Lição 7: O Lugar Santo (Subsídio) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 7: O Lugar Santo (Subsídio)

Subsídio bíblico para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio para a Lição: 7 | Revista do 2° trimestre de 2019 | Fonte: E-book Subsídios EBD Vol. 16 | Acesse aqui a continuação.

Introdução
Dentro do Tabernáculo, havia duas áreas separadas por um véu: o Lugar Santo e, separado deste lugar e oculto por um véu no qual estava bordado querubins, ficava o Lugar Santíssimo, o santuário interior que abrigava a arca da aliança (Êx 26.31-34 - NAA).

I – O LUGAR SANTO DO TABERNÁCULO
1. O que era o Lugar Santo?

A parte da Tenda da Presença de Deus e do Templo em que ficavam a mesa dos pães oferecidos a Deus, o candelabro e o altar sobre o qual os sacerdotes ofereciam incenso todos os dias. (Êx 26.35; Hebreus 9.2).


A mesa dos pães da proposição e o candelabro de ouro ficavam no Santo Lugar; o altar do incenso era o terceiro mobiliário que completava o Santo Lugar e ficava em frente ao véu. O candelabro situava-se na lateral sul do Santo Lugar, ao passo que a mesa ficava na lateral norte. A porta do tabernáculo era uma cortina fabricada em tecido semelhante ao do véu, mas suspensa por cinco colunas de madeira de acácia revestidas de ouro e apoiadas em bases de bronze.

2. A mesa dos pães da proposição

Sobre a mesa eram colocados doze pães (v. 30) representando as doze tribos de Israel. Além disso, ali ficavam vários utensílios de ouro como pratos, recipientes e taças.





A simbologia dos pães


Ø  Os pães representavam a presença do Senhor como o sustentador de Israel na sua vida em geral (Lv 24.5-9; Is 63.9).  Aponta para Cristo, o Pão da Vida (Jo 6.35,48; Mt 26.26-29; 1 Co 10.16). A mesa dos pães nos convida a nos alimentarmos da Palavra de Deus.

Ø  A presença dos doze pães no Lugar Santo servia para lembrar os sacerdotes de que estavam servindo às doze tribos de Israel, ao povo escolhido de Deus.

Ø    Jesus, o pão da Vida
"Eu sou o pão da vida (João 6.35)" é a primeira das sete declarações "Eu sou” proferida por Jesus, e contidas no Evangelho segundo João. Cada uma delas ressalta um aspecto importante do ministério pessoal de Jesus. As outras são: "Eu sou a luz do mundo" (Jo 8.12), "Eu sou a porta" (Jo 10.9), "Eu sou o bom Pastor" (Jo 10.11,14), "Eu sou a ressurreição e a vida" (Jo 11.25), "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (Jo 14.6), "Eu sou a videira" (Jo 15.1,5). A declaração "Eu sou o pão da vida" informa-nos que Cristo é o sustento que nutre a nossa vida espiritual.

Ø    A Palavra de Deus como pão espiritual (Mt 4.4)
Jesus, porém, respondeu:
— Está escrito:
“O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede
da boca de Deus (Mt 4.4 –NAA).”

A arma que Jesus usou para vencer o diabo foi a Palavra de Deus. As três citações bíblicas que Jesus usou para vencer o tentador foram extraídas do livro de Deuteronômio (Dt 8.3; 6.16; Dt 6.13). Jesus desferiu três golpes no Inimigo, usando a “espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (Ef 6.17).

3. O candelabro [castiçal] (Êxodo 25.31-40; 37.17-24)
Um candelabro. A menôrâ, que se tomou hoje um símbolo de Israel (versões antigas usam a palavra “candeeiro”). Este candelabro tinha uma função prática: ao tempo de Eli, ainda se costumava acender uma “lâmpada” no santuário (1 Sm 3.3). Havia dez candelabros no grandioso Templo de Salomão (2 Cr 4.7).

Um dos objetos mais ornados do tabernáculo, o candelabro (o castiçal) era feito de ouro puro e se constituía de um eixo vertical, de cujos lados saiam três canas que se estendiam acima em pares. A tradição judaica afirma que esse castiçal tinha 1,5m de altura e 1m de largura. Ele ficava no lado sul da primeira sala, também chamada de Lugar Santo.

a) Instruções para fazer o candelabro

Faça um candelabro de ouro puro. A sua base e a sua haste deverão ser de ouro batido. As flores que enfeitarão o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formarão uma só peça com ele. Dos seus lados sairão seis braços, três de um lado e três do outro. Cada um dos seis braços deverá ter três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas. A haste do candelabro deverá ter quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas. Debaixo de cada um dos três pares de braços deverá haver um botão de amendoeira. Os botões, os braços e o candelabro deverão formar uma só peça de ouro puro batido.  Faça sete lamparinas para o candelabro e coloque-as na parte de cima, de maneira que iluminem a frente dele. As tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros deverão ser de ouro puro. Use trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanham. E tenha o cuidado de fazer tudo de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte (Êx 25.31-40 – NTLH).

b) O lugar do candelabro

Ponha a tampa na arca da aliança, no Lugar Santíssimo. Fora do Lugar Santíssimo ponha a mesa no lado norte da Tenda e coloque o candelabro no lado sul (Êx 26.34,35 – NTLH).

Uma vez que não era possível deixar entrar a luz natural externa, O candelabro de ouro era a única fonte de luz no Lugar Santo. Sem ele, os sacerdotes não poderiam realizar seus vários ministérios. Deus quer que ofereçamos a ele adoração inteligente e não ignorante (Jo 4.19-24; At 17.22-31; Rm 1.18- 25), e, para isso, precisamos da luz da Palavra de Deus para nos guiar (SI 119.105, 130; Pv 6.23).

c) A simbologia do candelabro

O candelabro (Êx 37.17-24) é o segundo dos três itens no lugar santo; como as outras peças do tabernáculo, ele é feito de ouro puro (Êx 25.31). A lâmpada fornece luz dentro do tabernáculo, e os sacerdotes serão instruídos a mantê-lo queimando regularmente (Êx 27.20-21; Lv 24.1-4). Ele representa Cristo como a luz do mundo (Mt 5.14-16; Jo 1.4-9; 3.19-21; 8.12; 9.5; Ap 1.12,13,20).


4. O altar do incenso

a) Instruções para fazer o Altar de Incenso

O SENHOR Deus disse a Moisés:
— Faça também um altar de madeira de acácia para queimar incenso em cima dele. Esse altar será quadrado, medindo quarenta e cinco centímetros de comprimento por quarenta e cinco de largura; e terá noventa centímetros de altura. Nos quatro cantos haverá pontas, que
formarão uma só peça com o altar. A tampa, os quatro lados e as pontas deverão ser revestidos de ouro puro. E ponha um remate de ouro em volta do altar. Ponha também duas argolas de ouro debaixo
do remate, uma de cada lado. Por dentro dessas argolas passarão os cabos com que se carregará o altar. Esses cabos deverão ser feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro. Ponha o altar em frente da cortina que ficará diante da arca da aliança. Ali eu me encontrarei com você. De manhã, quando Arão for cuidar das lamparinas, ele queimar incenso cheiroso (Êx 30.1-7 – NTLH).

b) A simbologia do Alta
Sobre esse altar, os sacerdotes queimavam incenso toda manhã e ao crepúsculo da tarde. Esse ritual simbolizava a obra intercessora de Cristo a nosso favor (Hb 7.25; 9.24; Rm 8.34).

Na Bíblia, queimar incenso, com frequência, é uma imagem da oração. "Suba à tua presença a minha oração, como incenso" (SI 141.2), orou Davi, e João viu os anciãos no céu com "taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos" (Ap 5.8; ver 8.3, 4).1 Sempre que o sacerdote queimava incenso, era um chamado para que o povo tivesse um tempo de oração (Lc 1.8-10).

c) O fogo do Altar de Incenso
O fogo para o altar do incenso vinha do altar de Bronze, em que eram oferecidos os sacrifícios a Deus (Lv 16.12, 13; Nm 16.46). Isso indica que a verdadeira oração deve Basear-se na obra de Cristo na cruz e em nossa completa consagração a Deus.

Para continuar a leitura, Acesse Aqui para adquirir

Post Bottom Ad