Lição 6 - A Promessa de um Redentor

LEITURA DIÁRIA
SEG. Is 59.2: O Senhor virá como redentor
TER. Jó 19.25: O Redentor está vivo
QUA. Jr 14.8: O Redentor na angústia
QUI. Sl 49.8: Não há dinheiro que pague a redenção
SEX. Rm 3.24; Ct 1.14: Jesus é nosso Redentor
SÁB. 1Tm 2.6: Jesus pagou o preço

REFLEXÃO
“A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” (At 10.43).
OBJETIVOS
Explicar o conceito de Redentor.
Narrar a trajetória da descendência da mulher.
Conhecer a promessa de um Redentor na história.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Gênesis 3.15; Mateus 1.18-25
SINTETIZANDO
A história da redenção é maravilhosa! Ainda que tenha começado de maneira tímida, e até melancólica, com a Queda. Mas ali no Éden, diante do medo de morrer, Adão e Eva ouviram Deus prometer que escreveria um novo capítulo. Ele enviaria um Redentor, o qual pagaria o preço pelo pecado do primeiro casal e, ademais, destruiria a malvada Serpente. Por causa disso, a descendência da mulher sofreu enorme perseguição de Satanás, a antiga Serpente. Mas Deus guardou a geração da mulher, pois dali nasceria o Salvador Jesus.
INTRODUÇÃO
Ao prometer um Redentor no livro do Gênesis (Gn 3.15), Deus não falou muito, apenas o suficiente. Não disse quando nasceria, como, onde, nem fez nenhuma promessa específica. Afinal, Deus não diz tudo de uma só vez. Com o passar do tempo, outros detalhes foram surgindo na história. O Redentor nasceria em Belém. Sua mãe seria uma virgem. Viveria na Galileia. Seria cheio do Espírito Santo. Morreria crucificado, mas ressuscitaria no terceiro dia.

A AULA VAI COMEÇAR!
Professor, no final da aula passada, foi solicitado aos alunos que trouxessem hoje testemunhos de pessoas a quem Deus fez promessas e que, após o período de espera, viram o seu cumprimento. Os relatos poderiam ser extraídos da internet ou, ainda, conseguidos por meio de entrevistas com familiares, amigos e/ou membros da igreja.

Introduza a aula pedindo aos alunos que relatem tais testemunhos. É interessante que você também conte um testemunho pessoal. As histórias contadas produzirão confiança no coração dos alunos. Pergunte se algum deles tem promessa de Deus, e estimule-os a lançar sobre Ele toda a ansiedade, porque, independente do tempo
de espera, o Senhor vela para cumprir a sua palavra (Jr 1.Í2). Ressalte que hoje a aula trata de uma extraordinária promessa feita por Deus lá no Éden e que se cumpriu, depois de muitos anos, com a vinda de Jesus, nosso Redentor.

1. UM POUCO DE HISTÓRIA
1.1.   A expectativa da morte imediata
Deus havia dito que se Adão e Eva comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente morreriam (Gn 2,17). Não se tratava apenas da morte espiritual, mas de morte física mesmo. E Adão e Eva sabiam disso. Por isso, depois da Queda, eles a esperavam imediatamente, Mas isso não aconteceu! Por quê?

1.2. Um brilho da Graça de Deus
A graça de Deus reluziu naquele jardim, agora sombrio.
Em vez de fulminá-los fez-lhes uma extraordinária e animadora promessa. Nasceria um Redentor que esmagaria a cabeça da serpente. Seria a revanche da Criação. Não viria pelas mãos do Próprio Deus (Fl 2.6,7) em sua forma original (onipotente, onipresente...), seria muito fácil.

O inimigo seria destruído por um descendente do frágil casal Limitado pelo tempo, espaço e matéria, Ele seria 100% homem e
100% Deus. O Senhor não revelou todo o segredo, mas garantiu o triunfo final da humanidade. Redenção à vista!

1.3.   Mas, o que é um redentor?
É o indivíduo que torna a ficar na “posse” de uma pessoa ou coisa, que havia sido vendida. Esse tipo de “resgatador" era bastante comum na antiguidade, em Israel. A Bíblia fala, por exemplo, da redenção de terras, casas e pessoas (Lv 25.23.24.29,48; 27. 9-27). O redentor tira a pessoa, ou coisa, das mãos do outro que a adquiriu legalmente. Não se trata de roubar algo, de tomá-lo à força, mas readquiri-lo. Redenção, portanto, é um ato de justiça, não de força.
 
Clique e acesse
2. CARÊNCIA DE UM REDENTOR
2.1.   Por que um redentor?
A situação de Adão e Eva era muito complicada. Ajustiça de Deus exigia a morte deles, (Ez 18.20). O preço de um resgate precisa ser equivalente e “não há dinheiro que pague a vida de alguém" (Sl 49.8 NTLH), Havia, então, a necessidade de derramamento de sangue, deles ou de outro, em substituição. O Senhor, então, sacrificou um animal e com a sua pele fez roupas para eles. Mas não foi só isso. Deus já havia providenciado um plano muito maior, no qual estava incluída uma eterna redenção. A Bíblia diz que o Cordeiro foi morto (pagou o preço) desde a fundação do mundo (Ap 13.8). Ou seja, antes de Adão ser criado, na presciência de Deus, Jesus “já havia sido sacrificado", para redimir a humanidade.

2.2.   Deus sabia o que fazer
O Senhor sabia sobre a Queda, antes de acontecer. E por que o Senhor não impediu? Porque era necessário que o homem tivesse liberdade de escolha — a única maneira de garantira existência de um relacionamento genuíno entre criatura e Criador. Dessa forma, logo após o pecado, Deus falou sobre o Redentor... Ele nasceria de uma virgem, milhares de anos depois, mas sua morte resgataria, com efeito retroativo, todos os que estavam perdidos.

3. A DESCENDÊNCIA DA MULHER
3.1.   Uma descendência perseguida
A “Serpente" sempre perseguiu os descendentes da mulher, desde o primeiro — Caim. Talvez a “Serpente” acreditasse que Caim seria aquele que Lhe destruiria. Não era. Mas a perseguição do mal, contra a semente da mulher, prosseguiu. Abraão, Isaque, Jacó, Davi... todos sofreram as mais terríveis tentações. O mal sempre buscou destruir a semente santa da mulher (Jo 10,10), mas seus esforços foram em vão.

3.2.   Uma descendência protegida
Deus sempre protegeu a descendência de Eva. Nos momentos mais difíceis, o Senhor preservou uma semente santa da mulher, para dali nascer o Redentor. A família de Jacó, por exemplo, para não morrer de fome, foi sustentada por Deus no Egito, José disse: "Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês” (Gn 45.5 — NTLH). Quando, tempos depois, o Faraó egípcio quis destruir o povo da promessa, Deus levantou Moisés. Eles saíram do Egito com muitas riquezas e passaram em seco e a pé pelo meio do mar. Deus os conduzia pelo caminho. Haveria de nascer um Redentor dentre eles. Durante toda a história, o Senhor os guardou, preservando uma geração real, da qual nasceria o Redentor Jesus, na estrebaria em Belém.

3.3.O que os profetas falaram?
Todos os profetas falaram sobre a vinda do Redentor (At 10.43). As profecias são abundantes em toda a Bíblia. Mencionaram o Lugar do nascimento do Redentor (Mq 5.2) — Belém. Falaram sobre a estrela que brilharia, por ocasião da chegada do Redentor (Nm 24.17), Quem seria sua mãe — uma virgem (Is 7.14). O lugar onde Ele viveria (Is 9.1,2) — Galileia. Como seriam seus modos (Is 42.1-4). seus milagres (Is 35.5.6) e o seu ministério (Is 61.1-3). Enfim, até como seria a sua sepultura (Is 53.9) — com os ricos, dentre muitos outros aspectos.

3.4. O Redentor Prometido.
 “Quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana...” (GI 4 4 — NTLH). Numa noite, em Belém, na Judeia, o Filho de Deus, o Redentor, nasceu. Era o Deus Conosco, o Emanuel prometido, nascido de uma virgem (Is 7.14), para levara humanidade, novamente, para a comunhão com Deus.

SUBSÍDIO
Redentor.
Apenas uma palavra hebraica é traduzida como “redentor" na versão KJV em inglês, a forma participial go'el. (...) O significado essencial da palavra go'el, como indicado pelo uso do verbo correspondente, inclui todos os tipos de ação em que as pessoas ou propriedades eram recompradas e restauradas da alienação à sua própria posição e relacionamento.
Em cada caso no qual o substantivo verbal go’el é traduzido como “redentor”, Deus (às vezes especificamente o Messias) é o Redentor referido; e sempre em suas atividades salvadoras, protetoras e preservadoras. (...)

A Septuaginta (LXX), por diversas vezes, traduz go'el como Lutrotes ou alguma forma da mesma raiz, indicando o pagamento de um resgate. Em oito passagens em Isaías, a palavra é traduzida como ruomenos ou alguma forma relacionada, significando alguém que resgata. Na única passagem do NT onde go’el é traduzido diretamente (Rm 11.26,27; a partir de Is 59.20,21), o apóstolo Paulo utiliza o termo ruomenos, que apresenta o Messias como aqueLe que resgata. A partir do uso que Paulo faz da palavra equivalente a “resgate” em Romanos 7.24, bem como do uso comum no NT dos termos “resgate” (Mt 20.28) e “redenção" (Hb 9.12), fica claro que Cristo, como nosso Redentor, é aquele que faz a expiação pelos nossos pecados”. (PFEIFFER, Charles F„ VOS. Howard F„ e REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.1656).

CARO PROFESSOR, as lições desta revista possuem um elo que as une, sendo difícil para um aluno compreender a lição atual se não tiver conhecimento da anterior. Se ele ficar muito calado em sala, não é um bom sinal. Assim, estimule-os a perguntar, discordar, complementar, sugerir e exemplificar. Essas lições são importantíssimas para o desenvolvimento da fé cristã de todos os alunos, mas principalmente para aqueles que farão curso superior.

PARA CONCLUIR
Como vimos, a promessa da vinda do Redentor trouxe uma grande batalha durante a história. O inimigo, buscando destruir a raça humana, mas Deus sempre a guardando. O projeto de Deus, sob o olhar humano, tem tudo para dar errado, mas sempre dá certo.

HORA DA REVISÃO
1. Como o Criador concebeu a “revanche da criação”?
Nascera um Redentor, que esmaga- ria a cabeça da serpente. Não viria pelas mãos do próprio Deus (Fp2.6,7) em sua forma original (onipotente, onipresente..), seria muito fácil O inimigo seria destruído por um descendente do frágil casal.
2. Quem protegeu a descendência da mulher?
Deus.
3. Qual o nome do lugar em que o Redentor nasceu?
Belém
4. Como se chama o indivíduo que retoma a posse de uma pessoa ou coisa que foi vendida?
Redentor

5. Segundo a Bíblia, qual a consequência para a “alma que pecar"?
Morte

- Lições Bíblicas Juvenis – 3° Trimestre de 2018 | Data da Aula: 5 de Agosto de 2018
- Assunto do Trimestre: QUEDA E REDENÇÃO
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !