O desenvolvimento de habilidades e competências - Subsídios Dominical

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A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

O desenvolvimento de habilidades e competências

“O Papel do professor no desenvolvimento de habilidades e competências”.
Muito do que acontece em sala de aula, no tocante ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, vêm da capacidade do professor em mediar aluno e conteúdo a ser lecionado. Para tanto é necessário que os saberes ministrados estejam articulados com os métodos mais adequados para que o aluno compreenda a proposta de ensino.

E a partir de ações bem planejadas pelo professor que os resultados aparecem na aprendizagem. Tais ações têm como finalidades que o aluno desenvolva capacidades de assimilar os conhecimentos que estão sendo transmitidos e aplicá-los de acordo com a sua realidade.

Além disso, a ação docente tem o poder inovador de desenvolver habilidades e competências nos alunos. A escola institucional não é mais a mesma, tendo em vista as mudanças ocorridas nas sociedades, seguida pelas inovações tecnológicas. Neste contexto o professor precisa se atualizar, compreendendo a necessidade de adquirir novos conhecimentos e do uso de recursos mais modernos em sua prática docente.

O exercício da função professor exige comprometimento com as qualificações necessárias para o aperfeiçoamento do trabalho docente. Não basta apenas conhecer as Escrituras Sagradas, é preciso dominar as metodologias as de ensino disponíveis. Como discorre o apóstolo Pedro, “antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pe 3.18). Por esse motivo, é tão importante discutir a formação do professor, inclusive a sua prática docente nos espaços da Escola Dominical.

O papel do professor na predileção de conteúdos didaticamente assimiláveis
A reflexão sobre os aspectos que envolvem o papel do professor na aprendizagem tem como uma de suas prioridades a seleção criteriosa de conteúdos que sejam didaticamente assimiláveis. E preciso haver proximidade entre os conteúdos ministrados e a realidade concreta da classe. Para tanto, as práticas docentes precisam estar integradas no que diz respeito ao planejamento, cujo teor tenha como finalidade que o professor auxilie o aluno a desenvolver as habilidades, isto é, as qualidades que correspondam ao conhecimento de que está tendo acesso.

No momento em que ocorre o processo de ensino-aprendizagem o aluno desenvolve capacidades de assimilar os conhecimentos que estão sendo transmitidos. De acordo com Lopes (2003, p. 44).

[...] Os conteúdos a serem trabalhados através do currículo escolar precisarão estar estreitamente relacionados com a experiência de vida dos alunos. Essa relação, inclusive, mostra-se como condição necessária para que, ao mesmo tempo em que ocorra a transmissão de conhecimentos, proceda- se a sua reelaboração com vistas à produção de novos conhecimentos aprendidos sobre a realidade no sentido de transformá-la.
Entendemos assim que as capacidades de assimilação só podem ser desenvolvidas por intermédio de conhecimentos sistematizados que, de fato, sejam assimiláveis. O professor precisa estar capacitado com a didática necessária para a realização de atividades que tornem os alunos autônomos na aquisição do conhecimento e no desenvolvimento de habilidades.

Tais atividades devem possibilitar as condições e os meios necessários para que os alunos desenvolvam o aprendizado. Cabe ao professor acompanhar de perto as possíveis dificuldades que surjam ao longo desse processo. Identificar o tempo em que cada conteúdo deve ser assimilado, administrar o planejamento do curso e por intermédio da avaliação, identificar as possíveis falhas de assimilação e, por que não dizer, no momento em que ensina.

É importante considerar que os estudos aplicados devem passar pelo crivo da avaliação. O professor precisa identificar se os alunos de fato estão aprendendo os conteúdos lecionados e, a partir da verificação, repensar que medidas podem ser adotadas, que métodos devem ser substituídos a fim de reorganizar o seu trabalho.
Portanto, as medidas adotadas pelo professor podem resultar no aperfeiçoamento do modo de transmitir a lição, assim como ajudar os alunos a se apropriar de forma crítica dos conteúdos e a corresponderem aos objetivos propostos em cada matéria.

Identificação da aptidão e o desenvolvimento da competência
Dois componentes importantes neste processo em que o professor exerce influência na aprendizagem do aluno são a aptidão e a competência. E o que significa aptidão? Ter a aptidão significa que o individuo possui a predisposição para desenvolver a capacidade de aplicar determinado conhecimento no exercício de uma função específica. A pessoa que possui a aptidão corresponde aos requisitos necessários para o exercício pleno de determinada função.

No caso da Escola Dominical o processo é semelhante. O que difere é que nas escolas seculares o ensino tem como função formar cidadãos capazes de compreender o exercício pleno de seus direitos e deveres na sociedade, enquanto que na igreja o papel do professor é formar cidadãos dos céus, crentes capazes de conhecer os seus direitos como filhos de Deus e os seus deveres na pregação do evangelho.

Assim como as habilidades podem ser desenvolvidas, a competência é a autoridade que o individuo exerce a partir do momento que possui as qualificações necessárias para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

A educação cristã forma cidadãos do céu, um estilo de vida de quem possui as qualificações necessárias para testemunhar a Palavra de Deus àqueles que precisam de salvação. Assim, também a competência é a autoridade outorgada por Deus à medida que o crente adquire as habilidades indispensáveis ao exercício do testemunho cristão.

Isso significa que a aprendizagem é uma parceria na qual professor e aluno contribuem para a reflexão de novas idéias e na exploração de novos conhecimentos. Desta forma, aluno e professor podem analisar e verificar os conhecimentos obtidos por meio da pesquisa e estudos de casos, evidentemente, de forma democrática, sempre respeitando o viés apontado no planejamento do professor.
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Considerações finais
Considerando os aspectos que envolvem a importância da prática docente é possível perceber que a aprendizagem precisa ser significativa para os alunos. Conteúdos que sejam didaticamente assimiláveis observam não somente a predileção do corpo docente, mas, principalmente, as necessidades mais específicas dos alunos, a saber, aquelas que envolvem o seu desenvolvimento mental e comportamental.

Ainda mais quando se trata a respeito do ambiente da Escola Dominical, a missão do professor é consolidada à medida que seus alunos compreendem a proposta do evangelho e se abrem para a reflexão sobre o tipo de comportamento que devem apresentar a partir das reflexões feitas em sala de aula.

O resultado efetivo do ensinamento bíblico se dá à medida que o professor compreende que, para o exercício eficiente de suas atribuições, precisa adquirir as qualificações necessárias ao exercício pleno de sua função. Obter as ferramentas pedagógicas atualizadas é fundamental para que o professor possa tratar de forma fecunda a mensagem do evangelho aos seus alunos. Que haja em cada docente o empenho esperado para ser a resposta às necessidades da educação cristã.
Reverberação: www.subsidiosebd.com | Fonte: Ensinador Cristão, n°75 | Artigo: Thiago Santos

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