Lição 11 – A Mordomia das Obras de Misericórdia (Subsídio)

Subsídio bíblico para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio para a Lição: 11 | Revista do 3° trimestre de 2019 | Fonte: E-book Subsídios EBD Vol. 17 | Acesse aqui a continuação.
Introdução
No estudo de hoje veremos o conceito de misericórdia, discorreremos sobre as boas obras e saberemos como realizarmos as obras de misericórdia.

I – O CONCEITO DE MISERICÓRDIA (Mt 6.7)

1. O que é misericórdia?
É uma disposição da alma, de ser semelhante a Cristo ao encarar amigos, inimigos, repudiados e pecadores. É uma manifestação da conduta.
Ser misericordioso quer dizer ter espírito bondoso e compassivo, pronto a perdoar e livre de censura.
O misericordioso usa de bondade ao julgar os outros; procura o melhor, não o pior; é lento para condenar, rápido para recomendar. Como o bom samaritano, é prestativo (Lc 10.30-37). Repudia o ódio e os ressentimentos, e perdoa aos que o ofendem.

Veja também:
1) Novas Lições de Jovens – Clique Aqui
2) Novas Lições de Adultos – Clique Aqui


2. Como tornar-nos misericordiosos?
Lembrando nossas próprias falhas e de como dependemos da misericórdia de Deus, a ninguém trataremos duramente (Mt 7.1-5; Gl 6.1-3).

Jesus demonstrou misericórdia para com os aflitos quando os curou cegos (Mt 9.27-31; 20.29-34) e leprosos (Lc 17.11-19), libertou cativos por espíritos malignos (Mt 8.16; Mc 5.13) e evangelizou os pobres (Mc 8). Jesus ensinou o que esperava que fosse praticado por Seus seguidores. Da mesma forma que Deus é misericordioso, Ele pretende que também sejamos (Mt 5.7; Tg 1.27).

3. Por que os misericordiosos obterão misericórdia?
Se o seu desejo é que o próximo use de misericórdia para com você, então deve tratá-lo com a mesma misericórdia (Mt 7.1,2). Se ninguém quer mostrar-se amigável para conosco, é evidente que não nos temos mostrado amigáveis também. Se ninguém sorri para mim, é porque não tenho sorrido também (compare Lc 6.38 com Lc 6.36,37). Ou o sentido mais próprio dessa bem-aventurança é que, se tratarmos o próximo com misericórdia, Deus nos mostrará a mesma misericórdia (18.23-35).

II - OBRAS DE MISERICÓRDIA NA PRÁTICA


1. Como as obras de misericórdia devem praticadas?

a) Ajudando com roupas e alimentos.
Se um irmão ou uma irmã estiverem com falta de roupa e necessitando do alimento diário, e um de vocês lhes disser: “Vão em paz! Tratem de se aquecer e de se alimentar bem”, mas não lhes dão o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a [1], se não tiver obras, por si só está morta (Tg 2.15-17 -NAA).
Como chegar ao lar de uma pessoa que se encontra em necessidades materiais e apenas orarmos por ela dizendo “Deus está no controle de tudo”? Tal atitude é a que Tiago chama de fé sem obras.

b) Ajudando com os recursos que temos a disposição.
Ora, se alguém possui recursos deste mundo e vê seu irmão passar necessidade, mas fecha o coração para essa pessoa, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade (1 Jo 3.17,18 – NAA).

c) Ajudando através da prática do Bem.
“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tg 4.17)”.
“[...] cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre (Ef 6.8)”.

d) Cuidando dos abandonados e das viúvas.
“O cristão puro e sem faltas, do ponto de vista de Deus o Pai, é aquele que cuida dos órfãos[2] e das viúvas, e cuja alma permanece fiel ao Senhor – sem se contaminar nem se sujar em seus contatos com o mundo (Tg 1.17 – Bíblia Viva)”.

III – A MANEIRA CORRETA DE SE REALIZAR OBRAS DE MISERICÓRDIA

1. O ensinamento bíblico sobre as boas obras.
ü Mateus 5.16: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
ü Tito 2.14: O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
ü Tito 3.8: Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
ü Tito 3.14: E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.
ü Hebreus 10.24: E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

2. A maneira correta de se faz obras de misericórdia.

a) Não toque a trombeta – Não faça publicidade.
Não é de censura a instrução de Jesus acerca do auxílio aos menos favorecidos, ou seja, os pobres devem ser ajudados e assistidos em suas necessidades por aqueles que possuem mais condições (Mt 25.31-46; At 20.35).

A observação do Mestre diz respeito não unicamente à motivação, mas também quanto à discrição com que se deve fazer o bem, ou dar esmolas às pessoas necessitadas. O Mestre utiliza expressivas figuras de linguagem ao falar de "tocar trombetas" (motivação de fazer publicidade) e de "a mão esquerda não saber o que faz a direita" (fala de discrição) (Mt 6.2,3).

Em outras palavras, se a finalidade é ajudar e não se autopromover com a necessidade e o problema alheio, então deve-se agir discreta e sigilosamente, pois do contrário já se terá recebido a recompensa aqui mesmo, nada devendo esperar do Pai celestial em seu tribunal de galardão (Mt 6.2,4 1 Co 3.12-15).

b) Ajude em segredo.

“[...] você quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você fez em segredo, lhe dará a recompensa... (Mt 6.3,4 – NTLH)”.

Para continuar a leitura, Acesse Aqui para adquirir

Áudio Lição – Confira



[1] É preciso estar claro que a fé a que Tiago se refere é a profissão de fé ao Cristianismo, o ato de declarar-se cristão, crente em Jesus Cristo. Qualquer pessoa pode declarar-se cristã, e na verdade muitas o fazem. Contudo, dada à natureza do Cristianismo — especialmente seu poder regenerador e renovador mediante o Espírito Santo —, adeptos verdadeiros não somente professarão a coisa certa, mas agirão da forma certa.
[2] Órfão - Significados: Que perdeu os pais ou um deles.
[Figurado] Que perdeu um protetor ou uma pessoa muito querida.
[Figurado] Que está no abandono; desamparado, desvalido.
[Figurado] Que foi privado ou deixou de possuir algo: órfão de carinho (Fonte:<https://www.dicio.com.br/orfao/ > Acessado em 2019

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !