Lição 1 - Conhecendo os Dois Livros de Samuel - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 1 - Conhecendo os Dois Livros de Samuel

Lições Bíblicas do 4° trimestre de 2019 - CPAD | Classe: Adultos | Data da Aula: 6 de Outubro de 2019.

Áudio Lição Aqui | Subsídios Bíblicos aqui | Auxílio - Professores Aqui

Confira o Áudio Lição


TEXTO ÁUREO
"E disse ela: Ache a tua serva graça em teus olhos. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste." (1Sm 1.18)
VERDADE PRÁTICA
Nos livros de Samuel, aprendemos a servir, a adorar e a amar a Deus de todo o coração, apesar das circunstâncias adversas.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Tm 3.16: A Bíblia, por ser inspirada por Deus, fala-nos à alma
Terça - Gn 18.12: Deus abençoa homens e mulheres imperfeitos
Quarta -1 Sm 13: Sempre há bênçãos para quem vai à Casa de Deus
Quinta - Rm 12.19: Não reajamos às provocações
Sexta - 1 Sm 2.12-18: Mantenhamos a fidelidade a Deus, apesar da apostasia reinante
Sábado - Dt 28.1,2: A obediência a Deus é a chave para o verdadeiro sucesso

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Samuel 1.1-8

1 - Houve um homem de Ramataim-Zo-fim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho deZufe, efrateu.
2        - E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o nome da outra, Penina; Penina tinha filhos, porém Ana não tinha filhos.
3        - Subia, pois, este homem da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos, em Siló; e estavam ali os sacerdotes em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli.

4        - E sucedeu que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas
5 -     Porém a Ana dava uma parte excelente, porquanto ele amava Ana; porém o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
6        - E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
7        - E assim o fazia ele de ano em ano; quando ela subia à Casa do SENHOR, assim a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.
8 -     Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?

CONFIRA O NOSSO ÁUDIO LIÇÃO

HINOS SUGERIDOS: 36, 44, 51 da Harpa Cristã

OBJETIVO GERAL
Expor a introdução aos livros de Samuel.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo i refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I - Apresentar o contexto histórico de 1 e 2 Samuel;
II - Pontuar a autoria e data de 1 e 2 Samuel;
III - Explicar a teologia dos livros de Samuel;
IV - Apontar Samuel como o divisor de águas em Israel.

• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Estamos próximo de mais um encerramento do ano. Mais um trimestre se inicia. Como se encontra a sua classe? Como se encontro o seu planejamento? Revejo-o, estude mais e se prepare sempre, pois você está fazendo uma grande obro para Deus.

Neste trimestre estudaremos dois importantes livros do Antigo Testamento: 1 e 2 Samuel. Estes livros nos revelam a formação da nação de Israel e como Deus usou homens para falar ao coração do povo.

Fale a respeito do comentarista do trimestre. É o pastor Osiel Gomes - escritor, conferencista, bacharel em Teologia, Direito e graduado em Filosofia; líder da AD em Tirirical, São Luís - MA.

INTRODUÇÃO
Neste trimestre, estudaremos os livros históricos de 1 e 2 Samuel. Veremos que eles mostram como Deus escolhia homens para reinar sobre Israel. A partir de seus personagens principais - Samuel, Saul e Davi-, perceberemos que os líderes do passado não eram infalíveis.

PONTO CENTRAL
Deus levanta pessoas para cumprir o seu propósito.


I – CONTEXTO HISTÓRICO DE 1 E 2 SAMUEL

1. A originalidade de Samuel.
Originalmente, os livros de 1 e 2 Samuel formavam uma só obra, assim como 1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas. Os livros de 1 e 2 Samuel formam uma narrativa que trata da história de Israel, a partir de sua entrada em Canaã (XII a.C.) até ao cativeiro na Babilônia (587-586 a.C.). Eles não são apenas registros de fatos e de pessoas do passado, mas são a Palavra de Deus indispensável ao nosso ensino, edificação e consolação (2 Tm 3.16).

2. Os personagens principais do livro.
Há vários personagens importantes nesses livros, mas dentre eles, três se destacam: Samuel, o profeta; Saul, o primeiro rei de Israel; e Davi, o homem segundo o coração de Deus. A partir desses homens, os livros de Samuel, como os demais da Bíblia, evidenciam o cuidado especial de Deus, bem como suas disciplinas, justiça e misericórdia, a fim de polir a vida dos reis e do povo hebreu, conforme seus propósitos (Tt 2.14; Hb 12.10).

3. O propósito de 1 e 2 Samuel.
O propósito de 1 e 2 Samuel é relatar a história do reinado de Israel, partindo do estado de anarquia'' para a monarquia teocrática (Jz 21.25; cf. 1 Sm 10.1). Uma das lições mais preciosas que esses livros nos ensinam é que o "obedecer é melhor do que o sacrificar" (1 Sm 15.22).

SÍNTESE DO TÓPICO I
Samuel, Saul e Davi são os principais personagens do livro que apontam para a transição da anarquia de Israel, nos tempos dos juízes, para a monarquia.

SUBSÍDIO BÍBLICO -TEOLÓGICO
"Os dois livros de Samuel são os primeiros dos seis livros duplos* que originalmente não estavam divididos e que perfaziam um total de três: Samuel, Reis e Crônicas. Samuel e Reis são encontrados no cânon hebraico ao lado de Josué e Juízes em uma seção conhecida como 'Os Profetas Anteriores*. Juntos, estes livros contêm o registro histórico iniciado por Josué e a travessia do Jordão e estendem-se até o período do exílio babilônico" (Comentário Bíblico Beacon: 2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.175).

II - AUTORIA E DATA


1. Título e autor.
O nome de Samuel significa "nome de Deus" e o título dos livros que levam o seu nome revela uma figura protagonista para contar a história do povo de Deus. Segundo alguns estudiosos do Antigo Testamento, e do aspecto externo dos livros, as duas obras são anônimas, assim como os outros livros históricos. Entretanto, de acordo com os capítulos 1 ao 24 de 1 Samuel, o filho de Ana pode ser apontado como autor, e os demais capítulos, atribuídos aos profetas Natã e Gade. Esse fato é possível, pois de acordo com o aspecto interno dos livros históricos, os autores sagrados quase sempre eram testemunhas oculares dos eventos que se sucediam (1 Cr 29.29).

2. A data dos livros.
Os estudiosos apresentam as datas entre 1.100 e 970 a.C. Essa data marca os acontecimentos históricos desde o nascimento de Samuel ao término do reinado de Davi. Assim, crê-se que Samuel nasceu em aproximadamente 1.100 a.C., e começou a exercer a função de líder provavelmente no ano 1.070, depois de cinco anos que o sacerdote Eli havia morrido. Os especialistas do Antigo Testamento afirmam que o reinado de Davi foi entre 1.010 e 970 a.C., assim, podemos avaliar que o período geral dos livros de 1 e 2 Samuel é de aproximadamente 130 anos.

3. A situação espiritual.
Samuel cresceu em Siló. Nesse lugar praticavam-se os mais degradantes pecados pelos filhos do sacerdote Eli. A idolatria e a imoralidade eram os pecados dominantes na nação (1 Sm 7.3). Em Israel, o sacerdote do povo era Eli, mas ele se deixou levar pelos filhos, honrando-os mais que ao Senhor Deus. Ele não lhes aplicou a disciplina necessária, mesmo sabendo de todos os atos pecaminosos de seus filhos (1 Sm 2.29). Esse quadro desolador gerou consequências espirituais irreparáveis ao povo de Israel: religiosidade aparente, espiritualidade superficial e um sacerdócio descomprometido com Deus (1 Sm 2.22,23).


SÍNTESE DO TÓPICO II
Em Israel, idolatria e a imoralidade eram os pecados dominantes no povo

DIDÁTICO - PEDAGÓGICO
Reproduza o esquema abaixo a fim de apresentar os dois livros de Samuel.
1 SAMUEL
2     SAMUEL
I - O Ministério de Samuel (1 Sm 1,1-8.22);
 II - Saul tornou-se rei (1 Sm 9.1- 15.35);
 III - Saul e Davi (1 Sm 16.1-31.13).
 I - O Reino de Davi (2 Sm 1.1 20.26);
II - Um apêndice (2 Sm 21.1-24.25).

III - A TEOLOGIA NOS LIVROS DE SAMUEL

1. Profecias cumpridas.
Eruditos concordam que há ensinos robustos na estrutura textual dos livros de 1 e 2 Samuel. Por exemplo, profecias cumpridas na história e mudanças que ocorreram na estrutura social da nação estão patentes em 1 Samuel 7 e 12, e 2 Samuel 17.

2. Em busca de um rei.
Samuel era um líder preocupado com o crescimento espiritual da nação. Por isso ele está presente no momento em que o povo israelita pede para si um rei. Como homem de Deus, Samuel declara sua sinceridade, transparência e retidão no exercício sacerdotal (1 Sm 12.1-5). Assim, ele pediu que o povo considerasse o que o Altíssimo havia feito por eles, mesmo diante do ato de rebelião contra Deus (1 Sm 12.24).

3. Os alicerces da dinastia davídica.
 No capítulo 7 de 2 Samuel há o estabelecimento profético da dinastia de Davi. Ela surge pela ordem do Senhor. A Bíblia mostra que não obedecer a vontade de Deus levou muitos reis a tornarem-se escravos deportados e, depois, assassinados, como aconteceu com Joaquim e Zedequias (2 Rs 24.12; Jr 39.7). Assim, a quebra da aliança no período monárquico trouxe graves consequências para o povo de Deus: o templo foi destruído, assim como as muralhas da cidade, e os israelitas foram humilhados em terras estranhas.

SÍNTESE DO TÓPICO III
Deus é quem dá ordem ao rei, ao povo, ao profeta; é quem exalta, escolhe e abate, pois Ele é soberano.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"A linha teológica que traspassa Samuel e Reis é a escolha divina de um líder para representá-Lo, enquanto o Senhor implementa os concertos com Israel. Essa nação existia na terra por causa do concerto incondicional que Deus fez com Abraão. O Senhor implementou o concerto abraâmico quando Ele resgatou o seu povo do Egito e fez deles uma nação. Mas as bênçãos da terra eram condicionais. A bênção de Deus era dada por obediência, como declaradamente em Deuteronômio" (Roy B. Zuck (Ed). Teologia do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.135).

IV - SAMUEL: O DIVISOR DE ÁGUAS


1. Um momento de crise espiritual.
Samuel aparece no cenário bíblico veterotestamentário num momento de uma grande crise espiritual. O trabalho desse servo do Senhor não seria fácil, pois ele desempenharia um papel fundamental na transição do período dos juízes para a monarquia. Assim, ele orientou o povo para promover a construção de uma unidade nacional e espiritual. 0 profeta, juiz e sacerdote Samuel foi o homem a quem Deus escolheu para falar, julgar e representar a nação de Israel, o povo escolhido por Deus (Lv 20.24,26).

2. O líder Samuel.
Samuel fechou o ciclo dos juízes. Ele contribuiu grandemente para a nação de Israel ao estabelecer os alicerces do ofício profético, preservar o sacerdócio e estruturar a base espiritual do sistema monárquico (1 Sm 3.15-21; 2.18; 8.10-22). Posteriormente, profetas mais novos herdariam o modelo espiritual deixado por Samuel, bem como todo um conjunto de conselhos para a casa real de Israel.
Com Samuel, aprendemos que a chave para alcançar estabilidade e prosperidade no ministério é confiar em Deus e depender de seu favor.

SÍNTESE DO TÓPICO IV
Um momento de crise marcou o surgimento do profeta de Samuel em Israel.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Um dos maiores líderes de Israel (2 Cr 35.18; Sl 99.6; Jr 15.1; At 3.24; Hb 11.32). Samuel veio a Israel em uma das horas mais sombrias da nação. Os filisteus, que por um longo período haviam intimidado os israelitas, estavam ameaçando tragá-los. Mas Ana, a esposa de Elcana, de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, estava mais preocupada com o fato de não ter filhos. Enquanto adorava no Tabernáculo em Siló, ela rogava que o Senhor lhe desse um filho, o qual ela ofereceria para ser um nazireu de Deus (Nm 6) por toda sua vida. Este filho foi Samuel, aquele que ungiu reis, o último dos juízes, e o primeiro dos profetas depois de Moisés" (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.1753).

CONCLUSÃO
Os livros de 1 e 2 Samuel apresentam a narrativa histórica da transição do período dos juízes para a monarquia dinástica. As muitas histórias apresentadas nesses livros revelam os erros e os acertos de líderes humanos, mas, ao mesmo tempo, revela o quanto Deus trabalha pelo seu povo.

PARA REFLETIR
A respeito de "Conhecendo os dois Livros de Samuel" responda:

        Quando aconteceu a divisão entre os livros de 1 e 2 Samuel?

A divisão desses dois livros aconteceu quando da tradução do hebraico para o grego, conhecida por Septuaginta.

        Quais são os personagens principais do livro?

Há vários personagens importantes nesses livros, mas dentre eles, três se destacam: Samuel, o profeta; Saul, o primeiro rei de Israel; Davi, o homem segundo o coração de Deus.

        Qual o propósito de 1 e 2 Samuel?

0 propósito de 1 e 2 Samuel é relatar a história do reinado de Israel, partindo do estado de anarquia para a monarquia teocrática (Jz 21.25; cf. 1 Sm 10.1).

        Quem é o autor de 1 e 2 Samuel?

Segundo os estudiosos do Antigo Testamento, e do aspecto externo dos livros, as duas obras são anônimas, assim como os outros livros históricos. Entretanto, de acordo com os capítulos 1 ao 24 de 1 Samuel, o filho de Ana pode ser apontado como autor, e os demais capítulos, atribuídos aos profetas Natã e Gade.

        O que há em 2 Samuel 7, ordenado pelo Senhor?

No capítulo 7 de 2 Samuel há o estabelecimento profético da dinastia de Davi. Ela surge pela ordem do Senhor.
ATENÇÃO:
Ao copiar este conteúdo COPIE ISSO TAMBÉM:
Fonte: Lições Bíblicas CPAD | Divulgação: www.subsidiosebd.com

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad