Lição 5 – A Mordomia da Igreja Local (Subsídio) - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 5 – A Mordomia da Igreja Local (Subsídio)

Subsídio bíblico para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio para a Lição: 5 | Revista do 3° trimestre de 2019 | Fonte: E-book Subsídios EBD Vol. 17 | Acesse aqui a continuação.

Introdução
Veremos algumas definições para o termo Igreja e definiremos Igreja Local e Igreja Universal, além de destacarmos alguns compromissos dos crentes como mordomos da Igreja Local.

O QUE É A IGREJA







Definições
Ø A igreja é uma comunidade de pessoas que, pela fé, aceitaram a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor. Ela é composta por pessoas de diversas etnias, línguas, idades e classes sociais, mas aos olhos de Deus é um só povo (Gl 3.28).
Ø É uma comunidade de pessoas santificadas em Cristo. No grego, o vocábulo igreja é ekklēsia. O termo, literalmente, refere-se à reunião de um povo, assembleia ou igreja local (Mt 18.17; At 15.4).
Ø Em outro sentido, a igreja é também o santuário, o templo em que as pessoas se reúnem para prestar seu culto.
Ø O Novo Testamento diz que a Igreja é a noiva do Senhor (Ap 21.2), aquela que lhe está prometida.

     1.     Os dois aspectos da igreja.

IGREJA LOCAL (At 15.4)
IGREJA UNIVERSAL (At 20.28)
A igreja local é composta por todas as pessoas crentes que, em uma determinada localidade, se reúnem para adorar a Deus e serem equipados para o serviço cristão.

Geralmente a igreja local possui um nome ou denominação, e qualquer pessoa que tenha aceitado a Jesus como seu Salvador pode participar dela, desde que se submeta a alguma exigência específica, como o batismo, e a participação em um grupo de discipulado, a fim de que conheça as doutrinas básicas e costumes daquela denominação.
A igreja de Cristo é universal, ou seja, composta de todas as pessoas verdadeiramente crentes, independentemente de sua denominação, que creram no evangelho de Jesus.

Essa igreja existe desde o dia de pentecostes, e permanecerá firme até o momento em que Jesus voltar, em sua segunda vinda.

Qualquer pessoa que aceitou a Jesus pela fé se torna membro dessa igreja.

A IGREJA LOCAL É:
ü Lugar de louvor e adoração (Lc 24.53)
ü Lugar de reverência (Ec 5.1)
ü Lugar da glória de Deus (Ez 43.5)


A MORDOMIA DOS CRENTES NA IGREJA LOCAL

1. Evangelizar e discipular

O Senhor Jesus comissionou-nos a pregar, a batizar e a fazer discípulos em todo mundo (Mc 16.15; Mt 28.19). Esta ordenança é conhecida como a Grande Comissão.
E tem como objetivos:
Ø       proclamar o Evangelho em palavras e ações a toda criatura;
Ø       discipular os novos conversos, tornando-os fiéis seguidores de Cristo;
Ø       integrá-los espiritual e socialmente na igreja local, a fim de que cresçam na graça e no conhecimento por intermédio da ação do Espírito Santo em sua vida, desfrutando sempre da comunhão dos santos.

a) O "ide".
O "ide" de Jesus significa também atravessar fronteiras. Anunciar o Evangelho em uma cultura diferente é o grande desafio da obra missionária. Não podemos desprezar a cultura de um povo a quem pretendemos evangelizar, nem lhe impingir a nossa (1 Co 1.1,2).

A cultura de um povo deve ser avaliada e provada pelas Escrituras. Se por um lado toda cultura tem a sua beleza e bondade, pois o homem foi Criado por um Deus bom e amoroso, por outro, em consequência da Queda, as culturas foram manchadas pelo pecado e dominadas, em parte, por ações demoníacas. Você está pronto a pregar o Evangelho além de suas fronteiras? Prepare-se para este desafio.

b) A ordem é fazer discípulos em todas as nações.
A palavra "nação" é a tradução do termo ethnos que se refere a grupos étnicos e não primariamente a países. Um país é uma nação politicamente definida. A etnia é um povo culturalmente definido com uma língua e cultura próprias. De acordo com alguns missiólogos, há no mundo 24.000 etnias. Quase a metade desse total ainda não foi evangelizada. Será que isto não o comove? Há milhões de pessoas que ainda não ouviram o Evangelho de Cristo. É urgente e imperioso o lema do apóstolo Paulo: "Esforçando-me deste modo por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado" (Rm 15.20 - ARA).
 
2. Praticar obras sociais.

A Igreja de Cristo é um organismo vivo e sua função não se limita à proclamação do Evangelho. Ela serve ao Pai, mas também ao próximo (Mc 12.29-31). As obras sociais da Igreja consistem em ajudar, suprir as necessidades dos filhos e filhas de Deus. A igreja local, portanto, deve socorrer os necessitados, as viúvas e os desamparados.

Suas obras sociais confirmam e legitimam a sua pregação. A prática do serviço através do "Corpo de Cristo" é um mandamento do Senhor: "Ama o teu próximo como a ti mesmo" (Mc 12.31). A proclamação, a comunhão e o serviço farão da Igreja uma autêntica expressão do Reino de Deus (Tg 2.14-26).

O livro de Atos dos Apóstolos mostra que a Igreja Primitiva possuía um cuidado singular para com os necessitados (2.42-47). Ela estabeleceu, inclusive, um fundo social para ampará-los (2.45; 4.34,35). Este comportamento está consoante ao ensino de Cristo (Mc 12.31) e ao dos apóstolos: "Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos" (Gl 6.10). Precisamos seguir o exemplo dos crentes da Igreja Primitiva, promovendo o Evangelho e o alívio do sofrimento alheio (At 6.1-7).

3. Ser Sal e Luz do Mundo (Mt 5.13,14).

O CRISTÃO COMO SAL DA TERRA:
     
   O sal preserva
O sal preserva e evita a deterioração. A Igreja igualmente preserva e luta contra a degradação do mundo.

O sal produz sede
O sal em demasia provoca sede. O servo fiel deve, através das suas palavras e ações, provocar a sede espiritual nos outros.

O sal é invisível quando em ação
Antes de ser aplicado é visível, mas quando começa agir, temperar, preservar, etc. torna-se invisível. O crente deve ser discreto em suas ações.


O CRISTÃO COMO LUZ DO MUNDO
  A luz não brilha para todos
A luz tanto brilha para o criminoso como para a criança inocente. O crente deve irradiar a luz de Cristo a todos, sem preconceito.

   A luz tem que ser alimentada
Antigamente as lamparinas eram alimentadas com azeite. O crente precisa igualmente ser alimentado pelo óleo do Espírito Santo para difundir a luz de Cristo.

  A luz não se mistura
Mesmo que a luz ilumine um local sujo, ela prossegue incontaminada na sua missão de iluminar. Da mesma maneira deve agir o crente, difundir a luz de Cristo e não se contaminar com o pecado.

  A Simbologia da Luz
A luz simboliza clareza, transparência, conhecimento, direção e revelação divina. Não podemos nos esquecer de que as trevas jamais podem sobrepujar a luz porque quando esta chega, a escuridão desaparece (1 Jo 1.5; Jo 1.9).

O sal representa o nosso caráter; a luz fala do nosso testemunho.

4. Viver em comunhão.
A comunhão dos santos pode ser vista na experiência da conversão (1 Jo 1.3), na participação da Ceia do Senhor (1 Co 10.16), nos sofrimentos alheios (Fp 3.10; Tg 5.16) e no relacionamento com nossos irmãos em Cristo (Rm 12.18; Ef 2.14; Hb 12.14).  

Alerta! Onde há contendas e divisões, a igreja esfria-se em seu amor a Cristo e ao próximo.


Para continuar a leitura, Acesse Aqui para adquirir

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad