Lição 5 - Os discípulos são livres da prisão

Classe: Jovens | Trimestre: 4° de 2019 | Revista: Professor | Fonte: Lições Bíblicas de Jovens, CPAD
Áudio Lição Aqui | Subsídios Bíblicos aqui | Auxílio - Professores Aqui

TEXTO DO DIA
"Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse: Ide, apresentai-vos no templo e dizei ao povo todas as palavras desta vida."
(At 5.19,20)

SÍNTESE
Por anunciarem o nome de Jesus, os apóstolos foram presos, mas o anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e os libertou.

Agenda de leitura
SEGUNDA - Lc 21.12
Jesus avisa que sofreríamos pelo seu nome
TERÇA - Tg 3.16
A inveja traz todo tipo de confusão e obra perversa
QUARTA - Ap 3.8
É Deus que abre portas
QUINTA - Mt 16.18
Nada pode deter o avanço da Igreja
SEXTA - Ne 4.7,8
Sempre haverá oposição na obra de Deus
SÁBADO - 2 Tm 4.2
Pregar a Palavra em tempo e fora de tempo

Objetivos
ANALISAR a oposição enfrentada pela igreja do primeiro século;
DESTACAR o agir de Deus na libertação dos discípulos da prisão;
ENFATIZAR que a obediência a Deus traz alegria e vitória.

Interação

Infelizmente ainda vemos notícias a respeito da perseguição religiosa contra cristãos. Já no início da igreja cristã, a perseguição começou com os judeus, depois com o Império Romano e tantos outros grupos ao longo da história. O Diabo sempre buscou uma forma de impedir o avanço da Igreja e seu propósito aqui na terra. E muitas vezes ele usa pessoas, até mesmo religiosas para esse fim. No entanto, podemos estar certos de que Deus é poderoso e estará sempre com aqueles que o servem. A obediência aos mandamentos do Senhor deve ser incondicional, mesmo que isso traga alguma consequência ruim. É gratificante saber que Jesus ressaltou, antes de subir aos céus, que Ele tem toda a autoridade e, em razão disso, poderíamos sair e pregar a todos o Evangelho (Mt 28.18-20). Jesus Cristo continua cuidando da sua igreja em todos os momentos, mesmo quando ela passa por provações diversas.
 
Orientação Pedagógica

Pesquise e faça um resumo das principais perseguições que a Igreja teve ao longo da história. Destaque desde o judaísmo, passando por impérios e regimes que tentaram impedir que o Evangelho fosse propagado. Também enfatize o fato de que Deus comanda a história e que exemplos como a queda do comunismo têm levado muitos a Cristo. A Igreja no ocidente é livre, mas enfrenta a perseguição ideológica. Discuta com seus alunos a respeito da Igreja Perseguida. Se desejar utilize o material da SENAMI (Secretaria Nacional de Missões/www.senami.org.br).

Texto bíblico
Atos 5.17-24

17      E, levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,
 18     e lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública.
19      Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse:
20      Ide, apresentai-vos no templo e dizei ao povo todas as palavras desta vida.
21      E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo e ensinavam.
         Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o conselho e a todos os anciãos dos filhos de Israel e enviaram servidores ao cárcere, para que de lá os trouxessem.
22      Mas, tendo lá ido os servidores, não os acharam na prisão e, voltando, lho anunciaram,
23      dizendo: Achamos realmente o cárcere fechado, com toda a segurança, e os guardas, que estavam fora, diante das portas; mas, quando abrimos, ninguém achamos dentro.
24      Então, o capitão do templo e os principais dos sacerdotes, ouvindo estas palavras, estavam perplexos acerca deles e do que viria a ser aquilo.

INTRODUÇÃO


O livro de Atos revela que muitos prodígios e sinais eram feitos pelas mãos dos apóstolos. O povo os tinha em grande estima e a multidão dos que criam aumentava cada dia mais (At 5.12-14). O mover de Deus chamou a atenção dos habitantes que viviam nas cidades ao redor de Jerusalém, e as pessoas passaram a levar até lá os enfermos, atormentados e todos eram curados. No entanto, os líderes religiosos saduceus encheram-se de inveja e decidiram lançar os apóstolos na prisão.

A inveja é um sentimento diabólico e que traz efeitos terríveis. Porém, Deus, que vê todas as coisas, não permitiu que os apóstolos ficassem na prisão e realizou um grande milagre libertando-os. É sobre esse episódio extraordinário que vamos estudar na lição de hoje.

I - A OPOSIÇÃO À OBRA DE DEUS

1. A oposição dos religiosos.
Sempre que a obra de Deus avança surgem oposições. O Diabo tentará usar de suas artimanhas para deter o progresso da Igreja, levantando tiranos, criando leis maléficas e trazendo perseguições. Contudo, neste caso a oposição veio justamente daqueles que deveriam se render e apoiar os discípulos de Jesus. Os religiosos opositores eram os saduceus, partido dos sacerdotes que controlavam o Templo e seu ser viço. Não foi à toa que Jesus criticou duramente os falsos religiosos que aparentavam piedade, mas não conheciam o poder de Deus (Mt 23). De fato, o próprio Senhor já havia predito aos seus discípulos de que seriam expulsos das sinagogas por eles (Jo 16.1-3).

2. A inveja que corrói.
Os líderes religiosos se levantaram contra Pedro e João, pois encheram-se de inveja. A Palavra de Deus retrata a inveja como um sentimento terrível, um ácido que corrói e que causa todo tipo de comportamentos ruins: "Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda a obra perversa" (Tg 3.16).  Como cristãos, temos de nos livrar de toda inveja e nos encher do amor de Deus, que é paciente e bondoso. O invejoso se sente mal diante do sucesso dos outros, e isso Deus desaprova. Foi justamente esse sentimento maquiavélico que aqueles homens tiveram para com o trabalho que Deus estava fazendo por meio dos apóstolos. Que Deus nos guarde.

3. A injustiça dos homens.
Aqueles homens invejosos não se limitaram ao seu sentimento abominável diante da obra do Senhor, mas lançaram os apóstolos na prisão (At 5.18). Quanta injustiça. Vivemos dias em que a injustiça impera em nosso mundo. Pessoas sendo injustiçadas em todos os âmbitos da sociedade, porém  Deus não tem prazer na iniquidade (Sl 5.4). Mesmo vivendo em um mundo marcado  pelas injustiças, podemos e devemos viver como santos, pois fomos alcançadas pela graça de Deus e mediante a fé crermos na justiça do Senhor revelada no Evangelho (Rm 1.17). Como discípulos de Jesus temos a certeza de que um dia Deus trará justiça plena a este mundo.

Pense
Por que o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele possuíam um sentimento tão destrutivo a ponto de lançar homens inocentes na prisão?

Ponto Importante
Os saduceus eram religiosos cegos e de corações endurecidos. Eles não conheciam o Deus verdadeiro.
 
II - A LIBERTAÇÃO DA PRISÃO

1. Um anjo do Senhor liberta os apóstolos.
Depois de serem presos injustamente, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e tirou os apóstolos para fora. A Carta aos Hebreus diz que os anjos são "espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação" (Hb 1.14). Podemos nos alegrar no Senhor pelo fato de que nada e  nem ninguém pode reter o propósito dEle para sua Igreja. Mesmo que venhamos a ser perseguidos, presos, as portas do inferno não prevalecerão jamais contra a Igreja (Mt 16.18). Jesus disse que Ele mesmo edificaria sua Igreja. O Evangelho tem chegado a muitos lugares hostis e verdadeiros milagres têm acontecido para a propagação da mensagem de salvação. Governos totalitários têm caído e a Palavra de Deus tem entrado transformando pessoas e comunidades.

2. A perplexidade dos incrédulos.
Pela manhã, o sumo sacerdote convocou o Sinédrio e mandou buscar os apóstolos que estavam presos. Porém, os guardas não os acharam no cárcere. Relataram aos seus superiores que as portas estavam fechadas com toda segurança, as sentinelas em seus postos, mas quando abriram a cela, estava vazia. Isso deixou a todos perplexos, pois não conseguiam entender o que havia acontecido (At 5.24).  Sabemos que muitas pessoas, mesmo presenciando os milagres de Jesus, não creram nEle (Jo 12.37). Os líderes religiosos estavam diante de mais um milagre, mas mesmo assim ficaram somente na perplexidade e não creram na interferência divina. O comentarista bíblico Matthew Henry diz que "infelizes são aqueles que se sentem angustiados pelo êxito do Evangelho. Não podem deixar de ver que a Palavra e o poder do Senhor estão contra eles, e tremendo pelas consequências, mesmo assim seguem adiante."

3. Da prisão ao Templo.
O anjo ordenou aos apóstolos que, quando livres, deveriam se apresentar no Templo e anunciar ao povo as palavras desta vida (At 5.20). E assim fizeram quando chegaram cedo pela manhã no Templo para ensinar. Com tal milagre aprendemos que não há cárcere tão escuro e nem tão seguro em que Deus não possa entrar, fazer um milagre, salvar e transformar. Mesmo que passemos por momentos tenebrosos, podemos ter a certeza de que Deus nos alcançará com sua mão poderosa para proclamarmos as maravilhas de seu amor, misericórdia e bondade. Assim como disse o salmista: "Tirou-me dum lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR" (Sl 40.2,3).

Pense
Por que Deus não evitou que os apóstolos fossem presos?
 
Ponto Importante
Deus permitiu que os apóstolos fossem presos para revelar o seu poder e a sua soberania.

III - O QUE MAIS IMPORTA É OBEDECER A DEUS

1. A Lei de Deus está acima das leis humanas.
Depois de terem encontrados pelas autoridades no Templo os apóstolos foram levados ao conselho. E mais uma vez o sumo sacerdote os interrogou, dizendo que já os tinha admoestado para que parassem de ensinar acerca de Jesus, pois estavam enchendo Jerusalém com a nova doutrina. Aqueles homens, tão obscurecidos por seu orgulho e pecado, não compreendiam que Jesus havia vindo para salvá-los. Apesar de mais uma advertência para deixarem de ensinar a respeito de Cristo, Pedro categoricamente declara: "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (At 5.29). Pedro não estava desobedecendo à lei, mas também não estava disposto a negociar a verdade para agradar os homens. Sabia que Deus estava acima de qualquer lei humana quando essa entrasse em conflito com os mandamentos divino (At 4.19).

2. Um conselho prudente, com um julgamento equivocado.
Diante da determinação dos apóstolos de que continuariam a falar a respeito de Cristo e os muitos sinais que eram operados por eles, os líderes se enfureceram ainda mais e queriam matá-los. Porém, Gamaliel se levantou e deu um sábio conselho a todos. Gamaliel era um renomado fariseu, mestre de Paulo, representante da escola de Hilel, que favorecia uma interpretação mais liberal e humanizada da lei. Ele disse que outros movimentos já haviam se levantado em Israel, mas logo acabaram. Então, afirmou que se o movimento dos cristãos fosse coisa de homens, também iria se dissolver. Mas se fosse algo de Deus, não poderiam destruir ou fazer parar, pois seria como lutar contra o próprio Deus (At 5.34-38). E todos concordaram com ele. O conselho foi prudente por não incitar mais violência.

3. Perseguidos, mas triunfantes.
As autoridades chamaram os apóstolos, açoitaram-nos, mandaram que não falassem mais no nome de Jesus e os deixaram ir. Mais uma vez a perseguição, a afronta e o sofrimento não impediram que eles propagassem o nome de Jesus. Será que os apóstolos ficaram desanimados, lamentando pelo que havia ocorrido? Não! O versículo 41 diz que eles saíram da presença do conselho se regozijando por terem sofrido por causa do nome de Jesus. Essa é a alegria que o mundo não compreende. Eles estavam certos de que essa passageira tribulação produziria um peso de eterna de glória (2 Co 4.17).

Pense
Você consegue se alegrar mesmo sofrendo por amor a Cristo?

Ponto Importante
Mesmo perseguidos por amor a Cristo somos mais que vencedores (Rm 8.37).

SUBSÍDIO

"Não há cárcere tão escuro nem tão seguro em que Deus não possa entrar e visitar os seus, e se lhe agrada, tirá-los dali. A recuperação das enfermidades e a libertação dos problemas nos são concedidos, não para que desfrutemos das consolações da vida, mas para que Deus seja honrado com os serviços de nossa vida. Não é próprio que os pregadores do Evangelho de Cristo se escondam em lugares distantes quando têm a oportunidade de pregar a uma grande congregação. Devem pregar aos mais vis, cujas almas são tão preciosas para Cristo quanto às almas dos mais nobres. Falai a todos porque todos estão incluídos. Falai como aqueles que decidem defender, viver e morrer por algo. Dizei todas as palavras desta divina vida celestial, comparada à qual, esta vida atual terrena não merece o nome de vida. Falai as palavras de vida que o Espírito Santo coloca em vossas bocas. As palavras do Evangelho são palavras de vida; palavras pelas quais podemos ser salvos. Quão infelizes são aqueles que se sentem angustiados pelo êxito do Evangelho! Não podem deixar de ver que a Palavra e o poder do Senhor estão contra eles, e tremendo pelas consequências, mesmo assim seguem adiante!" (HENRY, Matthew. Comentário Bíblico. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p. 892).

CONCLUSÃO

Aprendemos com o milagre da soltura dos apóstolos da prisão que o Senhor cuida de sua obra e daqueles que lhe pertencem. Nada pode impedir o avanço da Igreja do Senhor na terra, pois o próprio Cristo disse que a edificaria (Mt 16.18). Diante de tantas afrontas e sofrimentos os apóstolos não cessaram de falar, no Templo e nas casas, a respeito de Jesus. Que tenhamos a certeza de que Jesus jamais nos deixa sozinhos em meio a uma situação difícil. Que o nome de Jesus seja glorificado em tudo que fizermos.
 
HORA DA REVISÃO

1. Por que os líderes religiosos estavam tão enfurecidos e invejosos a ponto de prender os apóstolos e depois querer matá-los?
Aqueles homens, em razão de sua incredulidade, não conseguiram ver que o movimento que havia iniciado era algo vindo de Deus (Mt 22.29).

2. Quem abriu as portas da prisão?
A Bíblia nos diz que os anjos são "espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação" (Hb 1.14) e foram eles que abriram a porta do cárcere.

3. O que aconselhou Gamaliel?
Ele disse que se o movimento dos cristãos fosse de homens, se dissolveria. Mas se fosse algo de Deus, não poderiam destruir ou fazer parar, pois seria como lutar contra o próprio Deus.

4. Explique como os discípulos puderam sair alegres da prisão?
Eles saíram alegres, pois se sentiram bem-aventurados por terem sido considerados dignos de sofrer por causa de Cristo, lembrando as palavras do Mestre no Sermão do Monte (Mt 5.11,12).

5. Você crê que Deus continua a realizar milagres?
Resposta pessoal.
ATENÇÃO!
Ao copiar este conteúdo COPIE ISSO TAMBÉM:
Fonte: Lições Bíblicas CPAD | Divulgação: www.subsidiosebd.com

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !