Lição 2 – A Mordomia do Corpo (Subsídio)

Subsídio bíblico para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio para a Lição: 2 | Revista do 3° trimestre de 2019 | Fonte: E-book Subsídios EBD Vol. 17 | Acesse aqui a continuação.

Introdução
O corpo do servo de Deus é templo do Espírito Santo (1 Co 6.19) e foi comprado por bom preço (1 Co 6.20), o valor pago foi mais alto do que prata ou ouro, foi o sangue de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (1 Pedro 1. 18,19; Ap 5.9), sendo assim, não somos donos, e sim, somos mordomos de nosso corpo.



COMPREENDENDO O CORPO PARA A CORRETA MORDOMIA
A Bíblia subdivide o homem em duas partes: "o homem exterior", que é o seu corpo, e "o homem interior', que é composto da alma e do espírito (2 Co 4.16; Ef 3.16). Aqui veremos a sobre o homem exterior, no subsídio 3, estudaremos acerca do homem interior – a mordomia da Alma e do Espírito.

1. O corpo do homem

ü  Sua criação:
Gênesis 2.7 e 3.19

ü  Suas designações:
Ø  Corpo Mt 6.22
Ø  Carne Gl 2.20
Ø  Corpo de humilhação Fp 3.21
Ø  Vaso de barro 2Co 4.7
Ø  Templo do Espírito Santo 1Co 6.19

ü  Seu futuro:
Todos os homens serão ressuscitados dos mortos (Jo 5.28,29). Os não-redimidos serão ressuscitados para uma existência eterna no lago de fogo (Ap 20.12,15), e os remidos, no céu (Fp3. 20,21).

O corpo do homem foi formado por Deus do pó da terra (Gn 2.7), isto é, da mesma terra que temos hoje sob os nossos pés. Através de análise química, sabemos que o corpo humano consiste de vários compostos, como ferro, glicose, sal, carbono, iodo, fósforo, cálcio etc.

O valor real do corpo está em sua alta finalidade de ser a morada da alma e do espírito do homem (2 Pe 1.14,15; 2 Co 5.1,4; Jó 14.22; 32.8; Zc 12.1).

O corpo humano conserva a vida enquanto o espírito e a alma nele permanecem. Quando o espírito (Ec 12.7; Tg 2.26; Lc 8.54,55) e a alma (At 20.9,10; 1 Rs 17.20-22; Gn 35.18) deixam o corpo, este morre. Por ser um produto feito à semelhança de Deus, o corpo não será aniquilado, mas ressuscitará (Jó 19.26). Outra afirmação de importância é que o corpo foi determinado para ser templo do Espírito Santo (1 Co 6.20).

O corpo propriamente dito, que é (foi) formado do pó da terra, tem em si “18” elementos, e estes são integrantes dos mais variados elementos específicos que compõem a substância do universo físico. Estes elementos são essenciais à vida do homem.

Vejamos quais são:

“Mais ou menos 72% de oxigênio, 14% de carbono, 9% de hidrogênio, 5% de nitrogênio; os restantes 3,5% se compõem de pelo menos mais 15 elementos como cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro e vestígios de iodo, cobre, zinco, etc.”.

Não existe no corpo humano qualquer elemento químico que também não possa ser encontrado na terra. Eis a razão por que disse o Criador: “...até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó, e em pó te tornarás” (Gn 3.19b). Somente o oxigênio se encontra no corpo em sua condição elementar; os demais elementos estão em combinação com outros e é impossível separá-los.



 O MORDOMO E SEUS DEVERES PARA COM O CORPO

1. Deveres para com o corpo

ü  Alimento saudável;
ü  Higiene do corpo, da casa e das roupas assim evitando doenças;
ü  Visitas ao médico em caráter preventivo - vacinas, por exemplo, exames preventivos, etc.;
ü  Descanso;
ü  Usar trajes santos;
ü  Lazer;
ü  Fugir da prostituição (1 Co 6.15-18, Cl 3.5);
ü  Não fazer uso dos inimigos do corpo: fumo, bebida e drogas.
Cuidar do nosso corpo é um dever. Deus escolheu fazer dele o seu templo. Sendo assim, deve ser usado de acordo com a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. Sabendo que o nosso corpo não é nosso, mas de Deus.

2. O cuidado do corpo

Temos a responsabilidade de cuidar bem do nosso corpo, que deve ser instrumento útil no serviço do Senhor. Paulo exorta, em Romanos 12.1: “Rogo vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”.
Paulo descreve essa dedicação como um ato de “culto racional”. Isso quer dizer que devemos fazer tudo para manter o nosso corpo em bom estado!
Precisamos seguir o exemplo de Paulo em 1 Coríntios 9.27: “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.

Enquanto existem pessoas que gastam muito tempo e dinheiro cuidando do corpo, há crentes que negligenciam o seu corpo.
 Para poder servir bem ao Senhor, precisamos ter corpo saudável, e para mantê-lo saudável, temos que discipliná-lo!

1. Controle no comer e no beber – Precisamos ter uma alimentação sadia – bastantes verduras e frutas. Devemos evitar ingerir coisas que vão prejudicar o corpo – os fast foods, batata frita a toda hora, etc.

2. Controle da vida sedentária – Precisamos exercitar o corpo. Antigamente, no dia a dia, as pessoas andavam a pé, mas hoje estamos desacostumados a andar. Ao assistir à TV ou ouvir um CD, nem precisamos mais nos levantar para mudar de canal – é só manter o controle remoto por perto! A vida sedentária prejudica muito o corpo.

3. Controle no vestir A Bíblia tem uma palavra, em 1 Timóteo 2.9 que bem remata a respeito do vestir, especialmente para as mulheres cristãs que devem se vestir “em traje decente”. A moda hoje não pensa em decência, e sim em sensualidade. Também a moda dita que temos que expor o corpo ao máximo. Mas a mulher cristã deve lembrar que a Bíblia diz como ela deve se vestir: com modéstia e também com bom senso.

4. Manter o Corpo em ordem - Se queremos servir ao Senhor, é claro que temos que manter o nosso corpo em ordem, cuidando da saúde física, porque quando ficamos doentes ficamos limitados no serviço do Senhor.

5. Controle da vida sexual – Se queremos apresentar o nosso corpo a Deus, então, é lógico que vamos zelar pela pureza do corpo.


 Não importa o que o mundo aceita como padrão normal. O padrão do crente tem que ser diferente. O padrão bíblico é claro: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação. que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus” I Tessalonicenses 4.3,5. Em outras palavras, o crente deve evitar relações sexuais antes do casamento e fora do casamento.
6. Aparência e Essência - Será que compensa arriscar a vida para se submeter aos padrões estéticos “impostos” por alguns segmentos da nossa sociedade? A quem isso interessa?
Até quando o “parecer” prevalecerá ‘sobre o “ser”? A aparência sobre a essência?

Diante de Deus, a essência sempre prevalecerá ante a aparência, “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” (1 Sm 16.7), ver também Mt. 23.25-28.

O nosso corpo deve ser usado de modo que glorifique o nome do Senhor.
1 Coríntios 6.20: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

Não devemos fazer mal uso do nosso corpo, pois é morada do Espírito de Deus.

1 Coríntios 6.19: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos”?


RESUMO BÍBLICO ACERCA DO CORPO
Descrição
Texto
1
O Corpo é o constituinte material do homem
Sl 139.16
2
O nosso corpo deve ser consagrado a Deus
Rm 12.1,2
3
O corpo do cristão é templo do Espírito Santo
1Co 3.16,17; 6.19
4
O pecado não deve reinar em nosso corpo
Rm 6.12
5
O corpo deve ser conservado irrepreensível
1Ts 5.23
6
Devemos glorificar a Deus em nosso corpo
1 Co 6.19,20
7
Os olhos guiam o corpo e dirigem seus movimentos
Mt 6.22,23
8
O corpo não é para prostituição
1 Co 6.13
9
Prestaremos contas daquilo que realizamos por meio do corpo
2 Co 5.10

Para continuar a leitura, Acesse Aqui para adquirir

Veja a Vídeo Aula 2

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !