O cuidado com alunos idosos na Escola Dominical


A maior agência de ensino do Evangelho sobre a face da terra precisa estar atenta às mudanças vivencidas pela sociedade, pois só assim poderá compreender melhor as necessidades de cada seguimento.

De acordo com dados do IBGE - Instituto Bra­sileiro de Geografia e Estatística, a expectativa de vida do brasileiro aumentou 30 anos de 1940-2015, saindo de 45 para 75 anos de vida. Ainda segun­do o Instituto, "o número de idosos dobrou nos últimos 20 anos no Brasil (...) e irá quadruplicar até 2060 . Neste sentido, acompanhando as mudanças sociais, em 2003 o Governo Federal publicou a Lei 10.741/03, criando assim o Estatuto do Idoso. Para fins deste Estatuto idoso é a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos de idade. Em razão do constante aumento da expectativa de vida, recentemente a Lei recebeu uma alteração que visa dar prioridade, dentre os idosos, àqueles que contam com 80 anos ou mais, evidenciando que mais brasileiros têm chegado a esta idade: Art. 3°, § 2°: "Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos."
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E
ssa mudança radical observada no Brasil nas últimas décadas com certeza traz consequências para a Igreja, pois dentre esses idosos muitos são alunos da Escola Dominical e outros podem ser alcançados pelo Evangelho, ainda que na velhice.

Daí a Escola Dominical ter que refletir suas ações para atender integralmente esses alunos.

As páginas do Novo Testamento mostram que o apóstolo Paulo distinguia na igreja as viúvas idosas, as quais deveriam receber tratamento diferenciado entre os santos. Aconselhando o jovem pastor Timóteo sobre o cuidado com várias classes de pessoas na igreja diz Paulo: "Nunca seja inscrita viúva com menos com sessenta anos de idade..." (1 Tm 5.9). Assim, dentre outros critérios para assistências às viúvas estava justam ente a idade, pois já naqueles dias havia plena ciência de que o avançar dos anos molda em muitos aspectos o ser humano.

No que diz respeito à Escola Dominical, atual­mente há um cuidado especial com as crianças, e dentre estas o currículo prevê várias subdivisões para atendimento especializado às necessidades do aluno, o qual está em constantes mudanças em decorrência do avanço da idade rumo à vida adulta. Com os idosos o pensamento não pode ser diferen te, pois tendo já vencido a infância, juventude e o ápice do vigor na vida agora encontram-se noutra etapa, em cujas expectativas e realidade são necessariamente amoldadas aos contortos dos mais de 60 sessenta anos vividos.

Entretanto, quanto à Escola Dominical "será que tem se preparado para atender a um grupo que tende a crescer no Brasil?" O questionamento corretamente levantado pelo pastor César Moisés se dá em razão de que, como já dito, esse grupo de pessoas também têm necessidades específicas, como por exemplo:

1) Ajustar-se à aposentadoria;
2) Encontrar novas maneiras de ser útil;
3) Entender programas de aposentadoria disponíveis no mercado;
4) Adaptar-se a uma renda reduzida;
5) Aprender a viver sozinho;
6) Relacionar-se com os netos;
7) Entender o processo de envelhecimento;
8) Conservar a moral alta;
9) Manter a boa aparência pessoal;
10) Preparar-se para a morte.

Em regra esses itens sintetizam as maiores ne­cessidades dos idosos e a ED deve levar isto em conta para que o aluno seja devidamente atendido por meio das ministrações das lições bíblicas.

SAIBA MAIS:

Proposta para criação de uma nova classe.

1) O primeiro passo para implementação do atendimento especializado ao grupo de pessoas da melhor idade é avaliar a relação de alunos matriculados na ED e listar todos os que possuem idade igual ou superior a 60 anos de idade (se for conveniente pode-se flexibilizar levemente a regra da idade). Aqui é importante avaliar: A quantidade de alunos permite a criação de uma nova classe?

Há alunos homens e mulheres suficien­tes para criação de duas classes?

2) Em seguida deve ser avaliado se há espaço físico disponível e adequado. O acesso à sala de aula deve ser um facilitador e não impedimento para o aluno frequentar a ED. Deve-se priorizar espaço para sala de aula no térreo, bem ventilado e bem iluminado, evitando-se escadas e pisos escorregadios.

Sugere-se ainda, que a sala conte com materiais de primeiros socorros, aferidor de pressão arterial e outros, além de pessoa apta a manuseá-los, pois há notícias d e incidentes com alunos.

3) Um dos pontos mais importantes é a seleção do professor.

Seja em classe voltada para homens ou mulheres idosos o (a) professor (a) não deve ser muito jovem, pois há necessidade de certa experiência para compreender melhor os anseios dos alunos. Se possível, sugere-se que o (a) professor(a) seja da mesma faixa etária ou próxima, pois neste caso a identificação entre professor e aluno seria mais um facilitador do ensino; necessário ainda que seja idôneo, tenha bom testemunho da igreja, seja um estudioso das Sagradas Letras e apto para ensinar. É necessário observar ainda que o ritmo das aulas deve ser adaptado aos anseios da classe.

Não será raro encontrar alunos nessa faixa etária que não sabem ler fluentemente, ou mesmo analfabetos; alguns com mais dificuldade na articulação dos argumentos e exposição de suas ideias, outros com a visão debilitada etc. Tudo isto deve o professor levar em conta a fim de que o aluno possa progredir no aprendizado e sentir-se acolhido pela ED.

Muitos idosos são vigorosos e atuantes na casa do Senhor (SI 92.14). Mas, por outro lado, pode ser que algum membro da igreja, de idade avançada, não frequente a Escola Dominical em razão de problemas de saúde que o impeça de locomover- -se até ao templo. O professor, juntamente com a classe, pode avaliar isto, e se constatado que algum irmão em Cristo está impossibilitado de frequentar a ED deve receber visitas regulares e ensino, se possível, pois certamente esta limita­ção física já traz consequências emocionais e a demonstração de afeto por parte dos integrantes da Escola Dominical pode ser verdadeiro bálsamo na vida do idoso.
 
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CONCLUSÃO
A maior agência de ensino do Evangelho sobre a face da terra precisa estar atenta às mudanças vivenciadas pela sociedade, pois só assim poderá compreender melhor as neces­sidades de cada seguimento, adequando-se e criando novas estratégias para o sucesso no ensino bíblico. Neste aspecto repousa sobre a Escola Dominical a obrigação de atender, com excelência e qualidade aos idosos, os quais têm muito a aprender ainda, mas também muito a ensinar com sua larga experiência.

Reverberação: Subsídios EBD | Rev. Ensinador Cristão, N° 75| Artigo: João Paulo da Silva Mendes


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