Lição 4: O Altar do Holocausto (Subsídio) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 4: O Altar do Holocausto (Subsídio)

Subsídio bíblico para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio para a Lição: 4 | Revista do 2° trimestre de 2019 | Fonte: E-book Subsídios EBD Vol. 16

Introdução
O “altar’” palavra ilustra um lugar de sacrifício e é derivada do verbo que significa abater em sacrifício (Êx 20.24; Dt 16.2). Os altares eram o lugar dos sacrifícios de adoração (Gn 8.20) e podiam ser feitos de terra (Êx 20.24), pedras (Js 8.31; Jz 13.19) e até mesmo de bronze (Êx 38.17). Quais eram as dimensões do altar do Tabernáculo? Qual é o seu significado para nós cristãos? Qual é o altar dos crentes em Jesus? No estudo de hoje buscaremos respostas para essas perguntas.

I - O ALTAR DO HOLOCAUSTO (Êx 27.1-7; 38.1-7)

O altar do holocausto [1](também conhecido como altar de bronze) era fabricado em madeira de acácia e revestido de bronze. Suas medidas eram aproximadamente 2,20m de comprimento por 2,20m de largura por 1,30 m de altura. Havia um chifre[2] em cada canto do altar, além de argolas para carregá-lo por meio de varais.

Vejamos Êxodo 27.1-8 (Nova Almeida Atualizada – SBB):
“Faça também o altar de madeira de acácia. Seu comprimento será de dois metros e vinte e a largura será de dois metros e vinte; o altar será quadrado. A altura será de um metro e trinta. Nos quatro cantos coloque quatro chifres, os quais formarão uma só peça com o altar, que deverá ser revestido de bronze. Faça também recipientes para recolher a cinza do altar, além de pás, bacias, garfos e braseiros; todos esses utensílios serão feitos de bronze. Faça também para o altar uma grelha de bronze em forma de rede e fixe quatro argolas de metal nos seus quatro cantos. Coloque as argolas dentro do rebordo do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até o meio do altar. Faça também cabos para o altar, cabos de madeira de acácia revestidos de bronze. Os cabos devem ser passados pelas argolas, de um e de outro lado do altar, quando este for transportado. Oco e de tábuas você fará o altar; como lhe foi mostrado no monte, assim o farão”.
 
/o:p>
1. A primeira peça da mobília do Tabernáculo
Era a primeira peça da mobília [que se via] quando se adentrava o tabernáculo pela entrada oriental. Entre a base e o topo, abria-se, pelo centro, uma grade. Um chifre localizava-se em cada canto do altar para ajudar a prender os sacrifícios de animais oferecidos ali.

2. A utilidade dos instrumentos do altar
Os instrumentos usados com relação ao altar eram feitos de bronze. Havia caldeirinhas (recipientes) para recolher as cinzas, pás para remover as cinzas, bacias para receber o sangue, garfos para organizar os pedaços de carne e braseiros, usados provavelmente para levar as brasas de fogo para o altar de incenso.

3. A finalidade do Altar do holocausto
O Altar de Bronze (do holocausto) servia para duas finalidades básicas no contexto dos rituais dos sacrifícios de animais:
(1) para os holocaustos por pecados cotidianos e (2) para a expiação do pecado uma vez por ano (Êx 38.30; 30.28). As ofertas queimadas eram feitas sobre o Altar de Bronze duas vezes por dia, um pela manhã, e outro à tardinha.
Vejamos 28.38-42 – NTLH:
“Todos os dias, e para sempre, sacrifique dois carneirinhos de um ano. Sacrifique um deles de manhã e o outro à tarde. Junto com o primeiro carneirinho ofereça um quilo de farinha de trigo misturada com um litro de azeite. E, como oferta, derrame um litro de vinho. À tarde ofereça outro carneirinho e junto com ele a mesma quantidade de farinha, azeite e vinho, como de manhã. Essa é uma oferta de alimento trazida para mim, o SENHOR, e o seu cheiro me agrada. E essa oferta a ser queimada deve ser oferecida para sempre na minha presença, na entrada da Tenda da Minha Presença”.

O animal sacrificado era totalmente queimado no holocausto, e o cheiro da gordura queimada sobre o altar exalava um cheiro que agradava a Deus; era um “cheiro suave, uma oferta queimada ao Senhor” (Êx 29.18). Foi o que Cristo fez por todos nós, entregando-se por nós em sacrifício suave a Deus (Ef 5.2).

4. Altar do holocausto, lugar de derramamento de sangue
O altar do holocausto era um lugar de derramamento de sangue e de morte, pois "sem derramamento de sangue não há remissão" (Hb 9.22). Se um pecador conseguisse entrar no átrio do tabernáculo e se lavar na bacia, isso não era suficiente para salvá-lo, assim como também não seria perdoado se entrasse no Lugar Santo e comesse dos pães da propiciação ou queimasse o incenso.

O caminho para a presença de Deus começava no altar de bronze, onde as vítimas inocentes morriam pelos pecadores culpados.
Em resumo, O altar de bronze nos remete ao Calvário, em que o Filho de Deus morreu pelos pecados do mundo (Mt 26.26-28; Jo 1.29; 3.14-16; Rm 5.8; 1 Pe 2.24).

5. O simbolismo do Altar
O altar do holocausto simbolizava a cruz do Calvário, lugar onde Cristo foi crucificado (Hb 9.12-14, 25-28; 10.10-14; 13.10; 1 Jo 1.7; 2.2).[3] O altar de holocausto nos mostra que Jesus Cristo, tomando todos os pecados da humanidade sobre o Seu corpo, derramou o Seu sangue e morreu na Cruz para ser condenado vicariamente por estes pecados.


II - A SIMBOLOGIA DOS CHIFRES DO ALTAR

Estes chifres, apontando para o céu, “falavam do Deus a quem o altar fora construído, e indicava a capacidade divina em ajudar, proteger e socorrer os seus adoradores”. Denotavam a vitória do homem sobre o pecado mediante a expiação simbolizada pelo altar.

Nos quatro cantos do altar havia pontas que faziam parte da estrutura. Tinham provavelmente a forma de chifre de animal. Eram importantes como símbolos de poder e proteção (1 Rs 1.50).  

a) Quatro chifres
As pontas nos quatro cantos superiores do altar deveriam fazer parte do mesmo, como uma só peça. Os materiais eram madeira e bronze. O bronze é o metal que simboliza o julgamento. O sangue das ofertas pelo pecado era aplicado a essas pontas ou chifres (Êx 29.12).

Esse altar também funcionava como lugar de asilo onde um homicida não intencional poderia obter refúgio temporário, até que o seu caso fosse julgado pelas autoridades devidas. Durante uma rebelião, Adonias foi apanhado em pecado e correu para os chifres do altar buscando um refúgio para escapar do julgamento do rei (1 Reis 1.50-53). Salomão foi misericordioso e lhe deu uma chance de se defender. Quando Joabe se rebelou contra o rei, ele também correu para os chifres do altar, mas não recebeu misericórdia (1 Reis 2.28-34).

III – O ALTAR DOS CRENTES

O único "altar" que os cristãos possuem hoje em dia é o próprio Cristo, que carrega em seu corpo glorificado as feridas da cruz (HB 13.10; Lc 24.39; Jo 20.20). Como sacerdócio santo, os cristãos devem oferecer "sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo" (1 Pe 2.5).

1. Os sacrifícios diários no altar do Crente
A cada manhã, os sacerdotes deviam oferecer um holocausto no altar de bronze (Êx 29.42,43), um retrato da absoluta consagração ao Senhor.

Ø    Diariamente podemos apresentar ao Senhor:

ü    Apresentamos como sacrifício nosso corpo
“ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1 - ACF).

ü    Apresentamos como sacrifício nossa riqueza material (Fp 4.18)
“Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus” (Fp 4.18 -ACF)

ü    Apresentamos como sacrifício nosso louvor e Boas obras
“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. 16 Não se esqueçam da prática do bem e da mútua cooperação, pois de tais sacrifícios Deus se agrada” (HB 13.15, 16 - NAA).

ü    Apresentamos como sacrifício um coração quebrantado
“Sacrifício agradável a Deus é o espírito quebrantado; coração quebrantado e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Sl 51.17 – NAA).

Para continuar a leitura, Acesse Aqui para adquirir


[1] O significado da palavra “holocausto”. O prefixo “olã”, no hebraico, literalmente significa “ascendente” ou “aquilo que sobe”. Como esse tipo de oferta era consumido no fogo, a fumaça do holocausto exalava um cheiro especial que subia para os ares.
[2] Os cantos do altar eram salientes, para cima, de modo que tinham a aparência de chifres. No Antigo Oriente, os chifres simbolizavam a força. Dt 33.17.
[3] Bíblia de Estudo Pentecostal

Post Bottom Ad