A unção que despedaça o jugo

“Como entender Isaías 10.27? Que tipo de unção é essa que “despedaça o jugo”? E que jugo é esse?”

“E acontecerá, naquele dia, que as sua carga será tirada do seu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço, e o jugo será despedaçado por causa da unção” (Is 10.27).
O profeta Isaías é chamado de o profeta Messiânico ou o profeta da Santidade. Pois revela em sua mensagem o Santo de Israel no meio do seu povo promovendo a libertação do pecado, inclusive do seu próprio pecado, como foi o caso na visão do capítulo seis. No capítulo dez do livro de Isaias encontramos a sentença de Jeová, corrigindo primeiramente o seu próprio povo e depois as nações opressoras e o verso dez revela o desfecho total na grande tribulação apocalíptica. Neste texto precisamos observar três fatos importantes: a carga nos ombros, o jugo no pescoço e a unção que despedaça o jugo. Carga nos ombros é algo que dificulta a agilidade do carregador e é exatamente isto que vemos os judeus carregarem durante todo o tempo de sua história, o jugo no pescoço indica a dificuldade do indivíduo olhar para os lados, devido ao jugo que está em seu pescoço e a unção que despedaça o jugo é que parece difícil de entender, pois o azeite da unção servia até para conservar e fortalecer a madeira do jugo e não para destruí-la. Então precisamos analisar com mais atenção o termo usado, especialmente na Bíblia Hebraica, que julgamos ser bem conservadora no uso das palavras originais.
Veja também:
Clique e acesse

O shemem, que lemos na Bíblia Hebraica onde costumamos traduzir para a palavra “unção” só encontramos neste texto da Bíblia. Podemos ler da seguinte forma o sugo será despedaçado por causa do forte ou do gordo. Este termo mostra gordura, no sentido de força, tamanho, como alguém forte. As outras passagens em que as Escrituras falam sobre unção encontramos outros termos relacionados com azeite, gordura, unguento, etc. Este termo dá a ideia de gordura, que representa força, poder. Como a palavra shemem não é encontrada em outro verso da Bíblia, entendemos que é alguém ungido de forma impar, particular, especial, diferente, já que a história de Israel mostra muitos reis, sacerdotes e profetas sendo também ungidos. A própria palavra Messias ou Cristo quer dizer “ungido”. Então entendemos que esta unção que operou na ruína do jugo é justamente o Cristo que os judeus desprezaram e que naquele dia se apresentará a eles como o Messias que tanto esperavam. Esta unção está com a Igreja hoje, despedaçando jugos e libertando oprimidos pelo diabo, pois os judeus a rejeitaram, e com isto eles continuam subjugados e oprimidos, mas naquele dia o Messias aparecerá na hora mais cruciante e se apresentará e eles o perguntarão: que feridas são estas nas tuas mãos? e ele dirá: são as feridas que fui ferido na casa dos meus amigos. Neste verso dez podemos entender claramente a operação do Messias quebrando o jugo que tanto oprimiu os judeus e já no capítulo onze podemos ler o relato com muitos detalhes do reino milenar de Cristo.


Divulgação: www.subsidiosebd.com | Fonte: J. Mensageiro da Paz, Agosto de 2018 -  Pr. Domingos Floreni Lamberty


Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !