homens, bem como  entre os semelhantes, criados à imagem de Deus, deixando-os sem referencial na vida e, portanto, egoístas, perdidos e vazios. Como decorrência, a natureza perdeu o equilíbrio, haja vista que a terra foi amaldiçoada. Por isso agora a criação "geme e suporta angústias", até que seja "redimida do cativeiro da corrupção” (Rm 8.21,22).

1.1. Natureza: uma definição
O Pr. Claudionor de Andrade
(In Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1998, p. 220) assim define a natureza: ["Do latim natural] Conjunto das coisas criadas por Deus compreendidas na dimensão física no universo: flora, fauna, minerais, corpos celestes e o ser humano. Nesse contexto incluem-se os fenômenos da terra, dos céus e dos mares."

1.2. Exagero ecológico — o perigo do panteísmo
Os cristãos amam a natureza, mas não a adoram, como fazem os panteístas, os quais acreditam que Deus é tudo e tudo é Deus. A natureza, portanto, para eles, seria o próprio Deus. Por isso eles adoram os rios, as matas, os animais etc. Isso é profundamente contrário às Escrituras. Traços de panteísmo são vistos frequentemente em filmes norte-americanos. Eis dois exemplos clássicos: os filmes "Pocahontas” (1995) e "Avatar" (2009), nos quais se incentiva claramente o culto à natureza. O fato relevante é que, separados de Deus, muitos homens cultivam uma espiritualidade ecológica, moderna, esotérica, que afasta as criaturas, ainda mais, do Criador.

AÇÃO TÓPICO 1
Professor, uma questão que você pode trabalhar com os alunos é o aprofundamento do assunto por intermédio dos reflexos que a natureza sofreu com a Queda. Aprofunde o assunto da lição abordando a questão do desequilíbrio no ecossistema, Você pode propor uma pesquisa sobre os fenômenos climáticos como El Nino e La Nina, ou falar dos rios que sofreram um processo de poluição sistêmica e tantos outros assuntos.

2. MUDANÇA GENÉTICA
Clique e acesse

2.1. Na serpente
Como consequência do pecado, Deus amaldiçoou a serpente. Ela, doravante, rastejaria e também comeria poeira todos os dias de sua vida (Gn 3.14). Para tanto, sem dúvida, houve uma mutação no seu código genético. Assim, aquela alteração física não ficaria restrita àquela serpente, que foi usada pelo mal, mas alcançaria toda sua descendência. Por isso, hoje, todas as serpentes rastejam.

2.2. Na mulher
Se na serpente a alteração aconteceu na maneira de se locomover, na mulher a mudança se deu no sistema reprodutor (Gn 3.16). A alteração genética foi decisiva na produção de dor, por ocasião do parto. Uma mudança que, como se sabe, foi herdada por todas as mulheres. Na criação da mulher, Deus tirou uma costela de Adão e, no lugar, enxertou carne. Entretanto, como isso se deu antes da Queda, os seres humanos nascem, hoje, sem faltar nenhuma costela, o que significa que Deus não alterou o código genético do homem naquela operação.

2.3. Nos vegetais
Também nas plantas aconteceu uma mudança importante: o surgimento de espinhos e cardos, que são mecanismos de defesa contra as agressões de outros seres vivos (Gn. 3.18). Com isso, Deus estava dizendo que a natureza, dali em diante, se tornaria hostil. Espinhos e cardos seriam produzidos pelas plantas, devido à maldição que foi determinada sobre a terra, por causa do homem. A vida de comodidades infindas, que Deus tinha estabelecido para todos, não estava mais à disposição. A sobrevivência na Terra, ora amaldiçoada, seria muito difícil, como se vê até hoje.

AÇÃO TÓPICO 2
"Deus teria sido justo em determinar que a mulher sofresse dores na hora do parto como consequência pelo seu pecado?" Professor, essa questão deve levar aos alunos entender que não há respostas racionais para tudo que Deus faz. Não temos nem podemos especular o que as Escrituras se calam. O que devemos fazer é aceitar pela fé que tudo o que Deus faz é bom, lembrando que os pensamentos dEle são mais altos que os nossos (Is 55.8,9).

3. O CATIVEIRO DA NATUREZA
3.1. Natureza em escravidão O "poder destruidor"
(v.21) demonstra o ciclo de morte na natureza: nascimento, desenvolvimento, morte e decomposição.
Não se trata de evolução, nem de seleção natural, mas de degradação, de tragédia. Entretanto, temos a promessa de Deus de que a natureza será libertada “para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus".

3.2. Natureza que geme
Em decorrência desse drama, toda a natureza geme e sofre (Rm 8.22), como se fosse prisioneira em uma masmorra e estivesse olhando entre as grades, para o horizonte, esperando o momento da chegada do seu libertador, que a levará, de volta, “para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus". Assim, esse gemido das dores, do "trabalho de parto" da natureza, traz consigo um suspiro de esperança, e não de desespero.

3.3. Natureza que espera
A natureza que, com uma estrela, "aplaudiu" o nascimento do Filho de Deus... que protestou, com veemência, quando da morte de Jesus (Mt 27.45.51-53) ressurgirá, por fim, em harmonia e para sempre, quando o Pecado for vencido e o Universo for, mais uma vez, inundado pela glória de Deus.

AÇÃO TÓPICO 3
Geralmente as pessoas perguntam “onde estava Deus quando uma tragédia acontece?"; “Então, o mundo seria um lugar amaldiçoado? Quem foi o responsável por isso acontecer?" Com tais perguntas, os alunos serão instigados a compreender que, devido à desobediência, o homem foi o responsável por viver em um ecossistema em desequilíbrio. Neste sentido a pergunta certa seria: “Onde estava o homem?"

Para concluir, pergunte: “Será que existe a possibilidade de a natureza voltar ao seu estado inicial, ou seja, como era antes da Queda?" Professor, esta pergunta deve ser colocada à classe com o objetivo de inculcar nela palavras de esperança sobre o futuro, pois Deus prometeu criar novos céus e nova terra (Ap 21.1-8). E, por isso, a vida cristã, apesar de estar imersa num mundo caído, ela prossegue na firme esperança de restauração total.

SUBSÍDIO 1
“A razão por que se diz que a criação antecipa a revelação dos filhos de Deus é explicada no versículo 20: 'A criação ficou sujeita à vaidade'. A palavra 'vaidade' (...) indica que a criação não podia cumprir seu propósito original. (...) O propósito original da criação foi torcido pelo pecado de Adão e Eva (Gênesis 3-17,18). A consequência da introdução, na criação, do elemento estranho do pecado foi que o mundo caiu em 'servidão da corrupção' (Rm 8.21). Quem sujeitou a criação a esse estado de vaidade, ao mesmo tempo em que também dava a razão da esperança, foi Deus. Quer dizer, com a maldição - 'maldita é a terra por causa de ti’ (Gn 3.17) - veio a promessa da derrota de Satanás - ‘esta te ferirá a cabeça’(Gn 3.15). O tema da esperança vem à tona novamente em Rm 16.20.

Nesse entretempo, a terra geme 'com dores de parto até agora’ (v.22). A imagem de dores de parto, usada em outros textos bíblicos para descrever as condições dos últimos dias (Mt 24.8; Jo 16.21), é metáfora engenhosa porque transmite a sensação da dificuldade dos dias atuais e a esperança de que há um fim definido em mira (...)
Como o mundo inanimado, eles (os salvos) gemem enquanto esperam o fim desta era e consumação plena da seguinte. Gemer expressa profundo desejo pelo cumprimento das promessas de Deus (ARRINGTON, French L.; STONSTAD, Roger (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 2.ed, Rio de Janeiro: CPAD, 2004. pp.871,72).


SUBSÍDIO 2
A Criação de Deus era realmente muito boa?
(...) Para ser muito boa, a criação de Deus não devia ter mancha, defeito, doença, sofrimento nem morte. Não era a "sobrevivência dos mais aptos". Os animais não caçavam uns aos outros, e os dois primeiros seres humanos, Adão e Eva, não matavam animais para alimento. A criação original era um belo lugar cheio de vida e de alegria na presença do Criador.

Tanto os homens quanto os animais eram vegetarianos na época da criação. Em Gênesis 1.29,30, o Senhor diz: 'Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda a árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento. E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda erva verde lhes será para mantimento'.

Essa passagem mostra claramente o que era muito bom na criação de Deus, os animais não comiam uns aos outros (por isso, não havia animal morto) uma vez que Deus permitiu a Adão, a Eva e aos animais que comessem apenas as plantas. De acordo com Gênesis 9.3. só depois do Dilúvio global da época de Noé - 1.600 anos depois - foi que o homem teve permissão para comer carne" (HAM, Ken. Criacionismo: verdade ou mito? Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp.342.43).

CARO PROFESSOR, um dos objetivos da Lição de hoje diz respeito a analise crítica da influência do panteísmo na atualidade. Você pode propor que todos se reúnam na residência de um deles, durante a semana ou em um sábado, para a realização de debate, dividindo a classe em dois grupos, quando eles poderão analisar criticamente a influência da teoria panteísta nos movimentos ecológicos, nos filmes, nas religiões esotéricas etc. Se possível, promova um lanche nessa programação. Isso trará uma motivação extra. Professor, é imprescindível a sua participação nessa atividade.

PARA CONCLUIR
Como vimos, nosso planeta foi abalado profundamente pelo pecado. Está escrito “a terra cambaleia como um bêbado (...); tão pesada sobre ela é a culpa de sua rebelião (...)!" (Is 24.20 - NVI). Pedro disse que estamos aguardando um novo tempo (2 Pe 3.13) e João viu isso se concretizar (Ap 21.1). Nessa expectativa, a natureza geme, suspirando por novos tempos de justiça, os quais, Jesus Cristo, nosso Redentor, tornará realidade (At 3.20,21).

HORA DA REVISÃO
Encontre no quadro de letras embaralhadas as palavras correspondentes às dicas abaixo, as quais podem ser achadas no sentido vertical ou horizontal.
1. Perdeu o equilíbrio com o pecado.
2. Filosofia que defende que Deus é tudo e tudo é Deus.
3. Animal que sofreu mutação genética.
4. Foi amaldiçoada por causa do pecado do homem.
5. Jardim de Deus.
OAGYOYQUAXFATMECBPAFKMT PYTBPANTEISMOFZQIWNEUXE ADKC XJZASWKOEGZC PAZRR PSASERPENTECZFWDVBNTXR NATURFZAMCJOTGI CNIOUTRA

- Lições Bíblicas Juvenis – 3° Trimestre de 2018 | Data da Aula: 1° Julho de 2018
- Assunto do Trimestre: QUEDA E REDENÇÃO
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !