A aula da Escola Dominical para adultos

A aula da Escola Dominical para adultos pode ser uma das ferramentas mais eficazes disponíveis hoje em dia para o alcance da igreja. Quando usada de maneira apropriada, ela se aproveita de princípios inerentes do crescimento da igreja. Os membros da aula para adultos, implementando o princípio homogêneo, podem trazer novas pessoas à igreja, fazendo com que seja possível que os visitantes respondam a Cristo com menos barreiras a cruzar. Os membros da classe podem aplicar o evangelismo em rede para trazer seus amigos e parentes a Cristo. Quando os não salvos visitam a classe com um amigo, passam pela porta lateral do evangelismo. A classe também pode anunciar, e assim os visitantes virão pela porta frontal do evangelismo.

Como Melhorar a Aula Bíblica para os Adultos

1. O professor deve dar à aula grande prioridade espiritual.
O sucesso de qualquer aula está no compromisso de seus líderes em
(a) alcançar, (b) ensinar, (c) conquistar e (d) amadurecer os adultos em seu relacionamento com Jesus Cristo. O professor deveria fazer desta a sua primeira prioridade na obra do Senhor. Isso quer dizer que o professor não deveria colocar as suas responsabilidades de cantar no coro ou de sua participação no comitê acima da aula. Para os professores casados, a liderança da classe normalmente deve envolver marido e mulher.

2. A mesma sala deve ser usada todas as semanas.
Uma sala de aula deve ser familiar para estabelecer a comunhão. É muito mais difícil construir a frequência de comparecimento se for usada uma sala diferente a cada poucos meses.

3. Consiga que os membros ajudem a decorar a sala.
 A comunhão íntima e próxima é construída por meio dos projetos de classe. Um dos melhores projetos para promover a coesão do grupo é melhorar a sala, com papel de parede, novas cortinas ou pintura das cadeiras. Essas atividades fazem uso adicional de talentos na sala de aula. Alguns adultos, por exemplo, trabalharão diligentemente para melhorar as instalações, mas esses mesmos adultos se sentirão inadequados para fazer um chamado evangelista ou para aconselhar pessoas com problemas espirituais.

4. Conduza encontros regulares para oração nas aulas.
Deus ouve a oração coletiva. “[...] se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus” (Mt 18.19). Da mesma maneira como uma igreja cujos membros oram juntos progride, também uma classe de Escola Dominical que realiza reuniões regulares de oração conquistará vitórias espirituais na vida dos seus membros. Talvez um café da manhã mensal, em uma manhã de sábado, para oração, ou um período de oração em sala antes da visitação, fosse eficaz.
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5. Sirva ao Senhor como uma classe.
Da mesma maneira como os projetos da classe fortalecem a unidade da classe também o serviço espiritual fortalecerá os indivíduos. A classe deve aprender que “somos cooperadores de Deus” (1 Co 3.9). Servir juntos é algo que pode começar com trabalhos tangíveis, como pintar, dobrar boletins, ou atividades de manutenção e limpeza da igreja. Outro tipo de projeto pode ser arrecadar dinheiro para missionários, entregar jornais ou cartazes da igreja, conduzir reuniões em uma missão de resgate, ou visitar a casa de um idoso.

6. Dê à classe um nome característico.
Os membros se identificarão mais prontamente com a classe se ela tiver uma identidade exclusiva. Além disso, os potenciais membros acharão a classe mais agradável. Escolha um nome para a classe que inclua o seu grupo etário, a sua missão ou propósito, a sua localização geográfica — ou um nome com que concordem todos. Um concurso para escolher um nome nem sempre produz um nome que reflita o propósito e a existência da classe.
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7. Escolha um logotipo para a classe.
Da mesma maneira como uma igreja pode usar uma imagem do seu templo ou um lema no seu boletim, escolha um símbolo para identificar a classe. Como exemplo, uma classe para jovens adultos solteiros intitulada “Visão de Solteiros” usava o logotipo de um homem e uma mulher em pé, sobre um monte, olhando para o futuro.

8. Escolha um lema para a classe.
Da mesma maneira como uma igreja usou o lema “Vale a pena dirigir até lá”, uma classe poderia usar um lema como “Onde a Bíblia é ensinada e a comunhão é conquistada”.

9. Crie um papel de carta e envelopes especiais.
Eles poderão ser usados em ocasiões em que cartas ou folhetos serão enviados aos membros da classe. Em algumas ocasiões será usado o papel de carta da igreja, ao passo que, em outras, a classe deve ter o seu próprio papel de carta, que concentra a atenção na classe.

10. Distribua um jornal ou um periódico da classe.
Deve haver uma comunicação regular com cada membro, semanalmente, mensalmente ou a cada dois meses. Alguns membros não comparecem regularmente, de modo que um jornal da classe os manterá informados de atividades e será um lembrete constante para que eles compareçam à aula. Se a composição do texto e a impressão de um jornal forem caras, há maneiras baratas de imprimir um jornal ou um periódico da classe. Um computador pode ser usado para a composição do texto, e talvez uma copiadora imprima cópias suficientes para uma classe com poucos membros. As papelarias têm conjuntos especiais de letras para mesclar cabeçalhos e títulos.

Pelo menos cinco tipos de conteúdo deveriam aparecer nos jornais da classe. Em primeiro lugar, notícias a respeito de eventos futuros; em segundo lugar, o nome dos visitantes às aulas; em terceiro lugar, os projetos de classe; em quarto lugar, estatísticas como comparecimento, ofertas, número de visitantes; e, em quinto lugar, um breve incentivo por parte do professor.

11. Escolha líderes e trabalhadores.
Cada classe deveria ter um presidente que cuidasse dela. Em algumas classes, ele é chamado de líder da classe ou diretor da classe. O presidente da classe é diferente do professor, cuja principal responsabilidade é o ministério da Palavra de Deus. A classe também precisará de um secretário/tesoureiro (uma ou duas pessoas, dependendo do tamanho da classe). Uma pessoa pode servir como vice-presidente, com duas ou três funções. Ou as funções podem ser divididas entre três pessoas, chamadas primeiro vice-presidente, segundo e terceiro. O primeiro vice-presidente seria encarregado de alcançar as pessoas, e da visitação. O segundo vice-presidente estaria encarregado de atender às necessidades da classe. Isso envolve visitar os doentes, acompanhar os ausentes e lidar com necessidades especiais. O terceiro vice-presidente deveria lidar com a publicidade e os anúncios, tanto do alcance de evangelização como de eventos especiais.

12. Equilibre evangelismo e educação.
Algumas classes de adultos têm forte alcance em evangelização, mas são fracos em educação. Como resultado, alguns membros da classe deixam a igreja, entorpecendo a eficácia da conquista de sua alma. Por outro lado, algumas classes são fortes na promoção da “nutrição” e educação, com um intenso programa de ensino da Bíblia e uma concentração na vida devocional. As duas coisas são boas e necessárias, mas o segredo para uma classe bem-sucedida é o equilíbrio. O Inimigo adoraria conseguir que uma classe de Escola Dominical para adultos enfatizasse uma das duas coisas, excluindo a outra, e minando, desta maneira, o seu ministério.

13. Vincule membros ao culto de adoração.
Algumas classes fortes de adultos se afastam da igreja local; algumas até mesmo romperam a comunhão com a igreja em que nasceram. Isso acontece porque os membros vêm à Escola Dominical, mas negligenciam a igreja. Às vezes, todos os dízimos e ofertas chegam à classe, e não à igreja. Em outras ocasiões, os projetos de classe têm prioridade sobre o alcance da igreja local. Estabeleça uma relação de “ambas/e”. Cada membro da classe deve ser um membro da igreja e também da Escola Dominical. O antigo adágio ainda é verdadeiro. “Os que vêm à Escola Dominical devem ficar para o culto, e os que vêm para o culto devem chegar cedo o suficiente para a Escola Dominical. Há um lugar para que ambos estejam em ambas as coisas; e, se ambos não estiverem em ambas, há algo errado com ambos”.

14. Use um data show.
Os adultos aprendem de maneiras confortáveis e familiares. Os adultos, de maneira geral, vivem em uma era eletrônica. Eles aprendem com recursos de ensino que se conectam às paredes. Portanto, use o data show, uma ferramenta prática e disponível, para transmitir a Palavra de Deus. O data show permitirá que o professor prepare perguntas, esquemas, citações e versículos das Escrituras, antes das aulas. Além disso, é possível projetar diagramas, quadros e imagens, para instrução e aplicação.

15. Concentre-se nas necessidades.
Uma coisa é ensinar a Bíblia, mas é algo totalmente diferente aplicar a Bíblia às necessidades dos membros da classe. Para fazer isso, o professor deve conhecer as necessidades dos membros da classe. Quando ele faz perguntas, e dá aos outros uma oportunidade para que se expressem, fica sabendo qual é a condição espiritual dos membros.

16. Certifique-se de que haja alguém à porta, para receber todos os membros da classe quando chegam. Essa pessoa poderia estar sentada junto a uma mesa, para assinalar a lista de presença, para encontrar novos visitantes, para criar um ambiente amistoso para as pessoas quando entram na sala de aula.

17. Defina objetivos para novos visitantes.
Todos percebem que deveriam trazer amigos à Escola Dominical, mas muitas pessoas se esquecem de convidá-las. Portanto, promova um “domingo de objetivo”, em que todos serão responsáveis por trazer um amigo. Para conseguir 100% de cooperação, peça que cada pessoa diga o nome da pessoa a ser convidada duas semanas antes do domingo do objetivo. Então, os alunos deverão orar por essa pessoa, escrever uma carta-convite especial, ou fazer um convite especial por telefone. Essas pessoas, que serão os objetivos específicos, e que receberam convites específicos, usualmente comparecerão.

18. Faça com que a aula seja amistosa.
Muito frequentemente, a Escola Dominical é considerada um lugar monótono e uma hora enfadonha na manhã de domingo. Somente os que estão no comando podem mudar essa atitude. Se decidirem ser amistosos, a classe será receptiva aos visitantes e aos novos membros.

Esses vinte passos não garantem crescimento, pois o crescimento eterno vem de Deus. Mas, se esses vinte passos forem seguidos, Deus poderá honrar os seus esforços e fazer com que a escola cresça espiritualmente, além de numericamente.
Divulgaçãowww.subsidiosebd.com | TOWENS, Elmer L. Enciclopédia da Escola Dominical. Um guia de referência para a sua EB.  Edição: 1ª/2017 - CPAD

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