1) O professor precisa entender o processo
ensino-aprendizagem
O ensino na Escola Dominical
deve ser atuante, vibrante e instigador. Ensinar, segundo a maioria dos
modernos educadores, não significa simplesmente transmitir conhecimentos, como
se a mente do aluno fosse um insignificante receptáculo do conhecimento alheio,
ou uma folha em branco, na qual o professor pudesse gravar o que desejasse.
Muitos professores pensam que
é dever comunicar o máximo do que eles sabem aos alunos, na forma melhor
estruturada possível, mesmo sem medir ou avaliar o resultado, em termos de
quantidade e qualidade de conteúdo assimilado. Ensinar entretanto, não é
somente transmitir, não é somente transferir conhecimentos de uma cabeça a
outra, não é somente comunicar. Ensinar é fazer pensar, é ajudar o aluno a
criar novos hábitos de pensamento e de ação. Isto não significa que a exposição
da aula não deva ter estrutura alguma, ou que seja melhor o professor ser um mal
comunicador. Significa, sim, que a estrutura da exposição deve conduzir ao
raciocínio e não à absorção passiva de ideias e informações do professor.