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Educar não é uma tarefa fácil, rápida e desprovida de reflexão. Pelo contrário, é um empreendimento extremamente trabalhoso; requer tempo, pesquisa, criatividade e amor.
Vejamos algumas lições importantes extraídas do encontro de Jesus com a mulher samaritana em João 4, que servem de inspiração à professores de todos os tempos:
 
1. Ensino bíblico relevante valoriza o indivíduo (Vs,4,7a).
Jesus nos mostra que o valor do ser humano não está naquilo que possui; a família que per­tence; ou ao grupo social que está inserido. O valor e a dignidade do homem e da mulher estão em serem criaturas de Deus, feitos a sua imagem e semelhança. Jesus passa por Samaria para se encontrar com uma mulher que não possuía uma boa reputação; Jesus conhecia sua aluna e sabia de sua real necessidade e valor.

2. Ensino bíblico relevante enxerga a vida como uma sala de aula (V.6).
Considere a educação cristã uma atividade que não deve se restringir ao templo. Jesus ensinou no monte, no barco, em casas, no velório, no vale, no templo, nas festas, e, à mulher samaritana no poço.
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3. Ensino bíblico relevante constrói pontes ao invés de muros (V.7b).
Jesus inicia um diálogo com a mulher mesmo sabendo que entre os judeus e os samaritanos havia um muro que os separava. Ele vence o muro do preconceito, da rivalidade, da diferença, da religiosidade, etc. Jesus quer construir pontes; quer diálogo; quer salvar uma pecadora.

4. Ensino bíblico relevante ensina a mensagem com criatividade (V. 10-15,19).
Jesus usa de criatividade para comunicar uma verdade profunda a mulher; Ele introduz no diálogo sobre água a "água da viva", uma água diferente cuja finalidade é saciar a sede da alma. Ela já sabia que ele era Judeu; estava prestes a reconhecê-lo como um profeta, mas ainda não sabia que Ele era o Messias esperado.

5. Ensino bíblico relevante confronta a reali­dade do aluno (Vs.16-18).
Jesus confronta a realidade de vida da mulher samaritana. Ela O reconhece como profeta, pois ali havia uma denúncia do pecado, mas também um convite amoroso a mudança de comporta­mento. Um ensino relevante é aquele que dá um choque de realidade no educando levando-o a uma mudança radical de comportamento.

6. Ensino bíblico relevante responde as per­guntas que estão sendo feitas (Vs.20-24).
Infelizmente vivemos dias onde algumas igrejas e professores da EBD parecem não estarem pre­ocupados em responder as perguntas que estão sendo feitas pelos crentes e alunos. Fala-se muito, mas não se diz quase nada. No diálogo de Jesus com a mulher, Ele responde, com profundidade, exatamente o que ela pergunta. Não podemos esquecer que quando nós nos calamos ou deixa­mos de responder as perguntas de nossos jovens alguém as responderá por nós. Nosso silêncio tem um preço!

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7. Ensino bíblico relevante tem Cristo como inspiração e conteúdo (V.26).
Não existe cristianismo sem Cristo, evangelho sem cruz. Nossos púlpitos estão cheios de men­sagens de alto ajuda e carentes de ajuda do alto. Podemos nos valer da filosofia, da pedagogia, da matemática, da geografia, da medicina, mais nunca abandonar o Cristo em detrimento destas ferramentas; Ele é o conteúdo principal e a razão de ser de nosso ensino.

8. Ensino bíblico relevante gera atitudes con­cretas em relação ao que se aprendeu (V.28).
O ensino que transforma gera atitudes trans­formadoras. A mulher que foi confrontada pelo evangelho de Jesus Cristo se sente impulsionada a comunicá-lo aos outros. A verdade apreendida internamente gerou atitudes externas concretas. De ouvinte passou a ser praticante.

Divulgação: www.subsidiosebd.com | Fonte: Ensinador Cristão. Ano 20. N° 77


 
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