O Espírito Santo é uma Força Ativa de Jeová? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

O Espírito Santo é uma Força Ativa de Jeová?

As Testemunhas de Jeová ensinam que o Espírito Santo é a força ativa e impessoal de Deus, negando tanto a sua personalida­de como a sua divindade. 

A STV nega a onipresença de Deus e por isso creem que Jeová precisa da ajuda da "força ativa" para se manter informado. Usa uma série de argumentos artificiais para re­forçar a sua ideia, por exemplo: "Como pode o Espírito Santo ser uma pessoa e alguém ser cheio dele?". Isso porque em Atos 2.4 afirma: "E todos foram cheios do Espírito Santo". Se é assim, argu­mentam que uma pessoa não pode ser cheia de outra.
 

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
4) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
7) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui
Matricule-se já ! 
O que é interessante, é que o Corpo Governante ensina que Sata­nás é também uma pessoa, e, no entanto, na própria TNM encontramos "Mas, Satanás entrou em Judas, o chamado Iscariotes" (Lc 22.3). Aqui uma pessoa pode entrar em outra, quando se refere ao Espírito Santo isso não pode acontecer? Independentemente de tudo isso, "ser cheio do Espírito Santo" significa viver na direção e na comunhão do Espíri­to, é deixar o Espírito de Deus operar sem restrição alguma.

VEJA TAMBÉM ESSES ASSUNTOS:

· Estudos sobre As Testemunhas de JeováAqui
· Os Adventistas do 7º Dia - Aqui
· Como abordar os adeptos das seitas? Aqui
 

Outro argumento ainda, usado pelas Testemunhas de Jeová, é que a Bíblia fala algumas vezes do derramamento do Espírito Santo. Como pode uma pessoa ser derramada? Com base nesse argumento conclui que o Espírito Santo não pode ser uma pessoa. Mas a sua pró­pria TNM diz: "Pois, já estou sendo derramado como oferta de bebida, e o tempo devido para o meu livramento é iminente" (2 Tm 4.6). Como pode o apóstolo Paulo, sendo uma pessoa, ser derramado? Trata-se de figura de linguagem, podem retrucar as Testemunhas de Jeová. Mas por que isso não vale quando se refere ao Espírito Santo, visto que a Bíblia o apresenta como pessoa? Simplesmente porque elas não estão ensinando a verdade, mas sofismando a Palavra de Deus.

A Bíblia diz que o Espírito Santo possui inteligência: "Repou­sará sobre ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência" (Is 11.2). Essa inteligência infinita está também pre­sente no Deus-Pai. A Bíblia diz que o Espírito Santo distribui os dons espirituais aos crentes "repartindo particularmente a cada um como quer" (1 Co 12.11). O texto sagrado afirma, com isso, que o Espírito Santo tem vontade própria. O Espírito Santo tem emoções: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus" (Ef 4.30). O Espírito se entris­tece porque é uma pessoa. Essas três faculdades, dentre outros fato­res, mostram ser o Espírito Santo uma pessoa.
 
O que as Testemunhas de Jeová querem mais para provar a personalidade do Espírito Santo? Isso sem contar uma lista intermi­nável de atributos pessoais que a Bíblia revela no Espírito Santo, que não há necessidade de citá-los novamente aqui.

A Bíblia apresenta o Espírito Santo em pé de igualdade com o Pai e com o Filho:"... batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28.19). Isso indica que o Espírito Santo é a terceira Pessoa da Trindade. É chamado textualmente de Deus: "... por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espí­rito Santo... Não mentiste aos homens, mas a Deus" (At 5.3,4).

E chamado de Deus de Israel: "O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca. Disse o Deus de Israel" (2 Sm 23.2,3). Veja que Davi chama o Espírito Santo de Deus de Israel, usando essas Pessoas alternadamente, como acontece no texto sagrado de Atos 5.3,4. Basta comparar Juízes 15.14 com 16.20, da mesma forma Hebreus 3.7 com Êxodo 17.7 e 2 Pedro 1.21 com Números 12.6, você verá que o Espírito Santo é o mesmo Deus Jeová.
SOARES, Esequias. Manual de Apologética Cristã: Defendendo os Fundamentos da Autêntica Fé Bíblica. 2ª edição de 2003. CPAD. AdaptaçãoSubsídios EBD

Post Bottom Ad